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CICLO III MEDIUNIDADE Da Prática Mediúnica 03-24-2013 Sandra Benetti.

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1 CICLO III MEDIUNIDADE Da Prática Mediúnica Sandra Benetti

2 Roteiro de Estudo A influência moral do médium nas comunicações mediúnicas A influência do meio nas comunicações mediúnicas O exercício irregular da mediunidade como consequência Os perigos e os inconvenientes da mediunidade pelo seu mal uso As vantagens do exercício mediúnico quando voltados para o bem Fenômenos Mediúnicos: nas gestantes, nas crianças, nos animais Fenômeno Mediúnico da Intuição

3 A influência moral do médium e do meio nas comunicações mediúnicas

4 A influência moral do médium nas comunicações mediúnicas (cont.)
PALAVRA-CHAVE:

5 A influência moral do médium nas comunicações mediúnicas (cont.)
Q.226 (LM Cap. XX) – “O Desenvolvimento da mediunidade guarda relação com o desenvolvimento moral dos médiuns? “Não; a faculdade propriamente dita se radica no organismo; independe do moral. O mesmo, porém, não se dá com o seu uso, que pode ser bom, ou mau, conforme as qualidades do médium. “

6 A influência moral do médium nas comunicações mediúnicas (cont.)
Q.226 – 2a.parte (LM Cap. XX) . “Sempre se há dito que a mediunidade é um dom de Deus, uma graça, um favor. Por que, então, não constitui privilégio dos homens de bem e por que se vêem pessoas indignas que a possuem no mais alto grau e que dela usam mal?” Atriz Whoopi Goldberg como médium sem escrúpulos no filme “Ghost” “Todas as faculdades são favores pelos quais deve a criatura render graças a Deus, pois que homens há privados dela. Poderias igualmente perguntar por que concede Deus vista magnífica a malfeitores, destreza a gatunos, eloquência aos que dela se servem para dizer coisas nocivas. O mesmo se dá com a mediunidade. Se há pessoas indignas que a possuem, é que disso precisam mais do que as outras…”

7 “Ghost” Movie Trailer Atriz Whoopi Goldberg faz a médium Oda Mae Brown, uma médium sem escrúpulos no filme “Ghost”. a-I

8 A influência moral do médium nas comunicações mediúnicas (cont.)
Q. 226 – 4a. Parte (LM Cap. XX) – “Há médiuns aos quais, espontaneamente e quase constantemente, são dadas comunicações sobre o mesmo assunto, sobre certas questões morais, por exemplo, sobre determinados defeitos. Terá isso algum fim? “Tem, e esse fim é esclarecê-lo sobre o assunto frequentemente repetido, ou corrigí-los de certos defeitos. Por isso é que a uns falarão continuamente do orgulho, a outros, da caridade….”

9 A influência moral do médium nas comunicações mediúnicas (cont.)
Simpatia Médium Espírito Comunicante

10 A influência moral do médium nas comunicações mediúnicas (cont.)
Baseia-se, de um modo geral, na simpatia que o médium sente pelos Espíritos comunicantes. Se estes não lhe são simpáticos, pode o médium alterar-lhes as respostas e assimilá-las às sua próprias idéias, mas não influencia os próprios Espíritos, autores das respostas. Mau intérprete Médium

11 A influência moral do médium nas comunicações mediúnicas (cont.)
QUALIDADE QUE ATRAEM OS BONS ESPÍRITOS: DEFEITOS QUE AFASTAM OS BONS ESPÍRITOS orgulho egoismo inveja ciúme ódio cupidez sensualidade todas as paixões que escravizam o homem à matéria bondade, benevolência, simplicidade do coração, amor ao próximo, desprendimento das coisas materiais

12 A influência moral do médium nas comunicações mediúnicas (cont.)
Auxílio aos Espíritos sofredores. Exemplo do Livro “Nos Domínios da Mediunidade”, psicografia de Chico Xavier pelo Espírito André Luiz A psicofonia é descrita de forma simples, qual processo de enxertia neuropsíquica. O médium “empresta” seu órgão vocal e possibilidade das sensações, mas permanece no comando firme da vontade, limitando caprichos e excessos, mantendo dessa forma a dignidade do trabalho caridoso e do próprio recinto. ©PROJETO IMAGEM

13 A influência do meio nas comunicações mediúnicas

14 A influência do meio nas comunicações mediúnicas
Q. 221 (LM Cap. XXI). 1ª. Parte- “O meio em que se acha o médium exerce alguma influência nas manifestações? “Todo os Espíritos que cercam o médium o auxiliam, para o bem ou para o mal.” Q. 221 (LM Cap. XXI). 2ª. Parte- “Não podem os Espíritos superiores triunfar da má- vontade do Espírito encarnado que lhes serve de intérprete e dos que o cercam? Podem, quando julgam conveniente e conforme a intenção da pessoa que a eles se dirige. Já o dissemos: os Espíritos mais elevados se comunicam, às vezes, por uma graça especial, mau grado à imperfeição do médium e do meio, mas , então, estes= se conservam completamente estranhos ao fato.”

