A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biblioteca Prof. Joel Martins Faculdade de Educação UNICAMP - (BFE)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biblioteca Prof. Joel Martins Faculdade de Educação UNICAMP - (BFE)"— Transcrição da apresentação:

1 Biblioteca Prof. Joel Martins Faculdade de Educação UNICAMP - (BFE)
Conhecendo à Biblioteca, Serviços e Produtos Gildenir Carolino Santos Josidelma F. Souza

2 Breve Histórico Fundada em 1972, à BFE faz parte do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP, juntamente com mais 21 Bibliotecas e 1 Biblioteca Central.

3 Missão da BFE Contribuir para a capacitação do estudante e para a formação contínua do docente, no sentido de torná-los “usuários independentes da informação”, conscientizando-os de que, usando corretamente os recursos informacionais e os princípios de pesquisa bibliográfica, onde retornarão ao sistema de informação para contribuir com novas produções de conhecimento, com apoio em normas documentais.

4 Horário de Funcionamento
A BFE funciona de segunda à sexta-feira das 08:00 horas às 22 horas e 45 min. Aos sábados das 09:00 horas às 12 horas e 45 min.

5 Setores da BFE Piso Térreo: Seção de Atendimento ao Público e Referência 1o.Piso: Seção de Tratamento da Informação (Catalogação e Preparação Técnica); Diretoria da BFE 2o.Piso: Seção de Desenvolvimento de Coleções e Sala da Coordenação da Comissão de Biblioteca

6 Acervos e Área de Estudo
Piso Térreo: Acervo de livros (classe 000 a 399); Acervo de Periódicos; Terminais de consulta a base Acervus; Expositor de Periódicos; Mesas de estudo coletiva e individual (jardim de inverno) 1o.Piso: Acervo de livros (classe 400 a 900); Acervo de Teses e Dissertações; Acervo de TCC; Coleção FE-MT (acesso restrito); Obras de referência (enciclopédias, dicionários, Atlas, etc); Sala de estudo individual; Auditório; Sala de áudio e vídeo 2o.Piso: Salas de estudo individual e coletiva; Acervo retrospectivo de periódicos; Acervo de teses e dissertações do CEDOC* e CEMPEM** (*ensino de ciências, física; educação ambiental; **educação matemática)

7 Serviços da Biblioteca
Empréstimo domiciliar; Empréstimo entre Bibliotecas; Comutação Bibliográfica de Documentos; Catalogação de documentos e catalogação na fonte (teses, livros, tcc, etc.); Indexação de artigos nacionais de Educação; Catálogo on-line para levantamentos bibliográficos; Visitas orientadas para conhecer à biblioteca.

8 Sistemas de Busca Base de dados Acervus para livros, teses, TCC e periódicos; Base de dados para recuperação de artigos de periódicos nacionais em Educação - Edubase; Bases de dados de uso interno: ERL – Electronic Reference Library (bases bibliográficas estrangeiras):- WoS (Web of Science); Portal de Periódicos Eletrônicos da Capes; Portal de Periódicos Eletrônicos da UNICAMP; Acesso:

9 Biblioteca Digital da UNICAMP
Acervo digital formado pela produção intelectual bibliográfica da UNICAMP. Multidisciplinas contendo todas as áreas (Biológicas, Exatas, Humanas e Tecnológicas). Contém acervo de Dissertações e Teses; periódicos científicos; hemeroteca, tudo com texto completo. Maior acervo bibliográfico digital de Dissertações e Teses do Brasil com mais de indexadas. Área mais acessada: Educação com mais de 165 mil acessos e download. Acesso:

10 Produtos da BFE Catálogo de Dissertações defendidas da FE impresso e virtual: Acesso: Manuais de Referência e Citação Bibliográfica: Sites gerais para pesquisa e suporte à pesquisa:

11 Coleção Especial Maurício Tragtenberg e Acervos de Teses e Dissertações
Acervo bibliográfico de livros e obras raras sobre Anarquismo, Sociologia, Maxismo, Fascismo, Socialismo e Grandes Guerras do acervo particular do Prof. Maurício Tragtenberg, falecido em Identificação no sistema de busca: FE-MT Número do acervo: Livros: / : fascículos de periódicos; teses e folhetos. Forma de consulta: localiza-se os dados na base Acervus e preenchimento de formulário de consulta no 1o. Andar da BFE. Não empresta. Acervo de teses e dissertações do CEDOC – Centro de Documentação em Ensino de Ciências: Não empresta Acervo de teses e dissertações do CEMPEM – Centro de Memória e Pesquisa em Educação Matemática: Empresta

12 Regulamento do SBU Empréstimo de materiais bibliográficos Penalidades:
Graduação: limite 10 itens – prazo 7 dias Pós-gradução: limite 10 itens – prazo 28 dias Docentes: limite 10 itens – prazo 28 dias Reserva somente de itens emprestados. Penalidades: A cada item em atraso, 3 dias de suspensão por item Regulamento na íntegra: Não é emprestável: Dicionários, enciclopédias, periódicos, FE-MT. Documento necessário para efetuar empréstimos Cartão Inteligente Eletrônico (Uso Intransferível)

13 Responsáveis (Contatos)
Diretoria Gildenir Carolino Santos (Bibliotecário/Diretor Técnico) Tratamento da Informação Rosemary Passos (Bibliotecária) Atendimento ao Público e Referência Josidelma Francisca de Souza (Bibliotecária) Desenvolvimento de Coleções Ubirajara Alencar Rodrigues (Bibliográfo) Site da Biblioteca


Carregar ppt "Biblioteca Prof. Joel Martins Faculdade de Educação UNICAMP - (BFE)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google