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Remix 2007 Plataforma Microsoft para desenvolvimento WEB Armando Ferraz Santos.

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Apresentação em tema: "Remix 2007 Plataforma Microsoft para desenvolvimento WEB Armando Ferraz Santos."— Transcrição da apresentação:

1 Remix 2007 Plataforma Microsoft para desenvolvimento WEB Armando Ferraz Santos

2 Palestras A Plataforma Microsoft para a nova WEB Usando a plataforma Windows Live para construir aplicações Desenvolvedores e Designers Agilidade, colaboração e Produtividade Melhores Práticas com Ajax Web 2.0 nas corporações

3 A Plataforma Microsoft para a nova WEB Experiência em Primeiro lugar Microsoft Silverlight Expression Studio

4 Experiência em Primeiro lugar Necessidade do usuário Usabilidade Interação entre tecnologias Site para todos os Browsers (crossbrowser)

5 Microsoft Silverlight O Silverlight, conhecido antes como WPF/E, oferece uma nova experiência na web permitindo novas interfaces além de poderosos recursos para áudio e vídeo. (Plataforma Live para inclusão de videos) Gráficos vetoriais, animações e vídeos de alta resolução (High Density) formam o pilar dessa nova tecnologia. As novas interfaces serão baseadas em WPF. Está sendo distribuído no formato de plug-in, como já acontece com outras tecnologias incluindo dispositivos móveis. O.NET Framework 3.0 trouxe grandes inovações para camada de apresentação, permitindo explorar imagens vetoriais, recursos 3D e diversas outras funcionalidades visuais.

6 Exemplos de aplicações

7 Arquitetura WPF/E Totalmente integrado ao.NET Framework Grande tendência de ser utilizado em aplicações de TV Digital Atento TV

8 Expression Studio Ferramenta para Web Designers que integra o Visual Studio.NET fazendo com que Designers e Desenvolvedores trabalhem em conjunto com o mesmo projeto.

9 Expression Studio Expression Web –Uma ferramenta para designers profissionais criarem sites Web modernos, de alta qualidade, baseados em padrões W3C. Expression Blend –Para criar aplicações Windows ricas, conectadas à Web. Expression Design –É uma ferramenta profissional de ilustração e design gráfico que permite a criação de elementos otimizados para uso em aplicações Web e desktop Expression Media –Uma ferramenta profissional de catalogação, localização, organização e gerenciamento de recursos gráficos e multimídia

10 Palestras A Plataforma Microsoft para a nova WEB Usando a plataforma Windows Live para construir aplicações Desenvolvedores e Designers Agilidade, colaboração e Produtividade Melhores Práticas com Ajax Web 2.0 nas corporações

11 Usando a plataforma Windows Live para construir aplicações Serviços Microsoft –Email –Mapas –Comunicador instantâneo –Sites de Relacionamento –Fotos –Entre outros Princípios da plataforma –Usuário no controle –Simples –Fácil para desenvolver –Segurança

12 Formas de utilização da plataforma Serviços Live.com em geral –Sites ou aplicações com até 1 Milhão de acessos únicos podem ser utilizados a vontade –Acima de 1 Milhão de acessos Aceita publicidade da Microsoft US$ 0,25 por acesso Earth (Maps) –3 Milhões de “telhas” mês Silverlight (Vídeos) –4 Gigabytes de armazenamento –10 minutos de vídeo –700 Kbps Stream

13 Palestras A Plataforma Microsoft para a nova WEB Usando a plataforma Windows Live para construir aplicações Desenvolvedores e Designers Agilidade, colaboração e Produtividade Melhores Práticas com Ajax Web 2.0 nas corporações

14 Desenvolvedores e Designers Agilidade, colaboração e Produtividade Expression Studio e Visual Studio XAML Funcionalidades

15 Expression Studio e Visual Studio Com estas duas ferramentas a Microsoft promete solucionar o problema que designers e desenvolvedores tem para trabalhar num mesmo projeto, fazendo com que os designers utilizem componentes dos desenvolvedores como um simples combo à componentes mais sofisticados com Grids entre outros, ou seja quando um layout for para desenvolvimento já estará com componentes facilitando o desenvolvimento e fazendo com que não crie distorções no momento da implementação.

16 XAML O XAML (pronuncia-se "zemel") é a nova linguagem de marcação usada para criar interfaces de usuário de forma simples e rápida. É equivalente, porém muito mais poderosa que sua "antecessora", o HTML. O XAML não é uma linguagem em si. Ela é exatamente como o XML, que não contém nenhum tag específico, mas apenas as regras para crias suas próprias tags. O XAML também é a forma marcação para acessar o modelo de objetos do novo Windows Presentation Foundation e você pode ainda criar seus próprios objetos e acessá-los através do XAML.

