A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalhar com segurança em circos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalhar com segurança em circos,"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalhar com segurança em circos,

2 Simbologia obrigatória

3 Riscos eléctricos – ligação à terra
Nas instalações temporárias é preciso ter um cuidado especial com o cabo de abastecimento eléctrico, pois no caso de ele ficar perfurado e um dos condutores das fases tocar na estrutura metálica, pode ser fatal para quem estiver no exterior e tocar na estrutura metálica haverá risco de morte por electrocussão, devido ao cabo eléctrico não ter normalmente antes do quadro um diferencial de protecção que provocaria o disparo se houvesse fuga eléctrica à terra. Uma solução será ter um diferencial de 300 a 500mA imediatamente à saída da energia seja no poste ou de quadro e a estrutura estar electricamente ligada à terra. Os postes metálicos de iluminação têm geralmente uma boa terra pois estão interligados e tem de ter um valor óhmico reduzido para a evitar electrocussões e suportar as descargas atmosféricas (relâmpagos) pelo que se aconselha a ligação do fio de terra a eles quando o terreno seja pavimentado ou não haja boa terra. Nunca trabalhar sem a ligação de terra.

4 Ligar à terra todo o equipamento metal electrificado

5 Riscos eléctricos – protecção por diferenciais
Verificar que não há fios descarnados ou pilotos de lâmpadas sem tampas na instalação de 230Vac ou outros pontos metálicos electrificados à vista. Para prevenção de electrocussão o(s) diferenciais têm de ser de 30mA e manterem-se em bom estado de funcionamento. Salienta-se que só se morre por electrocussão quando a corrente eléctrica atravessa o corpo humano numa intensidade superior a 50mA. Em cada nova montagem tem de se testar o(s) diferenciais (cada diferencial tem um botão de teste se o quadro estiver com energia eléctrica e o botão não provocar o disparo é porque o diferencial está avariado).

6 Teste de ligação de terra
Com um multímetro seleccione a posição ómega (medição da resistência eléctrica) e teste as ligações de terra. O valor exibido tem de ser pequeno no máximo alguns ohm.

7 Exemplo de quadro Quadro feito com materiais não metálicos, com vários diferenciais e saídas para sub-quadros

8 Quadro com vários diferenciais de 30mA
Todos os sectores tem um diferencial independente

9 Sistemas de sustentação
Ver treliças e resistência do material de sustentação.

10 Ver desgaste do pinhão e estado dos cabos
Ver desgaste do pinhão e estado dos cabos. O sem-fim é que segura a cúpula dos circos

11 Bancadas As bancadas não devem ser montadas em locais muito inclinados ou moles

12 Avisos e ou alertar o público para não pular ou bater pé


Carregar ppt "Trabalhar com segurança em circos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google