A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia e Expressão Técnico-Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia e Expressão Técnico-Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Módulo de Redação Científica Dicas sobre Monografias Flávia Barros

2 Monografia Monografia
Dissertação (escrita) que trata de um assunto particular de forma sistemática e completa Relata estudo sobre um tema específico Segue um formato preestabelecido Engloba: Revisão Bibliográfica baseada em vários documentos Trabalho de conclusão de curso de graduação Dissertação (mestrado) Tese (doutorado) O que diferencia um texto do outro é o tipo e o nível da pesquisa realizada e relatada porém, todos podem ser chamados de monografias.

3 Monografia Científica Estrutura básica
Elementos pré-textuais Página de rosto, Dedicatória, Agradecimentos, Resumo, Sumário, Lista de ilustrações, abreviaturas e siglas Elementos textuais Capítulos numerados, contendo seções com quadros, figuras e tabelas Elementos pós-textuais Apêndices, Anexos, Bibliografia (ou Referências bibliográficas), Índice onomástico, Índice remissivo

4 Monografia Científica Elementos pré-textuais
Página de rosto (~ Capa) Nome da instituição, Curso, Disciplina, Título (e subtítulo) do trabalho, nome do autor, local, mês e ano Dedicatória, Agradecimentos (opcionais) Devem aparecer cada um em uma página separada Resumo As monografias no nível de especialização, mestrado e doutorado exigem um também resumo em alguma língua estrangeira (geralmente, inglês)

5 Monografia Científica Elementos pré-textuais
Sumário Enumera as divisões do texto (capítulos, seções e subseções), indicando as páginas de início de cada divisão Deve conter TODAS as partes da monografia que o sucedem Lista de ilustrações, abreviaturas e siglas (opcionais)

6 Elementos Textuais: Os capítulos
Seqüência Introdução, Revisão Bibliográfica, Desenvolvimento e Conclusão Cada capítulos deve incluir referências à bibliografia consultada referente ao assunto daquele capítulo. Introdução Justificativa (motivação) do trabalho, objetivo do texto, objetivo, enfoque e delimitação (escopo) da pesquisa realizada, apresentação sintética da questão abordada (solucionada), metodologia utilizada (levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, uso de questionários, pesquisa de laboratório) e referências a publicações do autor relativas ao assunto da monografia. Um parágrafo sobre o conteúdo do documento.

7 Elementos Textuais: Os capítulos
Revisão Bibliográfica Resultado da pesquisa bibliográfica sobre o tema da monografia Deve conter uma análise crítica sobre o estado da arte Desenvolvimento (um ou mais capítulos) Informação nova, trabalho desenvolvido pelo autor da monografia Objetivo: demonstrar o que foi proposto na Introdução Exposição dos fundamentos do trabalho (argumentos), discussão (apresentação dos contra-argumentos) e demonstração (exame e demonstração do raciocínio, apresentação de provas)

8 Elementos Textuais: Os capítulos
Conclusão Síntese das idéias defendidas na monografia Retoma as pré-conclusões expostas ao longo do texto, reforça a linha de pensamento que dá sustentação à monografia Obs.: A introdução aponta problemas e a conclusão sintetiza a postura do autor diante do problema

9 Monografia Científica Elementos pós-textuais
Apêndices Texto escrito pelo autor da monografia, mas não é central para o trabalho (e por isso não aparece dentro da parte textual) Anexos Textos que não foram escritos pelo autor da monografia, e que estão relacionados com o tema da monografia

10 Monografia Científica Elementos pós-textuais
Bibliografia Lista de documentos consultados e utilizados na construção da monografia Lista de documentos referentes a um mesmo tema Referências bibliográficas Lista de documentos que foram mencionados no texto da monografia Índice remissivo (opcional) Lista dos termos do texto, com indicação das páginas onde aparecem Índice onomástico (opcional) Lista dos autores citados, com indicação das páginas onde aparecem

11 Elaboração de Referências Bibliográficas
Utilizar as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Veremos essas normas em outra aula...

12 Sistemas mais usados para indicar fontes bibliográficas
Autor-data No texto: Segundo SILVA (2000), ... Isso já foi relatado em pesquisa anterior (SILVA, 2000). Na Bibliografia (em ordem alfabética do sobrenome): SILVA, José. Novos Tratamentos para a Dengue. São Paulo: Ática, p. Numérico Segundo [1], ... Isso já foi relatado em pesquisa anterior [1]. Na Bibliografia (em ordem crescente): [1] SILVA, José. Novos Tratamentos para a Dengue. São Paulo: Ática, p.


Carregar ppt "Metodologia e Expressão Técnico-Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google