A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As 9 respostas de um Sábio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As 9 respostas de um Sábio"— Transcrição da apresentação:

1 As 9 respostas de um Sábio
Tales de Mileto nasceu em Tebas, no ano 625 A.C Morreu em Atenas em 547 A.C., aos 78 anos.

2 Tales de Mileto Foi um filósofo grego, fundador da Escola Jônica, considerado como um dos 7 sábios da Grécia Antiga. Matemático, astrônomo e um grande pensador, Tales de Mileto viajou ao Egito, onde realizou estudos e entrou em contato com os mistérios da religião egípcia É atribuído a ele, a previsão de um eclipse do Sol, no ano de 585 A.C. Também realizou uma façanha incrível: seu talento matemático era tão pouco comum, que conseguiu estabelecer com precisão a altura das pirâmides, apenas medindo a sombra que projetavam Alguém disse: que foi o primeiro a dar una explicação lógica, para a ocorrência dos eclipses.

3 Se destacou principalmente por seus trabalhos em filosofia e matemática. Nesta última ciência , lhe atribuem as primeiras demonstrações de teoremas geométricos, mediante o raciocínio lógico, e foi por estes trabalhos que o consideram o pai da Geometria. Foi o primeiro a sustentar que a Lua brilhava pelo reflexo do Sol, e por conseguinte determinou o número exato de dias, que contém um ano. Para provar que seu conhecimento teria utilidade prática, afirmou que em um determinado ano, a colheita de azeitonas seria excepcional. Então ele arrendou a maioria das refinarias de azeite de Mileto. Com esta manobra ganhou um bom dinheiro, somente com o propósito de fazer calar os que diziam que a filosofia era um capricho dos ociosos.

4 As 9 Respostas de um Sábio
“Um sofista se aproximou de Tales de Mileto, e tentou confundi-lo com as perguntas mais difíceis. Mas o sábio de Mileto estava a altura da prova, porque respondeu a todas as perguntas sem a menor vacilação, e com a maior exatidão.”

5 Responda as perguntas antes de clicar no mouse.
1 – O que é mais antigo ? R.– DEUS, porque sempre existiu. 2 – O que é mais belo ? R.– O UNIVERSO, porque é a obra de Deus.

6 3 – Qual é a maior de todas as coisas ?
R.– O ESPAÇO, porque contém tudo do Criador. 4 – O que é mais constante ? R.– A ESPERANÇA, porque permanece no homem, mesmo depois de ter perdido tudo.

7 5 – Qual é a melhor de todas as coisas ?
R.– A VIRTUDE, porque sem ela não existiria nada de bom. 6 – Qual é a coisa mais rápida de todas ? R.– O PENSAMENTO, porque em menos de um minuto, nos permite voar até o final do Universo.

8 7 – Qual é a mais forte de todas as coisas ?
R.– A NECESSIDADE, porque é com ela que o homem enfrenta todos os perigos da vida. 8 – O que é o mais fácil de todas as coisas ? R.– Dar CONSELHOS.

9 E o Sábio de Mileto replicou:
Mas quando chegou a nona pergunta , nosso sábio falou um paradoxo. Deu uma resposta , quiçá não entendida por seu mundano interlocutor. A pergunta foi esta: 9 – O que é o mais difícil ? E o Sábio de Mileto replicou: Conhecer-se a si mesmo.


Carregar ppt "As 9 respostas de um Sábio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google