A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Milhares de pessoas conduzem suas vidas em silencioso desespero” Thoreau

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Milhares de pessoas conduzem suas vidas em silencioso desespero” Thoreau"— Transcrição da apresentação:

1 ACONSELHAMENTO PASTORAL CLASSE 1º ANO SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA NACIONAL – ARAÇATUBA/SP

2 “Milhares de pessoas conduzem suas vidas em silencioso desespero” Thoreau

3 Você concorda com essa frase?
Você acha que ela pode ser aplicada a cristãos? (João 10:10) eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Qual a porcentagem de cristãos que se encontram dentro das igrejas que não vivem aquilo que Jesus chamou de vida abundante?

4 Poimênica e Aconselhamento Pastoral
Poimênica – ciência do agir do pastor. O Aconselhamento Pastoral é uma das dimensões da poimênica. O termo “aconselhamento pastoral”, foi utilizado inicialmente nos Estados Unidos a partir do século XX, para ajudar as pessoas que tinham problemas e dificuldades que os afligia. Embora o termo “aconselhamento pastoral” seja recente, esteve sempre presente nas igrejas cristãs.

5 Poimênica e Aconselhamento Pastoral
No período do Novo Testamento, os que tinham o dom da exortação eram orientados a desenvolvê-lo com esmero, dando ao corpo de Cristo a capacidade de desenvolvimento harmonioso. Exortação significa andar ao lado de alguém para ajudar, além de poder se referir ao ato de apoiar e encorajar alguém em necessidade. (Rm ) A NVI traduz o termo grego “parakaleo” como dar ânimo.

6 Poimênica e Aconselhamento Pastoral
Richard Baxter, pregador inglês do século XVII, disse: “O pastor não pode ser somente um pegador público, mas deve ser conhecido também como um conselheiro de almas, assim como o médico o é para o corpo”. Richard Baxter

7 Definições de Aconselhamento
“Aconselhamento consiste em uma ação de ajuda com o intuito de curar, sustentar, orientar, encaminhar e reconciliar pessoas problemáticas para que sarem de seus problemas e retornem à vida.” Roger Hurding “Aconselhar pode ser definido como “proclamação do perdão dos pecados” e “comunicação da Palavra de Deus” Albert Friesen (para este autor, no aconselhamento pastoral é estabelecido um diálogo que tem por objetivo levar ao “rompimento com as trevas”. Neste diálogo são “utilizados os princípios bíblicos para a orientação da conduta e das decisões”

8 Definições de Aconselhamento
“Aconselhamento pastoral é ‘a arte de ajudar a fazer ver as coisas que não podem ser vistas’”. Sidnei Vilmar Noé (conforme este autor, mesmo quando as pessoas passam por situações de crise que afetam a sua integridade, elas têm uma relativa consciência do que está acontecendo). “Aconselhar é qualquer compreensão profunda entre duas pessoas que resulta numa mudança de personalidade” Rollo May

9 Therapeia De certa forma, aquele que exerce a capacidade de aconselhar é, na verdade, um terapeuta. Therapeia: “cuidados afetivos”, “ministrar prevenções”, “manifestar-se em solicitude”, “mostrar-se solícito”, “ser apto para demonstrar cuidado com as coisas do cotidiano”, “preparação de um remédio”, “busca de prevenção”. Leitura: Sl ; Pv (A palavra saúde no hebraico é remédio); Sl 19.7a

10 Aconselhamento Pastoral
O aconselhamento é um relacionamento que inclui: Alguém que procura ajuda Alguém disposto a ajudar Capacitação ou prepara de quem está disposto a ajudar Uma situação que permita a possibilidade de dar e receber ajuda

11 O sucesso do pastor na tarefa de aconselhar, dependerá diretamente do seu conhecimento da natureza humana, das técnicas de aconselhamento, e da ajuda do Espírito Santo.


Carregar ppt "“Milhares de pessoas conduzem suas vidas em silencioso desespero” Thoreau"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google