A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EUA -Grande potência mundial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EUA -Grande potência mundial"— Transcrição da apresentação:

1 EUA -Grande potência mundial
Do ponto de vista econômico, político-militar e cultural. Responsável por mais de 1/4 do PIB mundial. Nos EUA estão algumas sedes das principais instituições financeiras do globo, e as sedes de boa parte das mais poderosas empresas e grandes transnacionais, que atuam em vários setores da economia. Com 5% da população do planeta, os norte-americanos consomem 1/4 da energia produzida no mundo.

2 O poderio econômico norte-americano se revela também:
no mercado editorial interno e na produção de livros publicados em outros países; nos filmes produzidos por Hollywood; nas firmas de consultoria que prestam seus serviços em dezenas de países; nos direitos pagos sobre o uso de tecnologia; nos diversos produtos que usam a imagem dos personagens Disney; nos milhares de turistas que anualmente se dirigem aos Estados Unidos. Isso sem contar as diversas empresas que atuam no ramo dos transportes aéreo e marítimo transcontinental ou terrestre em outros países.

3

4 As Maiores Economias do Mundo 2012

5

6

7 Poderio militar dos Estados Unidos
Supremacia econômica Completa-se com o poderio militar. Aspecto fundamental para a defesa dos interesses das potências. Os investimentos militares dos EUA representam cerca da metade dos investimentos realizados em todo o mundo. Servindo sempre como elemento de pressão sobre povos inimigos com uma capacidade militar inferior.

8 Desenvolvimento da indústria de armamentos e aeroespacial.
Contou com fortes investimentos do governo. Contribuindo Para o desenvolvimento da tecnologia utilizada na produção de novos bens de consumo. O poderio militar dos Estados Unidos possibilitou, A derrubada de governos contrários às orientações norte-americanas.

9

10 Influência Militar: Grande influencia na área militar que se ampliou onde as operações militares passaram a ser mais incisivas, principalmente no continente asiático.

11

12

13 DOMÍNIO MILITAR A presença militar dos EUA no mundo aumentou uns 20% desde os atentados de 11 de Setembro. Cerca de 300 mil soldados presentes em mais de 140 países velam pelos interesses da única potência mundial.

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33 Declínio econômico dos EUA?
- A participação dos EUA no PNB mundial declinou nos últimos 40 anos devido: Forte concorrência do Japão, dos Tigres Asiáticos e da Alemanha que conseguiram ampliar, de forma significativa, suas participações no mercado internacional. Com o aumento da concorrência externa houve um aumento das importações causando uma acumulação de saldos negativos em sua balança comercial (Déficit) Déficit: importa mais do que exporta Superávit: Exporta mais do que importa.

34 A atividade industrial estadunidense
Apresenta-se bastante diversificada. Subsolo rico em recursos minerais. Uma das mais completas do mundo. A maior concentração No nordeste. Responde por quase 50% da produção industrial do país. Região denominada manufacturing belt. Ocupando cerca de 80% da mão-de-obra total que trabalha no setor secundário.

35 Estados Unidos – Atividade Industrial
Mário Yoshida Fonte: World Atlas. Londres: Dorling Kindersley, p. 51 (adaptado).

36 Estados Unidos – Manufacturind Belt e Indústrias
Mário Yoshida

37 A dinâmica da indústria no espaço norte-americano:
Nordeste, desde o período colonial, é a região mais industrializada, conhecida como manufacturing Belt (cinturão das manufaturas).

38 Produção Industrial

39 A ATUAÇÃO DAS EMPRESAS "MAQUILADORAS"
Maquiladoras são empresas norte americanas que instalam no México fronteira com EUA. As maquiladoras implicam um centro de produção de cada lado da fronteira; um no México, outro nos EUA. As mexicanas montam as peças soltas de proveniência americana, enquanto nos Estados Unidos a “cidade gêmea” assegura o acabamento.

40 Industria maquiladora
As “Maquilas” (ou maquiladoras) são fábricas instaladas em países mais pobres .Forma que as industrias do primeiro mundo encontraram para obter o trabalho sem as obrigações trabalhistas e encargos sociais usando a mão de obra barata , por isto é a pior solução para o desemprego.

41 A indústria e a transformação do espaço agrário:
Os grandes avanços tecnológicos repercutiram diretamente na organização do espaço agrário do país. Isso porque máquinas e implementos agrícolas passaram a ser empregadas em grandes escala na maioria das propriedades rurais.

42 O cinturão do sol (sun belt em inglês) é a região dos Estados Unidos da América que compreende o sul e sudoeste deste país. O Cinturão do Sol, destacado em vermelho A economia agrícola dos EUA é tradicionalmente dividida em cinturões (belts), como o cinturão do trigo (grain belt ou wheat belt), cinturão do algodão (cotton belt) e assim sucessivamente

43

44 População urbana e rural - Estados Unidos - 1970 a 2007
Em virtude do alto grau de mecanização das atividades agropecuárias Áreas rurais são pouco povoadas. A maioria da população vive nas cidades (81%). Fonte: 1970 a 2000 – L’état du monde, 1995 e / 2007 – UNFPA, State of world population 2007.

45 - Consequências do intenso processo de modernização agrícola:
Ganho significativo de produtividade Surgimento da produção integrada (produção agrícola direcionada ao setor industrial). Surgimento de empresas rurais (elevado nível tecnológico, altamente capitalizadas e especializadas na produção de um determinado gênero agropecuário).

46 O aproveitamento do espaço agrário nos Estados Unidos:
Transformações no espaço agrário do país: Grande produção agrícola norte-americana passou a ocupar quase metade do território norte-americano. A especialização de regiões de produção gerou a formação dos conhecidos Belts (cinturões – zonas). Destaque para: cotton belt ( algodão) , Corn belt ( milho), ranching belt( pecuária extensive) e dairy belt ( pecuária leiteira).

47

48 Urbanização e dinâmica das cidades norte-americanas:
O processo de urbanização norte-americano apresenta características muito peculiares: 25% da população residem em cidades de pequenos e médios portes. 58% da população residem em áreas metropolitanas O Nordeste é aonde concentra-se a maioria das grandes cidades Nas ultimas décadas, a expressiva corrente migratória (Sun Belt) vem sendo responsável pelo crescimento das cidades no Sul e no Oeste.

49 Boston

50 Central Park (Nova York)

51 Disney World - Orlando (Flórida)
Miami

52 São Francisco (Califórnia)


Carregar ppt "EUA -Grande potência mundial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google