A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Que visão teve Daniel no primeiro ano do rei Belsazar? Daniel 7:2,3 Quatro do agitavam o

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Que visão teve Daniel no primeiro ano do rei Belsazar? Daniel 7:2,3 Quatro do agitavam o"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 1. Que visão teve Daniel no primeiro ano do rei Belsazar? Daniel 7:2,3
Quatro do agitavam o grande. Quatro , grandes, diferentes uns dos outros, subiam do

4 O primeiro ano de Belsazar foi em 553/552 a. C
O primeiro ano de Belsazar foi em 553/552 a.C. A profecia do capítulo 7 cobre o mesmo período histórico que o sonho do capítulo 2, e ambos abrangem desde os dias do profeta até o estabelecimento do reino de Deus.

5 Os quatro animais representam reinos/nações, e fazem paralelo com a representação das quatro divisões apresentadas no capítulo dois de Daniel.

6 Os mesmos reinos são indicados com uma riqueza de informações e detalhes muito maior, de modo que esta visão amplia a visão de Daniel dois. Assim, é possível perceber outros eventos que se darão na sequência profética.

7 2. Escreva o nome e a descrição dos animais? Daniel 7:4-7
Verso Nome Descrição v.4 v.5 v.6 v.7 Ver apêndice

8 3. Porque o quarto animal chamou atenção de Daniel
3. Porque o quarto animal chamou atenção de Daniel? Daniel 7:7,19,23 - Marque com um “X” a alternativa correta ( ) Porque tinha uma mensagem bíblica para todos os povos. ( ) Porque era terrível, espantoso e tinha dez chifres. ( ) Porque dele sairia um chifre pequeno.

9 A atenção de Daniel nesta visão foi chamada para o quarto animal, os dez chifres e o surgimento do chifre pequeno que subiu e derrubou a três outros chifres.

10 Os dez chifres (v. 20 e 24) correspondem aos dez dedos da estátua de Daniel 2, e simbolizam a divisão do Império Romano após a queda de Roma em 476 d.C. (Dan. 2:41).

11 4. O que representa o quarto animal? Daniel 7:23
O quarto animal será um reino na terra, o qual será de todos os reinos na terra, e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços.

12 O quarto animal, descrito como terrível e espantoso, representa o império Romano que sucedeu à Grécia após a batalha de Pidna em 168 a.C. O período romano está dividido em duas fases: o de Roma Imperial ou pagã (168 a.C a 476 d.C) e o de Roma Papal (538 d.C – 1798 ).

13 Ambos os períodos são caracterizados pelo ferro, (força), e perseguição ao povo de Deus. O Império Romano foi aos poucos se desintegrando e no ano 476 d.C., com a queda de Rômulo Augusto, seu último imperador, foi dividido em dez partes que hoje constituem a Europa.

14 5. O que representa o chifre pequeno
5. O que representa o chifre pequeno? Daniel 7:8, 24 - Marque com um “X” a alternativa correta ( ) Representa Roma pagã. ( ) Representa a formação da Europa. ( ) Representa Roma Papal.

15 O chifre pequeno representa Roma Papal ou Cristã que surgiu logo após a desintegração do poder Romano em 476 d.C., quando esse império foi dividido em dez partes que hoje formam a Europa. O chifre nasceria, mas aumentaria de tamanho e destruiria três povos (Visigodos [508], Vândalos [534] e Ostrogodos [538]).

16 Esse poder daria continuidade à atuação do animal terrível e espantoso, que perseguiu o povo judeu e aos cristãos. Essa instituição se elevaria contra o próprio Deus. A atuação da ponta pequena seria diferente dos demais reinos que haviam passado (Babilônia, Medo-Pérsia e Grécia).

17 6. Como seria a atuação do chifre pequeno ao longo da história
6. Como seria a atuação do chifre pequeno ao longo da história? Daniel 7:21, 25; 8:12 - Marque com um “X” a alternativa correta ( ) Guerrearia contra os santos. ( ) Mudaria os tempos e a lei de Deus. ( ) Perseguiria os santos por 1260 anos.

18 O chifre pequeno representa o poder que a Igreja Católica herdou do Império Romano. Roma Cristã continuaria com a obra de Roma pagã, perseguindo e matando o povo de Deus por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.

19 Encontramos no edito de Justiniano o início de um período que se identifica com o cumprimento desta profecia. Em 538 d.C. o bispo de Roma tornou-se o líder supremo do Cristianismo. Esta supremacia se estendeu por anos, terminando em 1798 d.C., com o aprisionamento do Papa Pio VI pelas tropas de Napoleão Bonaparte.

20 Foi durante o período de atuação da ponta pequena que a tradição, a apostasia e os ensinos pagãos entraram gradativamente na igreja e os ensinos bíblicos foram deixados de lado e substituídos pelos dogmas da igreja.

21 A ponta pequena tinha uma boca que falava com insolência (Dan. 7:8; Mar. 2:7). Escrevendo aos cristãos de Roma, Paulo destaca que eles mudaram a verdade de Deus em mentira (Rom. 1:25).

22 7. O que aconteceria logo após o período de atuação da ponta pequena
7. O que aconteceria logo após o período de atuação da ponta pequena? Daniel 7:26, 9, 10 - Marque V ou F ( ) O estabelecimento do juízo pré-advento no céu. ( ) Nada aconteceria. ( ) A primeira vinda de Jesus.

23 Após o período de atuação da ponta pequena, Daniel vê o estabelecimento de um juízo no céu. O juízo é composto de duas fases: a primeira é conhecida como juízo pré-advento ou investigativo, ocorre antes da 2º vinda de Cristo.

24 A segunda fase é do juízo de comprovação (judicativo) que ocorrerá por ocasião do milênio no Céu (I Cor. 6:2; Apoc. 20:4). A terceira fase do juízo é a de execução e ocorrerá após os mil anos. Nesta fase, Satanás e os ímpios serão destruídos pelo fogo e deixarão de existir (Apoc. 20:7-10).

25 O juízo divino tem como objetivo: vindicar o caráter de Deus perante o universo; vindicar o Seu povo e fazer justiça aos santos. A profecia indica que os santos, os que forem fiéis a Deus e à Sua Palavra, e rejeitarem os ensinos pagãos de Roma, receberão o reino por toda a eternidade.

26 Após o período dos quatro reinos, da divisão dos dez chifres, da atuação da ponta pequena por 1260 anos e do encerramento do juízo no Céu, Jesus então voltará. (Dan. 7:14, 18, 22 u.p e 27).

27 Compromisso de fé: ( ) Creio que as profecias de Daniel alertam sobre o anticristo. ( ) As profecias demonstram que o anticristo tentaria mudar a lei de Deus. ( ) Quero aprender mais sobre as profecias apocalípticas.


Carregar ppt "1. Que visão teve Daniel no primeiro ano do rei Belsazar? Daniel 7:2,3 Quatro do agitavam o"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google