17 Funcionalidades Gera testes e onde estão os erros –Padrões W3c –Padrões de Acessibilidade

18 Palestras A Plataforma Microsoft para a nova WEB Usando a plataforma Windows Live para construir aplicações Desenvolvedores e Designers Agilidade, colaboração e Produtividade Melhores Práticas com Ajax Web 2.0 nas corporações

19 Melhores Práticas com Ajax O que é Ajax Web 2.0 e Ajax Melhores Praticas CrossBrowser

20 O que é Ajax AJAX (acrônimo em língua inglesa de Asynchronous Javascript And XML) é o uso sistemático de tecnologias providas por navegadores, como Javascript e XML, para tornar páginas mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. AJAX não é somente um novo modelo, é também uma iniciativa na construção de aplicações web mais dinâmicas e criativas. AJAX não é uma tecnologia, são realmente várias tecnologias trabalhando juntas, cada uma fazendo sua parte, oferecendo novas funcionalidades.acrônimolíngua inglesaJavascriptXML web Ajax divide a tarefa das requisições, entre servidor e client. Fonte: Wikipedia

21 Web 2.0 e Ajax Com os inúmeros recursos multimídias iremos necessitar de menos requisições ao servidor. Interatividade mais inteligente. Trafego de rede menor Melhor usabilidade

22 Melhores Praticas Interface e Padrões Trafego Modelos Client e Server Update Progress Upload Progress Editor HTML On line

23 CrossBrowser Refere-se à habilidade de um site, Aplicação Web, contructor HTML ou script side-client suportar múltiplos navegadores.siteAplicação WebHTMLscriptside-clientnavegadores Esta aplicação deve ser construída através de uma forma de programação que utiliza tecnologias compatíveis com qualquer navegador Web que suporte as especificações do W3C.W3C Fonte: WikiPedia

24 Palestras A Plataforma Microsoft para a nova WEB Usando a plataforma Windows Live para construir aplicações Desenvolvedores e Designers Agilidade, colaboração e Produtividade Melhores Práticas com Ajax Web 2.0 nas corporações

25 Evolução da Web O que é WEB 2.0 ? Pilares da Web 2.0 Onde aplicar nas corporações Riscos e benefícios nas corporações Diminuindo os riscos Web 2.0 na Atento

26 Evolução da Web Publisher –Apenas quem desenvolvia o site podia interagir –Sites institucionais e com pouca informação e mudança Usuário –Usuário pode opinar, participar estar presente na construção do site –Blogs, Foruns com muita informação e mudança constante. Evolução que é natural não só como internet, tecnologia mas como humanos, a necessidade de interagir de estar em grupo, de ter conhecimento.

27 O que é WEB 2.0 ? Até pouco tempo a WEB ou internet era simplesmente a maior rede de COMPUTADORES do mundo. A WEB 2.0 é na verdade uma mudança de conceito pois a internet agora é a maior rede de PESSOAS do mundo.

28 Pilares da Web 2.0 Aspecto Social –É ouvir o que a comunidade deseja, promover interação entre usuários, estar em grupo. Marketing Viral –É o crescimento orgânico e sustentável, marketing boca a boca. Do consumidor para o consumidor –São os consumidores fazendo alem da propaganda boca a boca, criando as inovações que o produto ou serviço precisa é o consumidor criando pra ele mesmo.

29 Onde aplicar nas corporações De empregados para empregados De clientes para possíveis clientes Cliente criando e alterando produtos

30 Riscos e benefícios nas corporações Riscos –Confidenciabilidade –Informações erradas –A comunidade pode se virar contra dependendo da atitude –Problemas jurídicos e de patentes. Benefícios –Visibilidade –Comunidade trabalha para corrigir possíveis erros –Custos de comunicação reduzidos –Economia de pesquisa de marketing

31 Diminuindo os riscos As empresas em geral tem tomado algumas ações para diminuir os riscos da web 2.0 –Criação do Evangelizador É um profissional que atua nas comunidades para “tendenciar” opiniões, ajuda a comunidade a ter forma. –Regras para disponibilizar as informações da empresa. –Treinamento de como conversar com o publico –Deixar claro o que pode ser divulgado e o que não pode ser divulgado

32 Web 2.0 na Atento A Atento certamente vai passar por este processo, se já não está passando, pois cuidamos diariamente, na maioria dos casos, de consumidores de nossos clientes, logo teremos que não mais ouvir apenas o consumidor e sim ter ferramentas para interagir com a comunidade de nossos clientes e propor soluções para as comunidades que servimos.

33 Palestras A Plataforma Microsoft para a nova WEB –Bruno Nowak e Celso Gomes Usando a plataforma Windows Live para construir aplicações –Cezar Guimarães Neto Desenvolvedores e Designers Agilidade, colaboração e Produtividade –Carlos Zimmermann Melhores Práticas com Ajax –Fernando Cerqueira Web 2.0 nas corporações –Otávio Pecego Coelho

34 Fontes de pesquisa Silverligth.live.com www.nibblestutorials.net www.nibblestutorials.net/br Blogs.msdn.com/cguimar Dev.live.com www.fci.com.br Ajax.asp.net U2u.info/blog/kevin Blogs.ugidotnet.org/dinoes www.microsoft.com.br www.webinsider.com.br

35 Usabilidade O que é usabilidade ? –Refere –se ao grau com que o usuário consegue realizar uma tarefa Funcionalidade correta Eficiência de uso Facilidade de aprendizado Facilidade de relembrar Tolerante a erro do usuário Satisfação subjetiva

36 Por que usabilidade na Web ? Em 1998 cerca de 3 bilhões dólares deixaram de ser ganhos na web por causa de designers mal feitos Se o cliente não encontrar o produto ele não comprará Quem clica no mouse decide tudo Outros concorrentes estão a um clique de distância Na Web eles 1º usam e depois pagam a má usabilidade equivale a nenhum cliente

37 7 Regras básicas 1 - Clareza na arquitetura da informação 2 - Facilidade de navegação 3 - Simplicidade 4 - Relevância do conteúdo 5 - Manter a consistência 6 - Tempo Suportável 7 - Foco nos usuários


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