Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouHeitor Oliva Alterado mais de 9 anos atrás
1
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 1 Como desenvolver minha capacidade leitora diante de textos não verbais? (gráficos, tabelas, mapas e outras imagens) Prof. Júnior Cezar Castilho castilho@cesumar.br
2
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 2 Objetivo Apresentar um método de leitura e interpretação de gráficos, mapas, imagens e tabelas como textos de divulgação de informação recorrentes na mídia e em concursos.
3
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 3 Imagens Partir do concreto para o abstrato. Identificar, primeiro, as imagens existentes no texto. Identificar os elementos verbais (palavras) que integram o texto. Relacionar a imagem com as palavras.
4
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 4 Charge
5
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 5
6
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 6
7
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 7
8
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 8
9
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 9
10
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 10
11
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 11
12
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 12
13
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 13
14
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 14
15
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 15 O alerta que a gravura pretende transmitir refere-se a uma situação que: (A) Atinge circunstancialmente os habitantes da área rural do País. (B) Atinge, por sua gravidade, principalmente as crianças da área rural. (C) Preocupa no presente, com graves consequências para o futuro. (D) Preocupa no presente, sem possibilidade de ter consequências no futuro. (E) Preocupa, por sua gravidade, especialmente os que têm filhos. Exercício!
16
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 16 Gráficos e Tabelas Identificar nas imagens os dados componentes do texto. Identificar os elementos verbais (palavras) que integram o texto – título, subtítulo, corpo de texto, cabeçalho, fonte... Relacionar a imagem com as palavras.
17
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 17
18
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 18 Um dos indicadores empregados para medir a inclusão digital de um país é o número de hosts, ou seja, número de computadores que estão conectados à Internet. A tabela e o gráfico ao lado mostram a evolução do número de hosts nos três países que lideram o setor na América Latina. Dos três países, quais apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento percentual no número de hosts no período 2000-2004?
19
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 19 Leia os gráficos ao lado e apresente uma conclusão que pode ser extraída da análise:
20
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 20 Gráfico I: Domínio da leitura e escrita pelos brasileiros (em %) Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional - INAF, 2005.
21
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 21 Gráfico II: Municípios brasileiros que possuem livrarias (em %) Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional - INAF, 2005.
22
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 22 Exercício Relacione os gráficos I e II às seguintes informações: O Ministério da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil não só produz mais da metade dos livros do continente americano, como também tem parque gráfico atualizado, excelente nível de produção editorial e grande quantidade de papel. Estima-se que 73% dos livros do país estejam nas mãos de 16% da população. Após essas informações, a que conclusão podemos chegar?
23
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 23 Mapas Qual o título do mapa? Tema, a data e a região representada? Qual a escala utilizada? Onde está a orientação? (meridianos e paralelos) Hemisférios; (latitudes, longitudes). Existe legenda? Para que ela serve? Qual a fonte do documento?
24
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 24 Mapa mundi
25
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 25
26
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 26 * O mapa abaixo representa as áreas populacionais sem acesso ao saneamento básico: Philippe Rekacewicz (Le Monde Diplomatique). Organização Mundial da Saúde, 2006. D
27
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 27 e por homicídios no Brasil. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u549196.shtm
28
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 28 Terremoto no Japão
29
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 29
30
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 30 Terremoto no Japão
31
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 31 Terremoto no Japão
32
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 32 Terremoto no Japão
33
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 33 CONSIDERAÇÕES FINAIS Leia com muita atenção os comandos das questões. Os assuntos tratados são sempre relacionados com leituras do cotidiano (jornais, revistas, livros). Não “chute” tentando acertar a questão. Leia, interprete, compare, estabeleça relações e marque a alternativa correta... Você é capaz! Sucesso!
34
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 34 Como desenvolver minha capacidade leitora diante de textos não verbais? (gráficos, tabelas, mapas e outras imagens) Prof. Júnior Cezar Castilho castilho@cesumar.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.