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PublicouKevin Chao Alterado mais de 10 anos atrás
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Hidrogénio e Pilhas de Combustível nos Transportes Rodoviários
Tiago Lopes Farias Instituto Superior Técnico PORTUGAL Educação Tecnológica
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Dois grandes desafios nos transportes rodoviários
Congestionamento - Que medidas tomar? mais infra-estruturas? mais transportes públicos? penalizar veículo particular? Ambiente - Protocolo de Quioto (Redução das emissões de Gases com Efeito de Estufa) Emissões de Poluentes
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OS TRANSPORTES RODOVIÁRIOS E O AMBIENTE
Emissões de Poluentes (CO, HC, NOx e Partículas) Normas Euro cada vez mais exigentes Tecnologia tem de responder a esse desafio Protocolo de Quioto: Acordo global: 2008 – 2012 redução de 5% GEE (face a 1990) Portugal: permitido aumento de 27% GEE 1990…2003: aumento + 30% Soluções apenas tecnológicas?
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OS TRANSPORTES RODOVIÁRIOS E O AMBIENTE
Solução não tecnológica: utilizar menos o automóvel FONTE: DGTT Passag. x kms (modos rodoviário e ferroviário)
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OS TRANSPORTES RODOVIÁRIOS E O AMBIENTE
Portugal
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+ = = + = + 2.0 km 30.0 km 90.0 km “COMPARAÇÃO ENERGÉTICA”
1”BigMac”+batatas fritas+Cola=1400 kCal ou kJ 200 cm3 de gasolina = Menu “Big Mac” 2.0 km + = 30.0 km = + Comparando o que se consegue fazer com a mesma energia.No caso das viaturas é só 2Km de deslocação. No caso da bicicleta são 30km. 90.0 km = +
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Soluções Tecnológicas
Apostando nos conceitos actuais - motores de combustão interna - combustíveis fósseis - …. Inovando recorrendo a tecnologias alternativas novos sistemas de propulsão novos combustíveis …. novo conceito de automóvel
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Soluções Tecnológicas
Apostando em novas tecnologias e num novo conceito de automóvel Combustíveis alternativos Etanol Metanol... Hidrogénio? Sistemas de propulsão alternativos Híbridos, eléctricos... Pilhas de combustível?
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Funcionamento de uma pilha de Combustível
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Cada célula: 0,5 - 1 V Intensidade: 0,3 –1 A cm2 Potência 0,3-0,5 W/cm2 MODULAR Mais área...mais intensidade mais células...mais voltagem Necessidade de empilhar células. Temos na prática de gerar tensões de 200V. Eficiência Superior Diesel: % Gasolina: % Pilha: %
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Pilhas de combustível: principais desafios
Custo da pilha:- 500 USD por kW (10 x preço de motor c. Int.) Custo de componentes Fiabilidade Aceitação social Arranque a frio .... Combustível ideal: hidrogénio Produção Armazenamento Abastecimento Custo Ciclo de Vida desfavorável?
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A família NECAR da Daimler Chrysler
Necar 3 (1997; CH3OH) Necar 4 (1999) Necar 5 e Jeep Commander (2000; CH3OH)
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Opel Hydrogen 3 Combustível: 4.6 kg LH2 or 3.1 kg CH2
Autonomia: 400 or 270 km (EDC) Pilha com 200 células (94 kW) Motor com 60 kW/ 82CV 36 % eficiência (EDC) Vel. Max.: 160 km/h Arranque em 30 s (-20ºC)
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Grande maioria dos construtores igualmente envolvidos
Toyota FCHV – 4 (hybrid) BMW 7series (V12 H2) Ford FCV Honda FCX
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AUTOnomy e Hy-wire (General Motors)
O protótipo O objectivo
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Hy-wire O protótipo
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AUTOnomy by GM O objectivo
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Projecto “CUTE - Clean Urban Transport for Europe”
Objectivo: Construção e implementação de uma frotas de autocarros urbanos a pilha de combustível assim como da infra-estrutura de produção e abastecimento de H2. Utilização de pilha de combustível de Hidrógéneo em transportes públicos
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Mercedes-Benz Citaro Componentes
Pilhas de combustível (2 Ballard Mk 902, 150 kW(*) cada) Controlo de gases Tanques de hidrogénio Dynetek 350 Bar (42 kg) Arrefecimento Ar condicionado Base: Autocarro MB Citaro 12 m 3 portas piso rebaixado Componentes auxiliares Actuados mecanicamente Transmissão automática ZF Motor Central Electric Ruland 200 kW potência de tracção (*) potência bruta
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Project “CUTE - Clean Urban Transport for Europe”
10 Cidades Europeias Porto (STCP + BP + IST), Barcelona, Madrid, London, Hamburg, Luxemburg, Stockholm, Amsterdam, Stuttgart, Reykjavik 3 autocarros Evobus por cidade Diferentes métodos de produção de H2 - energias renováveis; - gás natural, - refinaria/petróleo - electrólise da água
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Instituto Superior Técnico
Bibliografia Tiago Lopes Farias Instituto Superior Técnico PORTUGAL 23 de Novembro de 2004
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