A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fazer Pesquisas no Web of Science

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fazer Pesquisas no Web of Science"— Transcrição da apresentação:

1 Fazer Pesquisas no Web of Science
No ISI Web of Knowledge Benvindo à esta sessão sobre como pesquisar no Web of Science. Nesta sessão, você conhecerá dicas de pesquisa que lhe ajudarão a criar critérios de busca muito mais eficazes e eficientes. Os slides desta apresentação podem ser baixados, clicando-se na tab “Attachments”, à esquerda da sua tela do Brainshark. Também, se você quiser acompanhar o texto deste áudio durante a apresentação, tecle em Help no canto inferior direito da tela, e selecione a opção View Slide Notes (ver as notas dos slides).

2 Página de Pesquisa Primeiramente, vamos conhecer a página de pesquisa. Se você não tem como acesso inicial a interface de busca no Web of Science, ** utilize a tab de “Select a Database” para selecionar o Web of Science especificamente. Novas opções então serão abertas, só que agora para o Web of Science. Utilize o menu com opções à sua direita, ** para selecionar o campo que você deseja pesquisar. Falaremos mais sobre cada um desses campos no próximo slide. Existem três campos (o de Autor, Autor Grupo e Nome da Publicação) que possuem listas de referências de pesquisa para ajudá-lo a localizar os itens para adicionar à sua busca. Clique no ícone da lupa para utilizá-las. Você pode pesquisar por mais de um campo de uma única vez, utilizando ** os operadores de busca para conectar os diferentes campos. Se você precisar de mais do que três campos para criar sua pesquisa, clique em ** Add Another Field, para adicionar novas opções de campos. Até 25 campos podem ser utilizados na página de busca. Se você precisar alterar os períodos de tempo ou as áreas das bases de dados que está pesquisando, clique em Change Limits **. Com isto, um painel será aberto ** onde as alterações poderão ser feitas, e depois fechado.

3 Autor Grupo (Group Author) Nome da Publicação (Publication Name)
Campos de Busca Tópico (Topic) Títulos dos Artigos, Resumos, Palavras-chave do Autor, Palavras-chave criadas (KeyWords Plus) “white oak” or “quercus alba” drug resistan* Autor (Author) Pesquisa por qualquer autor do documento Bergstrom CT Wallen K Autor Grupo (Group Author) Grupo ou organização a qual é creditada a autoria do documento Aberdeen Lung Cancer Group Beta Cell Biology Consortium Nome da Publicação (Publication Name) Título do periódico Czech Journal of Food Sciences Progress in Brain Research Ano da Publicação (Publication Year) Ano em que o artigo foi publicado 1999 Endereço (Address) Pesquisa pelas abreviações das afiliações do autor Emory Univ, Dept Biol, Atlanta, GA USA Este é um resumo dos seis campos de pesquisa da página da Busca Geral, com alguns exemplos ilustrativos. O campo Tópico pesquisa os títulos dos artigos, os resumos e todas as palavras-chave. Digite as palavras ou frases neste campo, para recuperar os registros sobre o seu tópico. O campo Autor faz a pesquisa por todos os autores disponíveis do documento. Todos os autores originalmente identificados no trabalho são apresentados e podem ser pesquisados. A maneira mais eficaz de pesquisa é pelo sobrenome, seguido de uma ou mais iniciais. O Autor Grupo busca o grupo ou organização a qual é creditada a autoria do documento. No exemplo aqui, o Aberdeen Lung Cancer Group ou o Beta Cell Biology Consortium. O Nome da Publicação pesquisa o nome do periódico onde o artigo foi originalmente publicado, e o campo Ano de Publicação pesquisa o ano em que o documento foi publicado. O campo Ano de Publicação pode ser pesquisado tanto por um ano específico, como por um intervalo de anos. Se quiser utilizar intervalos de anos, não se esqueça que esses devem ser de dez anos ou menos. E finalmente, o campo Endereço busca todas as afiliações de autor publicadas no trabalho original. Este campo utiliza abreviações padronizadas para os termos mais comuns utilizados como “university” ou “college”. Consulte sempre a lista de abreviações fornecida, que é acessada através do arquivo de Help, para ajudá-lo a criar seus critérios de pesquisa.

4 Criando uma Pesquisa 1. NOT 2. AND 3. OR
Nesta pesquisa, vou combinar o campo Tópico e o campo Autor. Selecionei Tópico do menu com opções, e digitei os termos de busca “stem cell” e “lymphoma” **. Coloquei o termo “stem cell” entre aspas, porque quero pesquisar na base de dados exatamente por esta frase. Também utilizei o caracter de truncagem asterisco para ajudar-me a encontrar variações nesta frase, como sua forma no plural “stem cells”, por exemplo. Também quero buscar por artigos de JO Armitage, ** então digito seu nome na segunda caixa de busca e seleciono Autor do menu de opções. Conecto os campos de pesquisa utilizando o operador de busca AND. Usuários mais experientes que optem por combinar vários campos de pesquisa, devem ter sempre em mente que esses campos serão processados de acordo com sua ordem de precedência (hierarquia) ** : Primeiro o operador NOT, depois AND e então OR. ** ** 1. NOT 2. AND 3. OR

5 * ? $ Truncagem Símbolo Recupera De nenhum a vários caracteres gene*
gene, genetics, generation $ Um ou nenhum caracter colo$r color, colour ? Apenas um caracter en?oblast entoblast, endoblast Os símbolos de truncagem, também conhecidos como “wildcards” em inglês, são usados para encontrar palavras no singular ou plural, e variações de escrita das palavras. Existem três símbolos de truncagem disponíveis para utilização no Web of Knowledge. O asterisco **, o qual utilizamos aqui em nossa pesquisa anteriormente, é o mais flexível desses símbolos, pois recupera qualquer quantidade de caracteres, inclusive nenhum. O símbolo do cifrão ** recupera um ou nenhum caracter, e é muito utilizado para encontrar variações em grafias em inglês britânico e americano. O símbolo do ponto de interrogação ** traz apenas um único caracter, e também pode ser utilizado para encontrar variações em grafias. ** Estes símbolos de truncagem podem ser utilizados dentro de uma palavra ou frase, ou ao final delas, mas nunca no ínicio de palavras ou frases.

