A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Associações de resistores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Associações de resistores"— Transcrição da apresentação:

1 Associações de resistores
Fis-cad-2-top-6 – 3 Prova Associações de resistores • Em série • Em paralelo As ddps se somam (UAB = U1 + U2 + U3) e a corrente é a mesma em todos os resistores. As correntes se somam (i = i1 + i2 + i3), e a ddp é a mesma em todos os resistores.

2 Fis-cad-2-top-6 – 3 Prova Galvanômetro Para medir correntes no circuito, é preciso ligá-lo em série. Para medir a ddp, ele é ligado em paralelo.

3 Amperímetro ideal: resistência elétrica nula.
Fis-cad-2-top-6 – 3 Prova Amperímetro Amperímetro ideal: resistência elétrica nula. Esquema de amperímetro S: shunt e

4 Esquema do interior de um voltímetro
Fis-cad-2-top-6 – 3 Prova Voltímetro Esquema do interior de um voltímetro Voltímetro ideal: resistência elétrica infinita

5 Em situação de equilíbrio, a corrente no galvanômetro é nula.
Fis-cad-2-top-6 – 3 Prova Ponte de Wheatstone A ponte consiste de 4 resistências e o galvanômetro. R3 é um reostato e sua resistência pode ser ajustada até que a ponte se equilibre; nesse caso, o galvanômetro não acusa passagem de corrente. Em situação de equilíbrio, a corrente no galvanômetro é nula.

6 O valor do resistor X não é conhecido.
Fis-cad-2-top-6 – 3 Prova EXERCÍCIO… Considere o circuito alimentado por uma bateria de 1,2 V. Quando a chave C está aberta, a corrente no amperímetro A vale 30 mA. O valor do resistor X não é conhecido. Determine o valor da corrente, em mA, que atravessa o amperímetro, quando a chave estiver fechada.

7 Fis-cad-2-top-6 – 3 Prova

8 Como a corrente total é 30 A, i2 = 20 A.
Fis-cad-2-top-6 – 3 Prova EXERCÍCIO… No circuito, os valores de R2 e i2 são, respectivamente... Como a corrente total é 30 A, i2 = 20 A. A ddp no resistor de cima: U = = 400 V. A associação dos resistores é em paralelo; logo, a ddp no resistor R2 também é 400 V. Pela lei de Ohm: 400 = R  R2 = 20 Ω.

9 Fis-cad-2-top-6 – 3 Prova EXERCÍCIO… Um eletricista instala um chuveiro, puramente resistivo, de 8 kW de potência, projetado para operar em 220 volts, em uma residência onde a tensão é de 110 volts. Qual a potência máxima de aquecimento que este chuveiro fornecerá a esta residência? a) 2 kW b) 4 kW c) 6 kW d) 0 kW e) A resistência do chuveiro irá queimar, pois o chuveiro consumirá mais energia.

10 Fis-cad-2-top-6 – 3 Prova EXERCÍCIO… Um aquecedor elétrico tem uma resistência elétrica de 60 Ω. Qual a quantidade aproximada de energia dissipada em forma de calor pela resistência quando percorrida por uma corrente elétrica de 20 A, durante 20 minutos? Dado: 1 cal = 4,2 J. a) 4, cal b) 5, cal c) 6, cal d) 8, cal e) 1, cal

11 Fis-cad-2-top-6 – 3 Prova EXERCÍCIO… Uma corrente elétrica de 3 A percorre um fio de cobre. A carga de um elétron é igual a 1, C. Logo, o número de elétrons que atravessa, por minuto, a seção reta deste fio é de, aproximadamente: a) 1,   b) 3, c) 2,  d) 1,


Carregar ppt "Associações de resistores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google