A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR"— Transcrição da apresentação:

1 BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
Atividades lúdicas e sua importância na alfabetização. Profª.Gislei Amorim de S.Rondon Lilia Márcia Figueiredo

2 Ao alfabetizador cabe a responsabilidade de, através de situações concretas envolvendo objetos e o próprio corpo do aluno, com atividades motoras ,preparar a criança antes de expô-la a atividades gráficas.

3 CONDUTAS MOTORAS DE BASE: Equilíbrio. Coordenação dinâmica geral
O desenvolvimento psicomotor obedece a estruturação de três condutas a saber: CONDUTAS MOTORAS DE BASE: Equilíbrio. Coordenação dinâmica geral Respiração consciente Coordenação motora fina. CONDUTAS NEURO-MOTORAS: Esquema corporal Controle psicomotor Lateralidade CONDUTAS PERCEPTIVO-MOTORAS: Orientação corporal Orientação espacial Orientação temporal

4 Nas brincadeiras mais informais há estimulação para o equilíbrio.
Esta conduta motora começa a ser elaborada na medida em que a criança muda sua posição corporal. Para que ele se estruture é necessário que o tônus muscular (afetivo e mental) da criança estejam adequados. Nas brincadeiras mais informais há estimulação para o equilíbrio.

5 Coordenação Dinâmica Global
A maturação motora e neurológica da criança é que concretiza esta conduta motora de base. Para vencê-la haverá um refinamento das sensações e percepções: visual,auditiva,cinestésica,tátil . Comprovadamente ela ocorre devido a grande solicitação motora e muscular que as atividades infantis requerem.

6 Respiração Consciente
Uma das condutas mais importantes. Mas muitas vezes evolui de maneira inadequada. Enquanto criança há toda uma pulsão vital, que nos energiza motoramente,daí a agitação da criança. A criança realmente não cansa ,pois ela oxigeniza seu organismo adequadamente.

7 Coordenação Motora Fina
É a boa utilização de nossas extremidades. Essa conduta abrange três aspectos : a coordenação visomotora, a motora fina e a músculo-facial.

8 Coordenação Viso-motora
Na medida em que visualizar objetos ou pessoas realizam as ações de interações.Por exemplo , a criança ao pegar a bola, logo lança ou chuta numa relação de brincadeira.

9 Coordenação motora-fina
Começa a ser elaborada quando a criança interage com objetos pequenos. Atividades que exigem dela movimentos de pinça e preensão que são a base para essa coordenação . É um treino que ela estará fazendo para a escrita.

10 A Coordenação Músculo-Facial
É aquela que a criança está utilizando a todo momento. Demonstra com sua expressão facial o que lhe agrada ou desagrada. São sentimentos e emoções são traduzidos através da comunicação corporal , com objetos e as pessoas.

11 Como se coloca através do outro a criança se faz sujeito.
Esquema Corporal Como se coloca através do outro a criança se faz sujeito. É na interação informal de grandes relações com o meio , com os objetos e as pessoas , que a criança reconhece as partes de seu corpo.

12 Controle Psicomotor Para que ocorra o controle psicomotor haverá necessidade que haja , além da maturação orgânica e neurológica, a integração motora da criança em relação ao meio ambiente . Os estímulos representam grande importância nas respostas psicomotoras.

13 Lateralidade Hoje respeitamos a dominância lateral da criança.
Brincar oferece a possibilidade de experimentação global do corpo da criança. Ela mais livre e espontaneamente fará a opção lateral de atuação. A definição ocorre por volta dos 6 a 7 anos,o que não significa que a sua opção não possa ter sido percebida antes dessa idade.

14 Orientação Corporal É uma conduta que surge por volta dos 5 anos e acontece pela maturação orgânica e neurológica. A criança primeiro sente,depois usa e só depois controla seu equipamento(corpo).

15 Orientação Espacial É através do movimento que imprime ao objeto e ao próprio corpo que a criança descobre o espaço. Estar dentro/fora, em cima/embaixo, de um lado e de outro vai fazer com que ela dimensione e descubra o espaço que a cerca.

16 Orientação Temporal Pelo ritmo das ações e dos acontecimentos , num contexto de rotinas ,é que a criança adquire noção temporal necessária para conviver com antes e depois , com o passado e o presente.

17 “O desenhar e brincar deveriam ser estágios preparatórios ao desenvolvimento da linguagem escrita das crianças.Os educadores devem organizar todas essas ações e todo o complexo processo de transição de um tipo de linguagem para outro....( VYGOTSKY)

18


Carregar ppt "BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google