6 Operadores Booleanos Todos os termos de busca tem que estar presentes para o registro ser recuperado. TÓPICO: “cancer*” AND aspartame Recupera os documentos que contém o termo “cancer” incluindo variações, e também o termo aspartame. Isto equivale a pesquisar “cancer*” aspartame. Qualquer um dos termos de busca tem que estar presentes para o registro ser recuperado. Utilize quando houver variações e sinônimos. TÓPICO: aspartame OR saccharine OR sweetener* Recupera documentos que contenham pelo menos um dos termos de busca. Exclui os registros que contenham um determinado termo. TÓPICO: aids NOT hearing Recupera documentos que contenham o termo aids, excluindo os que também contenham o termo hearing. Aqui temos mais alguns exemplos de como usar os operadores de busca. O operador AND busca por todos os termos digitados. No exemplo mostrado, a pesquisa será feita pelo termo cancer com todas suas variações, como plural ou parte de palavra, como também pela palavra aspartame. Quando utilizamos OR, pelo menos um dos termos digitados tem que ser encontrado. Aspartame ou saccharine ou sweetener tem que fazer parte dos artigos que serão recuperados. O operador NOT exclui os termos digitados da sua pesquisa. Aids NOT hearing vai recuperar registros sobre a doença AIDS, e não os que contenham HEARING AIDS (aparelhos para surdez).

7 Operadores de Proximidade
Busca de frase Para pesquisar por uma frase exata, digite a frase a pesquisar entre aspas. Exemplo: “stem cell” Same Os termos de busca devem ocorrer em qualquer ordem mas, dentro de uma mesma sentença, onde “sentença” é geralmente uma sequencia delimitada por um ponto. Nos campos palavras-chave, o operador SAME recupera os registros que possuem os termos da busca dentro da mesma palavra-chave. Exemplo: stem SAME cell Se você quer pesquisar por uma frase exata, deverá colocá-la entre aspas. Você pode utilizar os caracteres de truncagem na frase dentro das aspas, para recuperar as variações de formas no plural ou diferenças de grafia. Temos também um operador adicional, o SAME, que nos ajuda a especificar ainda mais nossas pesquisas. O SAME funciona de forma similar ao AND, mas é muito mais restritivo. Os termos de busca tem que estar presentes, mas eles tem que estar juntos na mesma “sentença”, embora em qualquer ordem. Uma sentença pode ser uma frase no resumo do artigo, um título de artigo, uma sequencia de palavras-chave, ou um endereço de autor.

8 Search results Minha pesquisa recuperou 76 registros que contém os termos “stem cell” ou “stem cells” (no plural) e “lymphoma”, e também contém o nome de autor “armitage jo” ** ** ** ** **

9 Usando as Listas de Referências da Pesquisa
Estas listas estão disponíveis para os campos Autor, Autor Grupo, e Nome da Publicação. Clique no ícone da “lupa” para acessá-las. Existem ferramentas adicionais disponíveis para ajudá-lo a criar seus critérios de pesquisa. Quando estiver criando sua busca, tenha em mente que listas de referências da pesquisa existem para os campos Autor, Autor Grupo e Nome da Publicação. Clique no ícone da lupa para acessar essas listas.

10 Usando as Listas de Referências da Pesquisa (cont.)
Digite o termo de busca na caixa “Find”, para pesquisar títulos que possuam esta palavra. Clique em ADD, para adicionar esses títulos na caixa abaixo, e então OK para adicioná-los à página de busca. Veremos a lista dos nomes das publicações, como exemplo. Digite os termos de busca para procurar por títulos específicos, e então adicione-os à sua pesquisa. Digite um termo de busca na caixa FIND ** para localizar todos os títulos que contenham esse termo. Ou avance na lista, que está por ordem alfabética, escolhendo a letra a partir de onde quer visualizar a sequencia. Você verá a lista dos nomes dos periódicos. Quando encontrar o título que quer usar em sua pesquisa, clique em ADD **, à esquerda do nome desejado. Com isso, o nome do periódico será colocado na caixa de busca, localizada na parte inferior da tela. Você pode pesquisar por vários títulos, e continuar adicionando-os à sua lista. Uma vez que tenha terminado, clique OK ** , no canto inferior direito. Os nomes dos periódicos então, serão transferidos para a caixa de busca da página da pesquisa.

11 Contacte a Thomson Scientific/ISI
Para suporte técnico: Veja mais apresentações gravadas da Thomson Scientific : Envie mensagens ao departamento de Treinamento : Obrigada por assistir à esta apresentação sobre como pesquisar no Web of Science. Não se esqueça que os slides desta apresentação podem ser baixados, clicando-se na tab “Attachments” à esquerda da sua tela. E se você tem perguntas ou comentários, por favor, envie-nos uma mensagem para o endereço aqui mostrado. E também não deixe de acessar outras apresentações gravadas da Thomson Scientific.


Carregar ppt "Fazer Pesquisas no Web of Science"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google