A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS"— Transcrição da apresentação:

1 ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS
TERMOS DE DIREÇÃO E LOCALIZAÇÃO ANATÔMICAS Prof. Cláudio Costa

2 POSIÇÃO ANATÔMICA Posição ereta, isto é, de pé, com as mãos espalmadas, dedos unidos, palmas voltadas para frente. Dedos dos pés para diante e pés unidos.

3 PLANOS SECCIONAIS Plano Sagital Plano Frontal ou Coronal
É como se uma serra cortasse o corpo em determinadas direções. Plano Sagital Plano Frontal ou Coronal Plano Transversal ou Horizontal

4 Plano Sagital O plano sagital passa através do corpo da frente para trás e o divide em direita e esquerda. Pode-se pensar nele como uma parede vertical cuja extremidade se move. Os movimentos que ocorrem neste plano são flexão e extensão.

5 Plano Frontal ou Coronal
O plano frontal passa através do corpo de lado a lado, dividindo-o em frente e costa. É também chamado plano coronal. Os movimentos que ocorrem neste plano são abdução e adução.

6 Plano Transversal ou Horizontal
O plano transverso passa horizontalmente pelo corpo e o divide em parte superior e inferior. É também chamado plano horizontal. Neste plano, ocorre a rotação.

7 PLANOS TANGÊNCIAIS * Plano Cranial (Superior): Se dividirmos o corpo ao meio no plano transversal, a parte cranial ou superior estaria acima do corte. * Plano Caudal (Inferior): Se dividirmos o corpo ao meio no plano transversal, a parte caudal ou inferior estaria abaixo do corte.

8 PLANOS TANGÊNCIAIS * Plano Ventral (Anterior): Se dividirmos o corpo em duas partes pelo plano coronal, a parte da "frente" do corpo seria a ventral ou anterior. * Plano Dorsal (Posterior): Se dividirmos o corpo em duas partes pelo plano coronal, a parte de "trás" do corpo seria a dorsal ou posterior.

9 PLANOS TANGÊNCIAIS Plano lateral direito e esquerdo: É denominada quando é feito um corte coronal. O corpo é dividido em duas partes: uma direita e uma esquerda. OBSERVAÇÃO:Em relação às mãos, a região anterior é denominada palmar e a posterior dorsal. Quanto aos pés, a região inferior é chamada de plantar e a superior dorsal.

10 EIXOS ANATÔMICOS Os eixos são pontos que atravessam o centro de uma articulação em tomo da qual uma parte gira. O eixo sagital é um ponto que percorre a articulação de frente para trás. O eixo frontal vai de lado a lado e o eixo vertical, também chamado longitudinal, vai da parte superior à inferior. Eixo sagital Eixo longitudinal Eixo transversal

11 EIXOS ANATÔMICOS Eixo sagital, ântero – posterior
Uni o centro do plano ventral ao centro do plano dorsal Eixo longitudinal, crânio – caudal Uni o centro do plano cranial ao centro do plano podálico Eixo transversal, látero – lateral Uni o centro do plano lateral direito ao centro do plano lateral esquerdo

12 Termos de direção e localização anatômicas
* Proximal e distal: próximo ou afastado da raiz de implantação do membro. Próximo ou afastado da origem do vaso. Indicam a direção para a extremidade fixa do membro ou a oposta.

13 Termos de direção e localização anatômicas
* Superficial e Profundo: mais próximo ou afastando da superfície.

14 Termos de direção e localização anatômicas
* Medial e lateral: mais próximo ou mais afastado da linha sagital mediana (plano mediano).

15 Termos de movimento Flexão: diminuição do ângulo de uma articulação ou aproximação de duas estrutura ósseas. Extensão: aumento do ângulo de uma articulação ou afastar duas estruturas ósseas. Adução: aproximar o membro do eixo sagital mediano. Abdução: afastar o membro do eixo sagital mediano. Rotação medial / Interna: gira a face anterior do membro para dentro. Rotação lateral / Externa: gira a face anterior do membro para fora.

16 Adução + Supinação (rotação medial) = inversão.
Abdução + Pronação (rotação lateral) = eversão. Antebraço: Rotação medial = supinação. Rotação lateral = pronação.

17 ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS
TERMOS DE DIREÇÃO E LOCALIZAÇÃO ANATÔMICAS Prof. Cláudio Costa


Carregar ppt "ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google