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A EXPERIÊNCIA DO IGFSS: um modelo que produz resultados

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Apresentação em tema: "A EXPERIÊNCIA DO IGFSS: um modelo que produz resultados"— Transcrição da apresentação:

1 A EXPERIÊNCIA DO IGFSS: um modelo que produz resultados
Nelson Ferreira

2 Agenda Macro-enquadramento Gestão da Dívida Gestão do Património
Modelo de Gestão do IGFSS Conclusões

3  Macroenquadramento

4 Macro-enquadramento Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social
Direcção-geral da Segurança Social Instituto de Gestão Financeira Instituto de Gestão do Fundo de Capitalização Instituto de Informática da Segurança Social Instituto de Segurança Social Sistema Público Previdencial Solidariedade Protecção Familiar Sistema de Acção Social Sistema Complementar Orçamento de  M€ Receitas Contribuições  M€ Orçamento Estado  M€ Outras Receitas  M€ Despesas Pensões  M€ Desemprego/Doença  M€ Acção Social  M€

5 Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social
Macro-enquadramento Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social Orçamento e Conta Gestão Financeira Gestão do Património Gestão da Dívida Áreas de Suporte Coerciva Grandes clientes O IGFSS em números Gerimos um orçamento superior a M€ Abastecemos diariamente 30 instituições Gerimos processos executivos Administramos imóveis Temos 470 colaboradores e 20 balcões distritais

6  Gestão da Dívida

7 Modelo prejudicial ao desenvolvimento económico
 Gestão da Dívida O modelo anterior – gestão de contas-correntes Modelo desconcentrado com autonomia de actuação, dificultando a consolidação de informação Inserção manual de informação, aumentando erros Apuramento demorado da dívida com um prazo médio de instauração de um processo de cobrança coerciva entre 1 a 2 anos, prejudicando a constituição de garantias patrimoniais e a eficácia da cobrança Modelo prejudicial ao desenvolvimento económico

8 Taxa de recuperação de dívida insatisfatória
 Gestão da Dívida O modelo anterior – gestão de dívida Gestão burocrática de processos, criando uma visão fragmentada do cliente Modelo reactivo, nunca preparado nem focado na cobrança Modelo desorganizado, sem definição correcta de prioridades Esforço pesado das equipas, remando assincronamente Taxa de recuperação de dívida insatisfatória

9  Gestão da Dívida Visão estratégica
3 Vectores de mudança, suportados num reforço do modelo de gestão Automatismos Modelo Gestão Negociação Viabilização

10  Gestão da Dívida Automatismos
Tramitação automática dos processos (da instauração à penhora, à extinção) Desmaterialização Interconexão de dados Patrimoniais Créditos Responsáveis subsidiários Penhoras…

11  Gestão da Dívida Negociação Celebração de acordos prestacionais
Atendimento focado na cobrança Reversão sobre singulares

12  Gestão da Dívida Viabilização Perspectiva económica de longo prazo
Criação de Gabinete de Apoio ao Investidor Parceiro IGFSS Devedor Investidor

13  Gestão do Património

14  Gestão do Património Caracterização
1.057 Imóveis de Renda Livre, incluindo prédios, lojas, terrenos, unidades fabris, etc. Imóveis de Renda Social, estando a maioria a necessitar de obras de reabilitação. Valor patrimonial superior a 300M€. Valor de mercado superior a 400M€.

15  Gestão do Património Visão estratégica
Valorização e Rentabilização do Património de Renda Livre Valorização de imóveis numa óptica do ROI Valorização de activos estratégicos Actualização de rendas Redução de imóveis devolutos e de cedências gratuitas Gestão mais eficaz e de proximidade para a Habitação Social Cedência de Património a entidades locais e venda a arrendatários Reabilitação de fachadas e zonas comuns (empreitada contínua) Regularização matricial e predial de 800 predial

16  Modelo de Gestão do IGFSS

17  Modelo de Gestão do IGFSS
5 dimensões desenvolvidas de forma articulada com recurso a práticas inovadoras de gestão

18  Modelo de Gestão do IGFSS
Gestão por Objectivos Balanced Scorecard Traduzir a estratégia em objectivos  12 Mapas Estratégicos  Monitorização on-line  120 Objectivos, 330 indicadores  Responsabilização e Proactividade  Alinhamento com ISO 9001  Alinhamento com Avaliação Individual Resultados: 90% objectivos superados

19  Modelo de Gestão do IGFSS Gestão por Objectivos
Mapa Estratégico 2007

20  Modelo de Gestão do IGFSS
Gestão da Qualidade  5.ª entidade nacional reconhecida com o 1.º nível de excelência do modelo da EFQM: COMMITTED TO EXCELLENCE (2006)  Certificação pela Norma Internacional NP EN ISO 9001:2000 (Out 2007) VISÃO: Instituto líder na Qualidade do serviço público

21  Modelo de Gestão do IGFSS
Gestão de Recursos Humanos  Plano de Recrutamento Cenarização das saídas até 2020  Plano de Formação Alinhamento com visão estratégica  Plano de Combate ao Absentismo Motivação Resultados: taxa de cobertura das saídas de 155% 40H formação/colaborador (2006) taxa de absentismo de 5,4%

22  Modelo de Gestão do IGFSS
Gestão da Comunicação  Plano de Comunicação anual  Gestão da Mudança  Reforço da cultura institucional  Comunicação electrónica  Transparência das decisões  Envolvimento dos colaboradores - Resultados: Lançamento de 500 iniciativas de comunicação

23  Modelo de Gestão do IGFSS
Responsabilidade Social  Dupla vertente - interna: satisfação colaboradores - externa: retorno à sociedade  23 iniciativas desde 2006 - Apoio a 5 instituições - Banco do tempo - Recolha de sangue Resultados: Recolha anual de 1 tonelada de donativos Renovação de Instituição Social

24  Conclusões

25  Conclusões Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social
Visão Estratégica Práticas de gestão inovadoras Um modelo de gestão que produz resultados…

26  Conclusões

27  Conclusões

28  Conclusões

29 Resultados de negócio: rentabilização
 Conclusões Resultados de negócio: rentabilização Diferencial entre a rendibilidade média das aplicações financeiras do IGFSS e a rendibilidade média do MMI (Mercado Monetário Interbancário)

30  Conclusões Outros Resultados
N.º de Penhoras Bancárias em 2007: N.º de gerentes revertidos: Aumento da receita de arrendamento: % Rendas não cobradas: 16,49% em 2005, 4,6% actual Satisfação de arrendatários: % Visitas ao site de vendas de imóveis: Taxa de Reclamação na Avaliação Individual:

31 Obrigado


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