A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula de Física Fevereiro de 2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula de Física Fevereiro de 2013"— Transcrição da apresentação:

1 Aula de Física Fevereiro de 2013
Diagrama de Fase Aula de Física Fevereiro de 2013

2 Diagrama de Fase CO2 Curva de fusão (1): Delimita as regiões correspondentes às fases sólida e líquida.   Curva de vaporização (2) : Delimita as regiões correspondentes às fases líquida e de vapor. Curva de sublimação (3) : Delimita as regiões correspondentes às fases sólida e de vapor. Ponto triplo ou tríplice (T) : Estado comum às três curvas; é representativo do equilíbrio entre as três fases da substância.

3 Diagrama de Fase H2O Curva de fusão (1): Delimita as regiões correspondentes às fases sólida e líquida.   Curva de vaporização (2) : Delimita as regiões correspondentes às fases líquida e de vapor. Curva de sublimação (3) : Delimita as regiões correspondentes às fases sólida e de vapor. Ponto triplo ou tríplice (T) : Estado comum às três curvas; é representativo do equilíbrio entre as três fases da substância.

4 Diagrama de Fase Granizo Orvalho Neve

5 Diagrama de Fase Geada Neblina ou Nevoeiro

6 O diagrama de fases apresentado abaixo é de uma substância hipotética.
a) Em que fase a substância se encontra quando sob pressão de 300 mm Hg e à temperatura de 10°C? b) Em que fase a substância se encontra quando sob pressão de 300 mm Hg e à temperatura de 30°C? c) Qual é o nome da mudança de fase que ocorre quando a substância passa de B para A? Sólida Líquida Solidificação

7 O diagrama de fases apresentado abaixo é de uma substância hipotética.
d) Qual é o nome da mudança de fase que ocorre quando a substância passa de D para E? e) Em que fase a substância não poderá se encontrar se estiver submetida a uma pressão inferior à do ponto triplo T? Liquefação ou Condensação Líquida

8 Equilíbrio Sólido-Líquido Fusão e Solidificação
Volume aumenta Exceto (água): volume diminui

9 Equilíbrio Sólido-Líquido Fusão e Solidificação
Diminuição de pressão → Diminuição da temperatura Exceções (água): aumento de pressão → diminuição da temperatura

10 Efeito Tyndall

11 Uma determinada porção de uma substância passa do estado líquido para o estado sólido. A porção de sólido obtida flutua sobre a parte que ainda está líquida. Pode-se afirmar que: O volume da substância diminui com a solidificação. Os estados sólido e líquido desta substância têm mesma densidade. Para esta substância um aumento de pressão acarreta uma diminuição na temperatura de fusão. Para esta substância um aumento de pressão acarreta um aumento na temperatura de fusão. A temperatura de fusão desta substância é a mesma, qualquer que seja a pressão sobre ela exercida.

12 Um aumento da pressão sobre o gelo faz com que sua temperatura de fusão:
mantenha-se constante. diminua aumente aumente e a seguir diminua diminua e a seguir aumente A água é uma exceção. Um aumento de pressão sobre o gelo acarreta uma diminuição na temperatura de fusão.

13 Equilíbrio Líquido-Vapor Ebulição e Condensação
Aumento de Pressão → Aumento da Temperatura

14 Equilíbrio Líquido-Vapor Ebulição e Condensação

15 Equilíbrio Líquido-Vapor Ebulição e Condensação
Na panela de pressão, a pressão da água é elevada para que o cozimento seja mais rápido.

16 Sim, desde que a pressão sobre a água seja bem menor do que 1 atm.
Você sabe que a água entra em ebulição a 100° C quando sob pressão normal (1 atm). É possível ferver a água à temperatura ambiente? Sim, desde que a pressão sobre a água seja bem menor do que 1 atm. Analise a proposição abaixo e assinale se está certa ou errada. "O ponto de ebulição da água é sempre 100°C em qualquer ponto da superfície terrestre, mesmo que ela esteja sendo fervida em recipientes abertos e em locais de altitudes diferentes“. Com o aumento da altitude diminui a pressão sobre a água e menor é a temperatura de ebulição. Analise a proposição abaixo e assinale se está certa ou errada. "Quando a água é aquecida numa panela de pressão fechada, a temperatura atingida é maior do que 100°C pois a pressão no interior da panela é maior do que 1 atm". Certa. Quanto maior a pressão maior é a temperatura de ebulição.

17 No clube que Paulo se associou existe a possibilidade de fazer sauna seca ou sauna a vapor. Paulo quer sentir a menor sensação de calor. Qual delas deve escolher? A menor sensação de calor é sentida na sauna seca, pois é menor umidade do ar no seu interior, facilitando a evaporação do suor.

18 Pressão Máxima de Vapor Isotermas de Andrews

19 Pressão Máxima de Vapor Isotermas de Andrews
Substância Pressão crítica Temperatura crítica Água 217,5 atm 374 °C CO2 73 atm 31 °C

20 Pressão Máxima de Vapor Isotermas de Andrews
Vapor (θ ≤ θC): liquefaz-se por compressão isotérmica. Gás (θ > θC): não se liquefaz por compressão isotérmica.

21 Umidade do Ar Evaporação
H: Umidade Relativa f: pressão parcial do vapor F: pressão máxima de vapor Natureza do Líquido Pressão externa Área de superfície temperatura

22 Umidade do Ar Evaporação
A termorregulação do corpo humano baseia-se no fato de que o suor, ao evaporar, retira calor do corpo, mantendo constante a temperatura A água se conserva fresca em potes de barro porque, sendo o barro um material poroso, parte da água o atravessa e evapora, retirando calor da água que permanece dentro do pote.

23 Umidade do Ar Evaporação
O maior “calor” que sentimos em ambiente úmido deve-se ao fato de que a velocidade de evaporação é tanto menor quanto mais vapor exista no ar.

24 Umidade do Ar Evaporação
O vento e as correntes de ar produzidas por ventiladores amenizam essa sensação, por afastarem da pele o ar carregado de vapor.

25 Equilíbrio Sólido-Vapor Sublimação


Carregar ppt "Aula de Física Fevereiro de 2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google