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Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha Notas de síntese

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Apresentação em tema: "Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha Notas de síntese"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha Notas de síntese
Tema 1 Genética Cérebro Notas de síntese Escola Secundária com de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

2 Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha
O processo de construção do conhecimento resulta da articulação entre factores físico-biológicos e histórico culturais. O modo como agimos e reagimos em diferentes situações resulta do contributo articulado e integrado de diversos factores. . Escola Secundária com de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

3 Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha
Vamos começar pelos factores biológicos, nomeadamente: A hereditariedade; O sistema nervoso . Escola Secundária com de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

4 Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha
A HEREDITAREDADE A hereditariedade define-se como a totalidade de características e comportamentos biologicamente transmitidos pelos pais à sua descendência [a ciência que estuda o fenómeno da hereditariedade denomina-se Genética]; Cada um de nós começa por ser um ovo, isto é, uma primeira célula resultante da fecundação do óvulo pelo espermatozóide; Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

5 Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha
Como as demais células o ovo compõe-se de citoplasma e núcleo, no interior do qual se encontram os cromossomas. Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

6 Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha
Os cromossomas transportam os genes (segmentos de ADN) Estes são a unidade biológica elementar que contém a informação necessária para codificar as nossas características. Os genes dividem-se em gene dominante e gene recessivo: Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

7 Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha
O gene dominante é aquele que produz efeito mesmo que esteja presente em apenas um dos cromossomas do par; O gene recessivo é aquele que só produz efeito quando está presente nos dois cromossomas do par. Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

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Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

9 Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha
Ao conjunto dos genes que constituem o património hereditário de cada indivíduo chama-se genótipo. Ao conjunto das características físicas e comportamentais que se manifestam como resultado do genótipo em interacção com o meio chama-se fenótipo. Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

10 Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha
O programa genético do ser humano não é fechado como o da generalidade dos animais, isto é, os nossos comportamentos definem-se pela interacção entre o património genético, o meio ambiente e a disponibilidade para a aprendizagem. O nosso programa genético é aberto e caracteriza- -se pela neotenia, isto é mantemos características juvenis, mesmo na idade adulta, o que nos permite aprender continuamente. Diz-se que somos inacabados biologicamente e tal inacabamento é a nossa vantagem face aos outros animais. Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

11 2. O SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha 2. O SISTEMA NERVOSO CENTRAL O Sistema Nervoso é uma complexa rede de células nervosas ligadas por circuitos neurais, distribuída por todo o corpo. Numa interacção perfeita com o sistema endócrino e imunológico, executa a maior parte das funções de regulação do organismo. Distingue-se por uma parte nervosa central, formada pelo encéfalo e medula espinal. Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

12 Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha
O neurónio Os neurónios são as unidades estruturais do sistema nervoso. São caracterizadas por possuírem um corpo celular, numerosos prolongamentos (dendrites) e um axónio (prolongamento mais longo que as dendrites, revestido por uma bainha de mielina). Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

13 Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha
As dendrites das células nervosas servem para estabelecer ligações com outras células, possibilitando a transmissão de impulsos electroquímicos – sinapses. Quanto maior o número de sinapses e quanto mais estimulado o encéfalo, mais ligações nervosas existirão e maior será a sua capacidade de crescer, transformar-se e funcionar. Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

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O Encéfalo  O encéfalo pode dividir-se em três porções: o encéfalo posterior, encéfalo anterior e o encéfalo médio. Do encéfalo posterior, fazem parte o bolbo raquidiano e o cerebelo. O encéfalo anterior integra o tálamo, o hipotálamo e o sistema límbico. O sistema activador reticular constitui o encéfalo médio. Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

15 Encéfalo Posterior Bolbo Raquidiano
Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha Encéfalo Posterior  Bolbo Raquidiano O bolbo raquidiano é um pequeno órgão situado na cavidade occipital. Liga a medula espinal ao cerebelo e tem como funções o comando do ritmo cardíaco, respiração e pressão arterial. É também conhecido como cérebro primitivo.  Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

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Cerebelo     O cerebelo localiza-se atrás do tronco cerebral. Constituído por dois lobos laterais unidos, controla o equilíbrio, a motricidade voluntária e a coordenação de movimentos, memorizando exercícios repetidos.   Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

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Encéfalo Anterior Tálamo O tálamo, localizado na zona central do cérebro, é constituído por uma substância cinzenta. Lá, chegam a maior parte das fibras visuais, auditivas e tácteis, retransmitidas de imediato para as respectivas áreas do córtex cerebral. É responsável pela regulação do sono e dos estados de alerta. Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

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Hipotálamo É formado por núcleos. Encontra-se sob o tálamo e em ligação à hipófise. Regula a temperatura do corpo, a fome, sede, circulação sanguínea e sistema endócrino. Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

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Sistema Límbico O sistema límbico é constituído pelo hipocampo, septo, amígdala e bolbo olfactivo e desempenha um papel importante nas emoções, motivações e no comportamento agressivo. O hipocampo converte a informação da memória de trabalho em memória de longo prazo, através de impulsos eléctricos, durante o sono R.E.M. (Rapid Eyes Movement), para o que necessita de uma média de oito horas diárias de sono. Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

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A amígdala, relacionada com a memória emocional, faz a triagem de toda a informação decidindo qual armazenar em memória de longo prazo. Para o seu bom funcionamento, é necessário o consumo mínimo de quatro copos de água diários. Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

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 Encéfalo Médio Sistema Activador Reticular Estende-se por todo o tronco cerebral desde o bolbo raquidiano ao tálamo. É formado por uma fina rede de nervos, cuja função é despertar diversas áreas do cérebro para que estas possam descodificar os impulsos eléctricos e atribuir a resposta correcta. Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

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Cérebro Está dividido em dois hemisférios. O hemisfério direito apreende os problemas no seu todo, não tem noção temporal, estando mais ligado ao domínio das artes (ritmo, espaço, sonhar acordado, …). O hemisfério esquerdo lida apenas com partes do problema, tem noção de tempo, lógica, números, palavras e listas. Os dois hemisférios cerebrais encontram-se ligados pelo corpo caloso. O cérebro acomoda biliões de neurónios na sua região superficial – o córtex cerebral. Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

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Cada hemisfério apresenta quatro regiões ou lobos: occipital (visão); temporal (audição); parietal (sensações); frontal (movimentos; elaboração do pensamento) . Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009

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Medula Espinal Escola Secundária de S. João da Talha Psicologia 2011/2012 Área de Integração /2009


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