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UNIVERSIDADE DO ALGARVE

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DO ALGARVE"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DO ALGARVE
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO, HOTELARIA E TURISMO Helena Reis Junho2006

2 ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO, HOTELARIA E TURISMO - UAlg
Licenciatura Bi-Etápica em Turismo – diurno – Faro e Portimão Licenciatura Bi-Etápica em Gestão Hoteleira – diurno – Faro e Portimão Licenciatura Bi-Etápica em Gestão – diurno e nocturno – Faro e Portimão Licenciatura Bi-Etápica em Assessoria de Administração – nocturno – Faro e Portimão NOVO - Licenciatura em Informação e Animação Turística – diurno – Portimão

3 Universidade do Algarve
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo Assessoria de Administração adequada a Bolonha - da Formação ao Mercado Empregador

4 ENQUADRAMENTO 1. Enquadramento da proposta 2. Pressupostos de Bolonha
3. Objectivos da Licenciatura 4. Perfil de Competências 5. Saídas Profissionais 6. Plano de Estudos 7. Áreas científicas Conclusão

5 Enquadramento da Proposta
A proposta actual da Licenciatura em Assessoria de Administração ponderou os seguintes aspectos: função pública do distrito de Faro (Câmaras Municipais, Direcções Regionais, Escolas, Hospital e Universidade do Algarve) = 40% dos empregadores dos alunos e ex-alunos empresas privadas a nível nacional - procura de profissionais com formação superior na área da assessoria, para apoio a direcções e administrações. áreas de arquivo e documentação, informática e línguas, gestão e economia, Protocolo e Gestão de Eventos Qualidade e Certificação das Empresas e Cultura Empresarial – 2º ciclo

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7 Pressupostos de Bolonha
Integraram-se os seguintes critérios principais (Decreto Lei nº 42/2005): Duração do ano curricular: 40 semanas Nº de semanas de aula por semestre: 15; excepto 8º semestre (10 semanas) Trabalho de um ano curricular: 1680 horas Nº de créditos ECTS num ano inteiro: 60 Carga de trabalho exigível, em média, ao estudante por semana: 20 horas Nº de horas lectivas por semana: 12 a 15 horas 1 ECTS = 28 horas de trabalho (independentemente da tarefa que for executada) Os créditos conferidos por cada UC são expressos em múltiplos de meio crédito A 1 UC integrante do plano de estudos de mais de um curso do mesmo estabelecimento de ensino superior deve ser atribuído o mesmo nº de créditos, independentemente do curso UC de opção: matérias não estruturantes do curso

8 Objectivos profissionais de secretariado com competência para promover e participar no processo de gestão e desenvolvimento das organizações públicas e privadas; assessores para apoiar a gestão de departamentos e pessoas dentro das organizações, uso das novas tecnologias, enfrentar mudanças culturais, económicas, políticas, sociais e profissionais, com visão empreendedora; formar, académica e cientificamente, os profissionais de secretariado, facultando-lhes melhores condições de empregabilidade no mercado de trabalho; proporcionar formação adequada e indispensável ao processo de modernização do sector.

9 Perfil de Competências
COMPETÊNCIAS GENÉRICAS ter visão global da organização e das relações hierárquicas e interdepartamentais; analisar o trabalho a executar e estabelecer prioridades; capacidade de diagnóstico; capacidade de liderança e de trabalho em equipa; capacidade de adaptação a novos modelos de gestão; conhecer os princípios básicos da ciência económica, o comportamento dos principais agentes económicos; características e funcionamento dos mercados; ter capacidade de expressão oral e escrita na língua materna; assistir e assessorar directamente executivos, recolher e gerir informação necessária às decisões do executivo.

10 Perfil de Competências
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS comunicação, redacção, interpretação e resumo de correspondência documentos na língua materna e línguas estrangeiras; capacidade de planeamento, organização, implementação e controlo; recursos tecnológicos e das técnicas de secretariado; responsabilidade social, justiça e ética profissional; gerir eficazmente o tempo; sistemas de classificação, selecção, registo e distribuição da correspondência, capacidade de organização e manutenção de arquivos; organizar reuniões, assembleias, seminários, conferências, viagens e outros eventos; ergonomia e de higiene e saúde no trabalho; sistema jurídico português; interpretar os principais documentos de prestação de contas como apoio à gestão; análise estatística; prática das relações públicas no meio empresarial.

11 Saídas profissionais Secretária(o) de Direcção
Secretária(o) de Administração Secretária(o) de Conselho Directivo Técnica(o) de Recursos Humanos Relações Públicas Secretária(o) de CEO Assessor(a) de Imprensa Secretária(o) de Produção Secretária(o) de Gabinete de Contabilidade Técnica (o) Superior (sector público/sector privado) Técnico de Serviços Jurídicos; Responsável pelo tratamento electrónico da informação

12 Plano curricular da Licenciatura em Assessoria de Administração
Plano de Estudos Plano curricular da Licenciatura em Assessoria de Administração (regime nocturno)

13 Áreas científicas e ECTS
ÁREA CIENTÍFICA SIGLA ECTS OBRIGATÓRIOS OPTATIVOS Línguas e Literaturas Estrangeiras LLE 32,0 20 Secretariado e Trabalho Administrativo STA 28,5 8 Informática I 22,5 Língua e Literatura Materna LLM 17,0 Direito D 10,0 Economia EC 9,5 Contabilidade e Fiscalidade CF 9,0 Gestão e Administração GA 5,0 Psicologia P Biblioteconomia, Arquivo e Documentação BAD 4,5 Marketing e Publicidade MKT Estatística E TOTAL 152,0 28

14 Conclusões inquérito aos alunos exigências do mercado de trabalho estágios Associação Secretárias Profissionais Portuguesas introdução do Espanhol como língua obrigatória (passando a oferta das línguas estrangeiras para 4) reforço da Informática e Sistemas de Informação (= melhor desempenho dos alunos) oferta de Opções na área científica predominante como Sociologia do Trabalho Ou Protocolo e Gestão de Eventos Qualidade e Certificação das Empresas + Culturas Empresariais


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