A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
Universidade Federal de Alagoas Campus Sertão – Delmiro Gouveia Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS

2 SUMÁRIO: Pesquisa bibliográfica: O que é pesquisa bibliográfica? Objetivos da pesquisa bibliográfica; Como fazer uma pesquisa bibliográfica? Dicas de sites para pesquisa. Fichamentos: Como fazer uma boa leitura? Fichamento Fichamento de comentário (ou Analítico); Fichamento de conteúdo; Fichamento de citações; Fichamento bibliográfico;

3 AUTORES: Aline Alves dos Santos – José Alesson Rodrigues Lima –

4 O que é pesquisa bibliográfica?
“A pesquisa bibliográfica é uma etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho. Consistem no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa.” (AMARAL, 2007 p. 01)

5 Objetivos da pesquisa bibliográfica
• Fazer um histórico sobre o tema; • Atualizar-se sobre o tema escolhido; • Encontrar respostas aos problemas formulados; • Levantar contradições/questões sobre o tema; • Evitar repetição de trabalhos já realizados;

6 Como fazer uma pesquisa bibliográfica?

7 A pesquisa bibliográfica envolve algumas etapas:
Escolha do tema; Levantamento bibliográfico preliminar; Formulação de um problema; Elaboração de um plano provisório de assunto; Busca/identificação de fontes;

8 DICAS DE SITES PARA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA:

9 BUSCADORES VIRTUAIS SEARCH PDF Fonte:

10 BUSCADORES VIRTUAIS SEARCH PDF Fonte:

11 BANCOS DE DADOS DE DISSERTAÇÕES E TESES
UFPE Fonte:

12 BANCOS DE DADOS DE DISSERTAÇÕES E TESES
UFPE Fonte:

13 BANCOS DE DADOS DE DISSERTAÇÕES E TESES
UFPE Fonte:

14 BANCOS DE DADOS DE DISSERTAÇÕES E TESES
UFPE Fonte:

15 BANCOS DE DADOS DE DISSERTAÇÕES E TESES
UFPE Fonte:

16 BANCOS DE DADOS DE DISSERTAÇÕES E TESES
UFPE Fonte:

17 BANCOS DE DADOS DE DISSERTAÇÕES E TESES
UFPE Fonte:

18 BANCOS DE DADOS DE DISSERTAÇÕES E TESES
UFPE Fonte:

19 BANCOS DE DADOS DE DISSERTAÇÕES E TESES
UFPE Fonte:

20 FICHAMENTOS Como fazer uma boa leitura?
Com o tema e o problema definido: Escolher fontes seguras e adequadas; Ler rapidamente todo o texto, marcando as palavras desconhecidas; Consulta ao dicionário; Reler pausadamente, sublinhando as ideias chaves; Fazer anotações e esquemas; Escolher entre resumos, resenhas ou fichamentos; Executa o escolhido; futuro: consulta o produzido.

21 FICHAMENTOS Dicas para elaborar um fichamento
Leia todo o texto primeiro; Ser compreensível por si; Inserir referências bibliográficas; Palavras chaves ou ideias chaves; Indicar o número de páginas; Pode ter citações diretas ou resumos; Se bem feito, auxilia o aprendizado e a redação final da pesquisa; Não ser sucinto demais ou longo demais;

22 FICHAMENTOS Devem ser observados na leitura: Conteúdo científico;
Forma de se resolver o problema da introdução; Estrutura e uso da linguagem.

23 FICHAMENTOS Fichamento
“A ficha é um instrumento de trabalho importante para qualquer tipo de trabalho científico ou de pesquisa, pois permite acumular um número significativo de material bibliográfico. Seus tamanhos são variados e devem ser escolhidos de acordo com as características pessoais de quem escreve, tais como o tamanho da letra e capacidade de síntese.”(BERTOLDO, 2007,p. 20)

24 Cabeçalho, com título ou tema da obra
FICHAMENTOS As fichas devem conter, em geral, três partes principais: Fichamento Cabeçalho, com título ou tema da obra Referência texto

25 FICHAMENTOS “Pode-se utilizar a técnica de fichamento para fazer o fichamento completo de uma obra, em que devemos apresentar o conteúdo de resumo, comentários críticos, citações e bibliografia, como também se pode compor um fichamento específico, de acordo com a nossa finalidade e/ou a especificidade do trabalho que estamos realizando.”(BERTOLDO, 2007,p.20)

26 FICHAMENTOS - Fichamento de comentário (ou Analítico):
“Utilizado para explicação de comentários críticos a respeito da obra, baseando-se ou não em outros autores. Aborda, em geral, a metodologia utilizada pelo autor, a clareza dos conceitos, a importância do trabalho, uma comparação com outras obras e ideias novas que suscita.”(BERTOLDO, 2007,p.20)

27

28 FICHAMENTOS Fichamento de conteúdo:
“Utilizado quando se quer sintetizar o conteúdo de uma obra, deve ser elaborado pelo leitor com suas próprias palavras. Não precisa seguir a estrutura do texto, mas deve conter os conceitos básicos apresentados pelo autor .”(BERTOLDO, 2007,p.21)

29

30 FICHAMENTOS - Fichamento de citações:
“Usado para reprodução fiel de frases ou sentenças consideradas significativas para o seu estudo ou para melhor entendimento da obra. Toda transcrição deve ser textual, inclusive se houver erros de grafia deve ir entre aspas e, no final, conter o número da página onde foi extraída.”(BERTOLDO, 2007,p.21)

31

32 FICHAMENTOS - Fichamento Bibliográfico:
“Utilizado para informar as fontes, os assuntos, os autores, consultados no estudo de determinado tema. É importante quando de quer organizar uma relação dos livros estudados, não esquecendo o cuidado de seguir as normas vigentes para organização de referências bibliográficas.”(BERTOLDO, 2007,p.21)

33

34 REFERÊNCIAS: AMARAL, João J. F. como fazer uma pesquisa bibliográfica/ João J. F. Amaral/ Fortaleza – janeiro de 2007. LIMA e MIOTO / Procedimentos metodológicos na produção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica / Telma Cristiane Sasso de Lima, Regina Célia Tamasio Mioto. Rev. Katál. Florianópolis v. 10 n. esp. p BERTOLDO, M. E. L. . Orientações metodológicas para a produção de trabalhos acadêmicos. Maceió: EDUFAL, 2006.

35 PIBID – GEOGRAFIA OBRIGADO! Equipe: Aline Alves dos Santos
José Alesson Rodrigues Lima Orientação: Prof. Kleber Costa da Silva Apoio: PIBID – GEOGRAFIA Campus Sertão - UFAL


Carregar ppt "A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google