A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transparência de Qualificações no Espaço Europeu

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transparência de Qualificações no Espaço Europeu"— Transcrição da apresentação:

1 Transparência de Qualificações no Espaço Europeu
EUROPASS Transparência de Qualificações no Espaço Europeu

2 Centro Nacional Europass - CNE
Reunião Cluster - Aprendizagem ao Longo da Vida CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato Coimbra, 13 de Julho de 2010 Muito boa tarde. O meu nome é Catarina Oliveira e é na qualidade de responsável pelo Centro Nacional Europass que hoje me dirijo a todos vós. A minha apresentação vai ser composta por uma breve apresentação dos documentos que compõem este novo Quadro Comunitário, o Europass em que gostaria de ficassem a conhecer estes 5 documentos que já ouviram falar

3 Apresentação de números relativos ao uso de alguns documentos
Objectivos Divulgação do Europass 2. Apresentação dos 5 documentos Apresentação de números relativos ao uso de alguns documentos Tornar os documentos acessíveis e conhecidos do público em geral promovendo o seu uso e a divulgação do Quadro Europass; Aumentar o impacto dos documentos e a efectividade na sua utilização salvaguardando a sua correcta utilização; Contribuir para o desenvolvimento de novos instrumentos de reconhecimento de competências e qualificações Contribuir para o aumento da informação sobre mobilidade e reconhecimento de qualificações e competências quer junto de quem concorre a um emprego ou a uma oportunidade de aprendizagem, quer junto de entidades empregadoras e de recrutamento.

4 O que é o Europass? O Europass é um quadro comunitário criado para alcançar a transparência de qualificações e competências, promovendo a mobilidade na educação, formação e no mercado de trabalho. O Europass é reconhecido em toda a Europa! Estes documentos são oficiais e estão disponíveis em todas as línguas e países da União Europeia.

5 Centro Nacional Europass - CNE
Entidade que, ao nível nacional, é responsável pela coordenação do EUROPASS e por garantir a correcta aplicação da Decisão (Nº 2241/2004) que o constitui. Permitam-me iniciar esta minha exposição sobre o que é o Europass: enquadramento, a quem se destina, os países elegíveis e o conceito de cada documento. Qualquer cidadão ou entidade que pretenda obter qualquer tipo de esclarecimento sobre o Europass deve recorrer ao CNE. Muitas vezes o CNE não compete esclarecer questões específicas, quando estas são do domínio de outras entidades competentes, mas sim reencaminha-las para estes serviços.

6 A quem se destina… Beneficiários
Os cidadãos europeus e os residentes nos Estados Membros. Países participantes Estados Membros Países do Espaço Económico Europeu Países em fase de adesão Países candidatos à adesão Islândia, Liechtenstein e Noruega

7 Europass Suplemento ao Certificado
Instrumentos para o Reconhecimento de Qualificações e Competências Europass Curriculum Vitae Europass Passaporte de Línguas Europass Mobilidade Europass Suplemento ao Diploma Europass Suplemento ao Certificado

8 Europass Curriculum Vitae
Permite registar detalhes sobre: percurso no mercado de trabalho educação e formação competências linguísticas capacidades e competências pessoais informação adicional É um documento que permite ao titular uma apresentação das suas qualificações e competências. É um documento que permite ao titular uma apresentação sistemática, cronológica e flexível das suas qualificações e competências. É um documento de acesso livre e preenchimento pessoal. informação adicional (actividades paralelas e hobbies).

9 Europass Passaporte de Línguas
É um documento que permite ao titular registar os seus conhecimentos linguísticos e as suas experiências e competências culturais. Tem uma dupla função: - Pedagógica - Informativa É um documento de acesso livre e preenchimento pessoal. Valoriza todas as experiências, mesmo aquelas que são realizadas em contextos não formais de educação. Função P: na medida em que pretende incentivar os aprendentes de línguas a melhorarem as suas capacidades de comunicar em diferentes línguas e prosseguirem novas aprendizagens e experiências interculturais; Função I: na medida em que pretende documentar as capacidades linguísticas dos titulares de maneira exaustiva, transparente e fiável, e comunicar a terceiros essas mesmas capacidades de forma comparável a nível internacional.

10 Documentos ECV e EPL A titulo de curiosidade, os dados estatísticos da CE relativamente ao uso dos ECV e ELP Fonte:

11 Europass Mobilidade É um documento pessoal que permite ao titular registar : - o seu percurso de aprendizagem noutro país O Europass Mobilidade é preenchido pela sua organização de envio e assinado pela organização de acolhimento - o seu percurso de aprendizagem: o seu estágio, a sua formação profissional ou os seus estudos na Europa num modelo comum europeu, - o Europass - Mobilidade é preenchido pela sua organização de envio e assinado pela organização de acolhimento envolvidas no projecto de mobilidade, numa língua acordada entre si e as duas organizações valoriza todas as experiências, mesmo aquelas que são realizadas em contextos não formais de educação.

12 Europass Mobilidade Princípios de funcionamento
O Europass Mobilidade não pode ser solicitado a título individual. Objectivos - Promover a mobilidade - Aumentar a transparência - Incentivar o reconhecimento P.func: Todas as entidades que organizam percursos de mobilidade nos países mencionados podem apresentar o pedido de emissão do documento para os seus beneficiários Obj: -Promover a mobilidade com vista à aprendizagem, dando maior visibilidade aos seus resultados; Aumentar a transparência dos percursos europeu através da valorização dos conhecimentos e competências adquiridos; Incentivar o reconhecimento das experiências vividas no estrangeiro.

13 Parceiro no país de acolhimento
Europass – Mobilidade Parceiro no país de envio CNE ↓↑ Beneficiário Parceiro no país de acolhimento

14

15

16

17 Europass – Mobilidade

18 Dados Estatísticos a nível nacional
Europass Mobilidade: Dados Estatísticos a nível nacional 2005 2006 2007 2008 2009 2010 (Junho) Feminino 161 393 314 385 504 420 Masculino 145 395 250 340 401 262 Total 306 788 564 725 905 682 Fonte:

19 Europass Suplemento ao Certificado
É um documento que é anexado a um certificado de Formação Profissional, que dá uma descrição geral do curso e dos créditos do seu diploma de formação profissional. Destina-se a facilitar a compreensão por terceiros, sobretudo noutro país. É útil quando está à procura de um estágio, de uma mobilidade para estudos ou de um emprego no estrangeiro. A sua emissão é da responsabilidade da instituição de formação. Destina-se a facilitar a compreensão por terceiros, sobretudo noutro país, do significado do certificado, em termos de competências adquiridas, pelo seu titular.

20 Europass Suplemento ao Diploma
É um documento que é anexado a um diploma do Ensino Superior, que dá uma descrição geral do curso e dos créditos do seu diploma académico. Destina-se a facilitar a compreensão por terceiros. Este suplemento oferece aos empregadores no estrangeiro uma noção do mérito do seu diploma. É útil quando está à procura de um estágio, de uma mobilidade para estudos ou de um emprego no estrangeiro. 1.A sua emissão é da responsabilidade da instituição de ensino superior que atribui o diploma. 2.Destina-se a facilitar a compreensão por terceiros, sobretudo noutro país, do significado do diploma, em termos de conhecimentos e competências adquiridas, pelo seu titular.

21 Website do Centro Nacional Europass

22 Contactos Todos os documentos e restante informação estão disponíveis em: Contactos: Centro Nacional Europass – Catarina Oliveira Av. Infante Santo 1 – Piso 4 Lisboa Tel.: (+ 351) Fax: (+ 351)


Carregar ppt "Transparência de Qualificações no Espaço Europeu"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google