A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tudo sobre Câncer de Próstata

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tudo sobre Câncer de Próstata"— Transcrição da apresentação:

1

2 Tudo sobre Câncer de Próstata

3 O que é Câncer de Próstata?
A próstata é uma glândula do sistema genital masculino. Localiza-se próxima à bexiga cercando a uretra na sua porção inicial. As secreções prostáticas são o maior componente do líquido seminal ou esperma. O câncer de próstata é o mais comum em homens com mais de 50 anos de idade depois do câncer de pele. Esse tipo de câncer geralmente apresenta crescimento lento e pode não causar grandes danos. Porém, alguns casos de câncer de próstata são mais agressivos e podem se espalhar para outros órgãos caso o paciente não procure tratamento.

4 Sintomas do Câncer de Próstata
Em estágios iniciais, o homem geralmente não sente nada. Conforme o tumor cresce, os sintomas que podem aparecer são: Vontade frequente de urinar, especialmente durante a noite Dificuldade para urinar Fluxo urinário fraco ou interrompido Dor ou sensação de queimação ao urinar ou ejacular Sangue na urina ou no sêmen Vale dizer que estes sintomas não significam a existência de câncer. O câncer de próstata somente é diagnosticado por meio de exames clínicos, laboratoriais e biópsia.

5 Hiperplasia da Próstata ou Câncer de Próstata?
A próstata pode aumentar de tamanho conforme o homem vai ficando mais velho, podendo, às vezes, pressionar a bexiga ou a uretra , o que pode causar sintomas parecidos com os do câncer de próstata. Esse alargamento da próstata é conhecido como Hiperplasia benigna, não se trata de câncer e pode ser tratado caso os sintomas se tornem muito incômodos. Outro problema que pode apresentar sintomas parecidos com os do câncer de próstata pode estar relacionado com a prostatite, uma inflamação ou infecção que pode causar alguns sintomas importantes como dor e febre.

6 Fatores de risco que você NÃO PODE controlar
Envelhecer é o fator de risco mais importante para o aparecimento do câncer de próstata. O risco aumenta principalmente depois dos 50 anos de idade. Estudos sugerem que depois dos 70 anos de idade uma grande proporção dos homens desenvolverão câncer de próstata, mesmo sem sintomas evidentes. Histórico familiar aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata: ter pai ou irmão com a doença em idade inferior aos 60 anos pode dobrar o risco de um homem.

7 Fatores de risco que você PODE controlar
A alimentação parece ter um papel importante para o desenvolvimento (ou não) do câncer de próstata. A doença é muito mais comum em países onde carne vermelha e alimentos ricos em gordura são consumidos com frequência. A ligação entre alimentação e desenvolvimento do câncer não é clara. Porém, acredita-se que o consumo de carne vermelha pode aumentar a produção de hormônios masculinos e isso pode levar ao aparecimento do câncer de próstata. Uma dieta pobre em frutas e vegetais também pode ser prejudicial e favorecer o aparecimento desse tipo de câncer.

8 Mitos sobre o Câncer de Próstata
Listamos aqui algumas coisas que NÃO causam câncer de próstata: Vida sexual ativa, Vasectomia, Masturbação. Hiperplasia prostática também não significa que o risco para o câncer de próstata é maior. Pesquisadores ainda estão estudando se o consumo de bebidas alcoólicas, doenças sexualmente transmissíveis ou prostatite influenciam no aparecimento do câncer de próstata.

9 É possível detectar o Câncer de Próstata em estágio inicial?
É muito importante consultar com seu médico e conversar sobre realizar exames de rastreamento. O que se aconselha é que os exames de rastreamento comecem: Entre os 45 e 50 anos para homens dentro do padrão normal de risco. Aos 40 para homens com histórico familiar (pai ou irmão com câncer de próstata) Recomenda-se que o primeiro exame de sangue para medir o PSA (proteína produzida pelas células da próstata) seja feito aos 40 ou 50 anos. É importante lembrar que exames de rastreamento podem detectar cânceres de crescimento tão lento que. Em se tratando de um paciente idoso, tratamentos não serão, necessariamente, indicados. Tratamentos para o câncer de próstata podem ter efeitos colaterais importantes para o homem. No momento, não existem evidências de que o rastreamento para o câncer de próstata na população inteira acima de 50 anos reduza a mortalidade pela doença. Desta forma, o Instituto Nacional de Câncer não recomenda o rastreamento para o câncer de próstata

10 Toque retal e PSA O seu médico provavelmente irá fazer o toque retal com a finalidade de procurar massas ou detectar regiões mais duras na próstata. Um exame de sangue também é necessário para medir a presença de PSA no sangue (o PSA é produzido pelas células da próstata). Um nível elevado de PSA no sangue pode indicar que a pessoa esteja com câncer na próstata. No entanto, há outras condições que podem aumentar o PSA, de modo que seu aumento nem sempre indica câncer. É possível ainda que, mesmo com um nível de PSA normal, seja detectado o câncer de próstata.