15 A influência do meio nas comunicações mediúnicas
Q. 221 (LM Cap. XXI). 3ª. Parte- “Os Espíritos superiores procuram encaminhar para uma corrente de idéias sérias as reuniões fúteis? “Os Espíritos superiores não vão às reuniões onde sabem que a presença deles é inútil. Nos meios poucos intruídos, mas onde há sinceridade, de boa mente vamos, ainda mesmo que aí só instrumentos medíocres encontremos. Não vamos, porém, aos meios instruídos onde domina a ironia. Em tais meios, é necessário se fale aos ouvidos a aos olhos: esse o papel dos Espíritos batedores e zomebeteiros. Convém que aqueles que se orgulham da sua ciência sejam humilhados pelos Espíritos menos instruídos e menos adiantados.”

16 A influência do meio nas comunicações mediúnicas
Q. 221 (LM Cap. XXI). 4ª. Parte- “Aos Espíritos inferiores é interdito o acesso às reuniões sérias? “Não, algumas vezes lhes é permitido assistir a elas, a fim de aproveitarem os ensinos que vos são dados; mas, conservam-se silenciosos, como estouvados numa assembléia de gente ponderada.”

17 A influência do meio nas comunicações mediúnicas
Q. 232 (LM Cap. XXI) “Fora erro acreditar alguém que precisa ser médium, para atrair a si os seres do mundo invisível. Eles povoam os espaço; temo-los incessantemente em torno de nós, ao nosso lado, vendo-nos, observando-nos, intervindo em nossas reuniões, seguindo-nos, ou evitando-nos, conforme os atraímos ou repelimos. A Faculdade medúnica em nada influi para isto; ela mais não é do que um meio de comunicação”

18 A influência do meio nas comunicações mediúnicas
Q. 232 (LM Cap. XXI) “Em resumo: as condições do meio serão tanto melhores, quanto mais homogeneidade houver para o bem, mais sentimentos puros e elevados, mais desejo sincero de instrução, sem idéias preconcebidas ©PROJETO IMAGEM

19 O exercício irregular da mediunidade como consequência

20 O exercício irregular da mediunidade como consequência
A mediunidade pode ser empregada tanto para o bem como o mal. Seu objetivo é colocarmo-nos em contato com outras dimensões além dos 5 sentidos, proporcionando ensinamentos para o adiantamento pessoal e de outros. Quando usada para recompensa material ou uso fútil, desvia-se do seu fim, podendo assim criar novas dificuldades na sua jornada.

21 O exercício irregular da mediunidade como consequência (cont.)
Q ª.parte (LM- Cap. XVIII) Exercício muito prolongado acarreta fadiga. Repare-se pelo repouso. Inconstância dos trabalhadores nas reuniões. Q ª.parte (LM- Cap. XVIII) Desenvolvimento da mediunidade em crianças é desaconlhado pelos Espíritos Superiores. – organismos débeis e delicados.

22 Os perigos e os inconvenientes da mediunidade pelo seu mal uso

23 Os perigos e os inconvenientes da mediunidade pelo seu mal uso
O maior perigo para o médium é a vaidade, o orgulho, a falta de condições morais e seus “devotos”. Devem fugir dos “favores” e das tentativas de serem “pagos” pelos seus trabalhos mediúnicos. As evocações feitas levianamente ou por divertimento abre a porta aos Espíritos zombeteiros ou malfazejos.

24 Os perigos e os inconvenientes da mediunidade pelo seu mal uso (cont.)
Facilmente somos alvos de ligações mentais com espíritos não moralizados, que podem influenciar num comportamento negativo. Outro perigo é o médium pensar que se ele não desenvolver sua mediunidade ele terá uma vida de dor e sofrimento. Isso não é verdade, todos temos o direito de escolha.

25 As vantagens do exercício mediúnico quando voltados para o bem

26 As vantagens do exercício mediúnico quando voltados para o bem
Excelente Psicoterapia- Toda comunicação passa pelo inconsciente do médium, durante o trajeto, o influxo telepático atrai e arrasta consigo sentimentos e idéias com os quais tenha algum vinculo afetivo. Assim o médium extroverte conteúdos mentais que desta maneira deixam de exercer pressão sobre o inconsciente. “As Faculdades Espirituais do Ser” Djalma Argollo

27 As vantagens do exercício mediúnico quando voltados para o bem (cont.)
Reiteradas comunicações- de cunho moral, filosófico, cientifico vai gerar progresso no médium (Divaldo e Chico) “As Faculdades Espirituais do Ser” Djalma Argollo

