A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa “Plante Refugio”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa “Plante Refugio”"— Transcrição da apresentação:

1

2 Programa “Plante Refugio”

3 O que é resistência? A resistência pode ser definida como uma resposta à pressão de seleção, na qual os insetos resistentes podem aumentar a sua frequência dentro da população e limitar a eficiência de diferentes métodos de controle ao longo do tempo. No caso específico do milho Bt, as lagartas naturalmente resistentes podem sobreviver no campo e transmitir essa característica para gerações futuras. Entretanto, o risco de aumento da resistência pode ser minimizado com a adoção de medidas apropriadas. A melhor maneira de preservar o benefício da tecnologia do milho Bt é adotar o uso do refúgio como uma ferramenta do Manejo de Resistência de Insetos (MRI), que é um conjunto de medidas que devem ser adotadas com o objetivo de reduzir ou evitar a possibilidade de evolução da resistência na população de insetos-alvo.

4 Por que plantar o refúgio?
O que é refúgio? • A área de refúgio consiste no plantio de milho não-Bt como parte da área a ser plantada com milho Bt. Por que plantar o refúgio? • O objetivo do refúgio é preservar a eficiência da tecnologia do milho Bt, mantendo uma população de pragas alvo sensíveis às proteínas com efeito inseticida do milho Bt. Assim, indivíduos dessa população irão acasalar com qualquer indivíduo resistente que possa ter sobrevivido na lavoura de milho Bt e transmitir a suscetibilidade ao Bt às gerações futuras.

5 Por que plantar o refúgio?
Não Controlado Controlado Controlado

6 Recomendações para o plantio da área de refúgio
O tamanho do refúgio deve ser representado por uma porcentagem da área total do(e) milho plantado em uma propriedade rural, de acordo com o recomendado pela empresa registrante; Recomenda-se que o refúgio seja plantado com um híbrido de ciclo vegetativo similar, o mais próximo possível e ao mesmo tempo em que o milho Bt; O refúgio deve ser formado por um bloco de milho não-Bt que se encontre a menos de 800 metros do milho Bt; A distância a máxima entre qualquer planta de milho Bt do campo e uma planta presente na área de refúgio deve ser de 800 metros. O refúgio deve ser plantado na mesma propriedade do cultivo do milho Bt e manejado pelo mesmo agricultor; Não deve ser realizada a mistura de sementes de milho não-Bt com milho Bt.

7 Opções de configuração de refúgio

8


Carregar ppt "Programa “Plante Refugio”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google