A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

82 anos pregando as boas novas as boas novas sejam bem vindos!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "82 anos pregando as boas novas as boas novas sejam bem vindos!"— Transcrição da apresentação:

1

2 82 anos pregando as boas novas as boas novas

3 sejam bem vindos!

4 sejam bem vindos!

5 Vamos ao estudo de hoje...

6 03 de maio de 2014 Santidade ao Senhor!

7 A história continua... humildade Ensinar ao estudante como deve viver o pecador que foi justificado pela graça de Jesus, apresentando- lhe o fato de que este já morreu para o pecado e foi livre da escravidão para viver em santidade.

8 A história continua... TEXTO BÁSICO Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Rm6:23) TEXTO BÁSICO

9 Abimeleque 1/2 A lição de hoje marca o início de mais um grande bloco da Carta aos Romanos. Nós já estudamos dois, até agora. O primeiro tratou do problema do homem, que é o pecado (Rm 1:1-3:20), e o segundo, da providência divina, que é a justificação pela graça (Rm 3:21-5:21). Neste bloco, o terceiro, Paulo apresenta a santificação como proposta de vida aos que foram justificados pela graça, mediante a fé em Jesus (Rm 6:1-8:36).

10 Abimeleque 2/2 As duas próximas lições, Os combatentes, que trata sobre o capítulo 7, e O ajudador, que expõe o capitulo 8, fazem parte deste terceiro bloco, como veremos. Hoje, na lição Os vivificados, que se baseia no capítulo 6 de Romanos, aprenderemos como deve viver o pecador que foi justificado pela graça de Jesus. Paulo trata com brilhantismo o tema, mostrando o poder avassalador do pecado e a incoerência que existe no fato de o cristão viver novamente em sua prática. Sem mais demora, abra a sua Bíblia e vamos estudá-la.

11 Direto ao ponto Expor o capítulo 6 de Romanos, trecho em que o apóstolo Paulo trabalha um tema interessante, isto é, já que a salvação é pela graça, e Deus nos fez justos por meio da fé em Jesus somente, então podemos viver do modo que desejarmos? Este capítulo vai mostrar que não é bem assim.

12 I – VAMOS AO ESTUDO

13 Jesus é o caminho para o céu! O pecado tem sido ridicularizado pelos formadores de opinião não cristãos, em nossos dias. Quando tratam desse assunto, acabam minimizando- o, falando dele como se fosse coisa de “gente ignorante” ou apenas uma crendice religiosa. Contudo, Paulo afirma que o pecado é um veneno letal e tratá-lo como se fosse menos perigoso que isso é arriscado. De maneira especial, ele diz que o pecado não combina mais com o estilo de vida daquele que foi justificado por Jesus.

14 Jesus é o caminho para o céu!

15 1.A plena paciência de Jesus. VAMOS AS PERGUNTAS

16 1. Liberdade e não libertinagem. Bem aventurado os puros de Coração... Mt 5:8 1. Fale da incoerência de pensar que abusar do pecado é dar maior oportunidade para que a graça de Deus se manifeste. Baseie-se em Rm 6:1-2,15-16 e nos dois primeiros parágrafos do item 1.

17 1. Liberdade e não libertinagem. 2. Com base em Gl 5:13 e no item 1, analise a orientação dada por Paulo acerca de como usar a liberdade cristã.

18 2. Definitivamente mortos. Quem crer e for batizado será salvo... Mc 16:16 3. Leia Rm 6:2-11; o item 2, e analise a figura do batismo e seus significados.

19 3. Escravos de quem? 4. Conforme Rm 6:15-23 e o item 3, avalie quem são os dois senhores que dominam sobre os homens e as vantagens e desvantagens em servi-los. Comente sobre a “troca de senhores” que ocorre na conversão.

20 Como aplicar em sua vida... Os vivificados

21 II – VAMOS A PRÁTICA

22 1.A plena paciência de Jesus. VAMOS AS PERGUNTAS

23 1.Não dá pra ficar Encima do muro. É urgente que assumamos nossa posição como libertos do pecado. Você já é batizado? Já tem o atestado de que está morto e sepultado para o pecado? E a “novidade de vida”? Está procurando vivê-la cada dia? Não fique em cima do muro. Ou você morreu ou não morreu para o pecado. Ou você foi livre ou ainda vive escravizado por ele. Não dá para ficar com um pé na sepultura do pecado e outro na nova vida.

24 1.Não dá pra ficar Encima do muro. 5. Você tem facilidade para tomar decisões? Qual a sua decisão, em relação ao batismo e à “novidade de vida”? Existe “meio-morto”?

25 Segundo o apóstolo, não existe “meio- morto” nem “meio-escravo”. Ou somos escravos de Cristo ou somos escravos do pecado. Ou vivemos uma nova vida ou então não morremos para o pecado. Condutas erradas como mentiras, desonestidades e outros pecados, não combinam com quem está morto para o pecado. Quem se aproxima muito dos antigos vícios e pecados, corre o risco de ser novamente escravizado: Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! (1 Co 10:12). 2. Não dá pra Viver vida dupla.

26 2. Não dá pra Viver vida dupla. 6. Com base na segunda aplicação, reflita com a classe sobre o que é uma vida dupla. O que Paulo diria aos que possuem uma vida assim?.

27 VAMOS A0 AO DESAFIO SEMANAL VAMOS VAMOS AO DESAFIO SEMANAL

28 Todos, sem exceção, temos fraquezas a vencer. Na lição de hoje, aprendemos que o pecado já foi vencido por Cristo, mas que ele ainda se constitui uma ameaça constante para todo cristão. O tema não é tratado para nos encher de conhecimento, mas, sim, para nos levar a refletir sobre fraquezas que possuímos e que podemos vencer, uma vez que morremos para o pecado e fomos livres de sua escravidão. CONTINUA DESAFIO SEMANAL

29 Sendo assim, sugerimos um exercício espiritual para esta semana. Pense numa fraqueza sua, algo que, talvez, só você saiba. Em nome de Jesus, tome a decisão de não mais permitir que isso o domine. Em cada dia desta semana, leia a Bíblia, fale com Deus sobre essa fraqueza, confesse-a, peça a ele força para não ceder ao pecado, agradeça e peça sabedoria para permanecer como liberto da tirania do pecado. Creia: o Senhor o ajudará. DESAFIO SEMANAL

30

31 82 anos pregando as boas novas

32 EDIÇÃO EM POWER POINT


Carregar ppt "82 anos pregando as boas novas as boas novas sejam bem vindos!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google