28 As vantagens do exercício mediúnico quando voltados para o bem
A doutrinação aplicada- o medianeiro fixa pela repetição da mensagem no inconsciente. Auto Transformação do Médium- Pelo tipo mais comum de problema de comportamento apresentado pelos espíritos através dele, pode sentir qual o problema que traz em si. Qual o complexo que mais o domina e/ou a qualidade que lhe falta. Grupo Mediúnico- O mesmo se aplica ao grupo. Toda orientação dos amigos espirituais deve ser tomada para si. “As Faculdades Espirituais do Ser” Djalma Argollo

29 Mediunidade Nas Gestantes
Nas Gestantes: A maioria dos autores espíritas aconselham que a medium se abstenha de participar das reunioes mediunicas, quando trabalha com psicofonia ou psicografia, durante a gravidez. Dentre as varias razoes alegadas, destacam-se a influencia que os fluidos dos espiritos comunicantes podem ter

30 Mediunidade nas Crianças
Haverá inconveniente em desenvolver-se a mediunidade nas crianças? Certamente e sustento mesmo que é perigoso, pois esses organismo débeis e delicados sofreriam por essa forma grandes abalos, e as respectivas imaginações excessiva sobreexcitação. Assim, os pais prudentes devem afastá-las dessas idéias, ou, quando nada, não lhes falar do assunto, se não do ponto de vista das conseqüências morais. Allan Kardec: O livro dos médiuns. Cap. 18, item 221, 6ª pergunta.

31 Mediunidade nas Crianças (cont…)
Quando uma criança a faculdade se mostra espontânea, é que está na sua natureza e que a sua constituição se presta a isso. O mesmo não acontece, quando é provocada e sobreexcitada. Allan Kardec: O livro dos médiuns. Cap. 18, item 221, 7ª pergunta. Ÿ Em que idade se pode ocupar, sem inconvenientes, de mediunidade? Não há idade precisa, tudo dependendo inteiramente do desenvolvimento físico e, ainda mais, do desenvolvimento moral. Allan Kardec: O livro dos médiuns. Cap. 18, item 221, 8ª pergunta.

32 Mediunidade nas Crianças (cont…)
A prática do Espiritismo [...] demanda muito tato, para a inutilização das tramas dos espíritos enganadores. Se estes iludem a homens feitos, claro é que a infância e a juventude mais expostas se acham a ser vítimas deles. Sabe-se, além disso, que o recolhimento é uma condição sem a qual não se pode lidar com Espíritos sérios. As evocações feitas estouvadamente e por gracejo constituem verdadeira profanação, que facilita o acesso aos Espíritos zombeteiros, ou malfazejos. Ora, não se podendo esperar de uma criança a gravidade necessária a semelhante ato, muito de temer é que ela faça disso um brinquedo, se ficar entregue a si mesma. Allan Kardec: O livro dos médiuns. Cap. 18, item 222.

33 Mediunidade nos Animais (cont…)
Vidência - Os animais são naturalmente videntes e vêem espíritos sem distinguir em que dimensão eles estão, pois transitam com facilidade as diversas dimensões. Porém não tem mediunidade, pois para tal tem que ter consciência. (“Todos Animais Merecem o Céu “– Marcel Benedeti)

34 Fenômeno Mediúnico da Intuição
A intuição constituiu um sistema inicial de intercâmbio (mediunismo primitivo); Exemplo - Médiuns de pressentimentos: os que têm intuição de acontecimentos futuros; No inspirado, difícil muitas vezes se torna distinguir as idéias que lhe são próprias do que lhe é sugerido. A espontaneidade é principalmente o que caracteriza esta última. Nos grandes trabalhos da inteligência é onde mais se evidencia a inspiração.O fenômeno mediúnico continua a sua trajetória evolutiva e só atinge a culminância com a Doutrina Espírita, que define a mediunidade como condição natural do ser humano e a enfoca sob os aspectos racional e científico.

35 Conclusão “Sendo assim, por tudo que foi exposto, evidencia-se, para todos aqueles que se dedicam ao trato da mediunidade, a necessidade de empreenderem os melhores esforços para a própria renovação moral, buscando, dia a dia, transformar as antigas imperfeições em valores positivos da alma, uma vez que, só desse modo, encontrarão a paz de consciência pela certeza do dever cumprido” (Apostila ESDE – FEB Programa Complementar” – Módulo IV – Roteiro 3)

36 Mediunidade com Jesus

37 Bibliografia ESDE – Complementar Tomo Único – Módulo IV e V
O Livro dos Médiuns (Allan Kardec) Cap. XVIII, XX e XXI Nos Domínios da Mediunidade ( Andre Luiz, Psicografia de Chico Xavier) As Faculdades Espirituais do Ser (Djalma Argollo)

38 TENHAM UMA ÓTIMA SEMANA!


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