A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo 1 ELMENTOS DA COMUNICAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo 1 ELMENTOS DA COMUNICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 1 ELMENTOS DA COMUNICAÇÃO

2 Comunicação Os estudos da comunicação convencionaram elementos que participam e tornam possível o ato de comunicar. Algumas definições variam de acordo com a linha teórica adotada, porém as teorias mais aceitas identificam seis elementos no processo de comunicação:

3 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
EMISSOR MENSAGEM RECEPTOR CONTEXTO CANAL CÓDIGO

4 Elementos da comunicação:
Emissor - É quem gera o processo e quem toma a iniciativa. É o remetente da mensagem. Aquele que elabora sua idéia e a transforma em código para ser enviada ao receptor. O processo de codificação exige do emissor que ele: Conheça o código utilizado; Construa sua fala dentro das regras convencionadas pela língua; Estruture sua fala de forma inteligível e clara; Escolha o canal adequado para fazer sua mensagem chegar ao receptor; Perceba o contexto da comunicação e se seu receptor compartilha esse mesmo referencial.

5 Elementos da comunicação
Receptor - É quem recebe a mensagem.Toda compreensão é ativamente responsiva (concordância, participação, execução). Para que ela aconteça é preciso que o receptor: Conheça o código utilizado; Reconheça as regras da língua utilizada pelo emissor; Compreenda o sentido expresso na mensagem; Tenha o canal aberto para receber a mensagem; Compartilhe o mesmo referencial em que se baseia a mensagem do emissor.

6 Elementos da comunicação
BUUUUÁÁ! NINGUÉM ME ENTENDE! QUE É ISSO CRANÍCOLA! EU ENTENDO VOCÊ! PODE PARAR DE CHORAR! POR QUE ELE TÁ TRISTE, PENHADINHO? SNIF! SEI LÁ! BUUÁÁÁ! BUUÁÁÁ!

7 Elementos da comunicação

8 Com Que Roupa? Noel Rosa [...] Com que roupa que eu vou Pro samba que você me convidou? Com que roupa que eu vou Pro samba que você me convidou? Agora eu não ando mais fagueiro Pois o dinheiro não é fácil de ganhar Mesmo eu sendo um cabra trapaceiro Não consigo ter nem pra gastar Eu já corri de vento em popa Mas agora com que roupa? Com que roupa que eu vou Pro samba que você me convidou? Com que roupa que eu vou Pro samba que você me convidou?

9 Elementos da comunicação

10 Elementos da comunicação
Mensagem - É o pensamento ou a idéia que o emissor pretende passar para o receptor. É o conteúdo da comunicação e só se concretiza de forma plena com a presença articulada de todos os outros elementos.

11 Elementos da comunicação
CANAL –É o meio que possibilita o contato entre o emissor e o receptor ou que leva a mensagem até este. É necessário que o canal esteja livre de ruídos que possam atrapalhar ou impedir a chegada da mensagem ao receptor.

12 Elementos da comunicação
Código – É o sistema de signos convencionais em cuja base a mensagem foi construída. Para uma comunicação plena, é essencial que o emissor e receptor possuam amplo domínio do código, sob pena de haver divergência entre a mensagem pretendida e a efetivamente entendida.

13 Elementos da comunicação
CONTEXTO É o ambiente em que se dá a comunicação e os referenciais envolvidos na codificação e decodificação da mensagem.

14 Processo da comunicação

15 Processo da comunicação
Reação - É o último processo da comunicação. Toda comunicação deve ter esse elemento como um dos seus objetivos para completar todo processo. OBJETIVO NA COMUNICAÇÃO: É nos tornar agentes influentes, é influenciarmos outros, nosso ambiente físico e nós próprios, é nos tornar agentes determinantes, é termos opção no andamento das coisas. Em suma, nós nos comunicamos para influenciar – para influenciar com intenção.

16 COMUNICAÇÃO Questões: Nesse estudo afirmou-se que nos comunicamos para influenciar a nós mesmos e nosso ambiente. 1) Qual a sua opinião sobre esta afirmação? Conhece exemplos nos quais a comunicação parece ter outro objetivo? Quais as implicações desta afirmação para a sociedade democrática? Bibliografia BERLO,D.K. O processo da Comunicação. Introdução à Teoria e à Prática. São Paulo:Martins Fontes, 2003. TEIXEIRA,L. Comunicação na Empresa. Rio de Janeiro, 2006


Carregar ppt "Módulo 1 ELMENTOS DA COMUNICAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google