11 Resultados do PSA Um nível de PSA considerado normal deve estar abaixo de 4 nanogramas por milímetro (ng/ml) de sangue. Um PSA com valores acima de 10 ng/ml sugere alto risco de câncer na próstata. Porém, é preciso ressaltar que: Homens podem ser diagnosticados com câncer de próstata mesmo que apresentem PSA menor que 4 ng/ml Inflamação na próstata (prostatite) ou hiperplasia prostática podem aumentar o nível de PSA no sangue; outros exames devem ser realizados para determinar ou não o diagnóstico. Alguns remédios para hiperplasia prostática podem diminuir o nível de PSA no sangue (mesmo com a presença de um câncer de próstata). Se o valor de PSA no sangue ou o exame de toque derem anormais, o médico provavelmente solicitará exames adicionais.

12 Biópsia Se o exame físico (de toque) ou o PSA apontarem anormalidades, o médico solicitará que seja realizada uma biópsia. A biópsia é um procedimento em que são retirados fragmentos de tecido do tumor para serem examinados procurando células malignas. A biópsia é o exame que identifica células cancerígenas, portanto é o exame que dá o diagnóstico da doença.

13 Biópsia e Graduação de Gleason
O Sistema de Graduação de Gleason é utilizado para avaliar ou "graduar" as células de câncer de próstata obtidas através de biópsia por agulha. Um médico patologista irá buscar células que apresentem anormalidades e também irá analisar os tecidos retirados na biópsia a partir da Escala de Gleason, dividida em 5 níveis. Os diferentes níveis determinados pela Escala de Gleason ajudam a identificar as chances do câncer se espalhar ou não. Eles variam entre 2, tipo menos agressivo, até 10, tipo muito agressivo. Identificar a agressividade do tumor é extremamente importante uma vez que contribui para a definição do tratamento mais adequado.

14 Outros exames… Alguns homens precisam de testes adicionais para confirmar se o câncer está localizado só na próstata ou existem metástases (se espalhou) para outras partes do corpo. Os exames podem incluir ultrassom, tomografia, ressonância magnética e cintilografia óssea para determinar se existem metástases nos ossos.

15 Estadiamento O estadiamento mostra qual o estágio em que a doença se encontra e ajuda a determinar o melhor tratamento: Estágio I: O câncer é pequeno e encontra-se apenas na próstata Estágio II: O câncer já é um pouco maior, porém se encontra apenas na próstata. Estágio III: O câncer já encontra-se na parte externa da próstata e próximo à vesícula seminal Estágio IV: O câncer já alcançou o sistema linfático, órgãos ou tecidos próximos, como a bexiga ou o reto ou mesmo órgãos distantes, como ossos e pulmões.

16 As chances de cura A boa notícia é que o câncer de próstata geralmente apresenta crescimento lento e 9 entre 10 casos são diagnosticados em estágios iniciais, quando pacientes fazem rastreamento. Normalmente, a grande maioria dos pacientes diagnosticados com câncer localizado apenas na próstata têm expectativas de vida muito boas. Quando o câncer já apresenta metástase (ou seja, quando já espalhou-se por outras partes do corpo) o cenário é um pouco mais complicado, mas ainda assim o tratamento consegue proporcionar muitos anos de vida na grande maioria dos casos.

17 Tratamento versus Observação
Para pacientes idosos e com câncer em estágios muito inicias, recomenda-se frequentemente observar vigilantemente. A escolha do melhor tratamento é determinada pela biópsia, pelo PSA no sangue e pela Escala de Gleason. O médico irá sugerir exames de controle periódicos. Os tratamentos – que podem causar problemas relacionadas à sexualidade e problemas urinários – podem não ser necessários caso o câncer seja inicial e pouco agressivo. O início do tratamento pode ser adiado para homens com idade mais avançada ou de saúde frágil. Tratamentos mais agressivos são recomendados para homens mais novos ou para aqueles que possuem um estadiamento intermediário da doença.

18 Tratamento: Radioterapia
A Radioterapia pode ser usada como primeira opção de tratamento curativo ou após a cirurgia da próstata. Também pode contribuir para aliviar as dores nos ossos provocadas pela disseminação do câncer pelo corpo. Esse tratamento pode apresentar os seguintes efeitos colaterais: fadiga, problemas urinários, diarreia entre outros.

19 Tratamento: Cirurgia Remover a próstata é um tratamento utilizado para eliminar o tumor quando ele está confinado na próstata. Se as células cancerígenas já estiverem localizadas no sistema linfático, a remoção da próstata pode não ser a melhor opção pois pode deixar para trás alguma doença microscópica. Após a cirurgia podem apresentar-se alterações na função urinária e erétil decorrentes do procedimento.

20 Tratamento: Hormonioterapia
A hormonioterapia pode deter ou diminuir o processo de crescimento do câncer, mas como tratamento isolado não consegue eliminar o câncer (deve ser associado a outros tratamentos). O tratamento visa deter a produção de testosterona e outros hormônios masculinos, chamados andrógenos. Entre os efeitos colaterais desse tratamento, estão: ondas de calor, crescimento do tecido mamário, ganho de peso e impotência sexual.

21 Tratamento: Quimioterapia
A quimioterapia é um tratamento sistêmico, ou seja, ataca não apenas a células cancerígenas, mas as saudáveis também, e por isso o paciente pode apresentar efeitos colaterais como: queda dos cabelos e feridas na boca. Outros efeitos colaterais incluem: náusea, vomito e fadiga. Esse tratamento é recomendado para tratar cânceres em estágio avançado ou que não mais respondem à hormonioterapia. O medicamento administrado é, geralmente, endovenoso, e o tratamento pode durar muitos meses, se a doença estiver respondendo.

22 Tratamento: Crioterapia
A crioterapia congela e mata as células cancerígenas da próstata. Esse método não é muito utilizado pois os benefícios a longo prazo ainda não estão bem definidos. É um tratamento menos invasivo se comparado à cirurgia e o processo de recuperação também é mais rápido. A crioterapia tem indicações bastante limitadas e somente deve ser feita em centros com expertise, ainda raros no Brasil.

23 Tratamento: Vacina A vacina não está disponível no Brasil. Trata-se de tratamento em que sangue do paciente é colocado em contato com determinadas proteínas de câncer de próstata em um laboratório e depois reinfundido no paciente. Este tratamento não é curativo, mas pode prolongar a sobrevida de pacientes que já esgotaram o tratamento hormonal. Seu custo e dificuldade em sintetizar a vacina personalizada impedem sua aplicabilidade ampla no mundo.

24 Esperança para casos avançados
Seu médico continuará monitorando os níveis de PSA no sangue e poderá pedir outros exames depois que o tratamento para o câncer de próstata terminar. Se o câncer se espalhar por outras partes do corpo um tratamento adicional provavelmente será recomendado. Adotar hábitos de vida saudáveis também são importantes para ter qualidade de vida após o tratamento do câncer.

25 Lidando com a Disfunção Erétil
A Disfunção Erétil é um dos efeitos colaterais dos tratamentos para câncer de próstata. Geralmente, a ereção tende a melhorar nos 2 anos após a cirurgia. As chances de melhora são maiores em homens mais novos. Remédios e tratamentos para disfunção erétil também podem contribuir para recuperar funções perdidas.

26 Dieta saudável Para aqueles que passaram por um câncer a adoção de hábitos alimentares saudáveis pode contribuir para melhorar sua qualidade de vida. Veja nossas dicas: Consumir frutas e vegetais regularmente Consumir grãos Limitar ou eliminar o consumo de carne processada (cachorro quente, bacon, outros) Limitar consumo de gordura Limitar o consumo de álcool a 1-2 drinques por dia (isso se você beber) Comidas ricas em Ácido Fólico podem ter ação positiva contra o câncer de próstata (espinafre, suco de laranja, lentilhas). Estudos mostram que o licopeno, substância antioxidante encontrada no tomate, também é benéfico para a saúde!

27


Carregar ppt "Tudo sobre Câncer de Próstata"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google