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Controller Controladoria Niveis

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Apresentação em tema: "Controller Controladoria Niveis"— Transcrição da apresentação:

1 Controller Controladoria Niveis

2 Controladoria Departamento responsável pelo projeto, elaboração , formatação e controle das informações operacionais financeiras e contábeis Organizar e reportar informações para a tomada de decisão Manter constantemente monitoramento sobre os controles das diversas atividades Influenciar as decisões dos gestores

3 Controladoria Objetivo: Estudo e prática das funções de planejamento, controle, registro e divulgação dos fenômenos da administração econômica e financeira em geral

4 Controladoria Missão: otimizar os resultados econômicos da empresa por meio da definição de um modelo de informações baseado na forma de gestão

5 Controladoria Uma empresa que possui controladoria consegue responder:
Sabe-se as origens de cada ingresso de recurso? Sabe-se o destino de cada item de saída? As receitas e despesas estão dentro dos valores e limites esperados? Os desvios nesses parâmetros são de rápido conhecimento? Os SIC suprem as tomadas de decisão?

6 Controladoria - Estruturação:
Contábil – Fiscal Contabilidade tradicional Relatórios com fins societários, fiscais, tributários, auditoria Conciliação de contas Controle patrimonial Planejamento e Controle Orçamento e projeções Contabilidade gerencial Acompanhamento do negócio Medidas de Desempenho

7 Controladoria Funções
Contribuir, Conhecer e acompanhar o plano de negócios Controle das operações – analisar os sistemas operacionais Medir performance Medir eficiência dos objetivos do negócio Proteção para os ativos da empresa Redução de custos Verificar objetivos traçados e realizados Analisar causas de desvios e sugerir soluções Analisar a adequação da utilização de recursos (materiais e humanos)

8 Controller Assessorar o CEO e os demais gestores na definição estratégica, fornecendo informações rápidas e confiáveis sobre a empresa Planejamento operacional baseado no sistema de informações atual, integrado para otimização das análises Controle: Juiz ou perito - Qualidade

9 Gestor do Sistema de Informações Gerenciais
Controller Finance controller Corporative Controller Planting Controller Controller para unidade de negócios Gerente de controladoria Gerente Administrativo Financeiro Gestor do Sistema de Informações Gerenciais

10 Controller: técnicos Contabilidade Finanças Sistemas de Informações
Tecnologia da informação Visão empresarial Métodos quantitativos Processos informatizados nas funções de bens e serviços

11 Controller Coletar informações para tomada de Decisão
Elaboração de relatórios Informações customizadas Gráficos e formas visuais de informações Visão pro ativa e preocupada para o futuro

12 Controller Relatórios automáticos, precisos e confiáveis Conselheiro
Consultor – soluções Imparcialidade Vender sua posição Respeitar posicionamento dentro da empresa

13 Globalização Contabilidade Social Contabilidade Ambiental Ética
Consultoria de Alto Nível – Business Plan - Estratégia

14 Controladoria Estratégica
Planejar as informações necessárias para o planejamento, implementação e controle das estratégias das empresas Elaborar e contribuir para o Business Plan – Planejamento Estratégico

15 Controladoria Estratégica
Planejamento Estratégico – nível estratégico Controle Gerencial - nível tático Controle Operacional – nível operacional

16 Planejamento Estratégico
Início para estruturar o controle estratégico

17 Desafio para qualquer organização...
Sobreviver Se desenvolver Reagir Proagir Incerteza e Complexidade dar respostas rápidas e eficazes às mudanças impostas pelo ambiente planejar e agir sobre o ambiente para provocar mudanças que influenciem o ambiente a seu favor

18 Estratégia A estratégia é um plano, ou seja, um curso de ação deliberadamente e concebido para atingir determinados objetivos. A estratégia é um pretexto, quando assume contornos de um blefe, uma manobra concebida para enganar um concorrente ou competidor. A estratégia é um padrão quando ações ou abordagens distintas se fundem, emergindo daí um padrão de comportamento o qual resulta na estratégia de uma empresa. A estratégia é uma posição na medida em que é uma maneira de colocar ou posicionar a organização dentro do seu ambiente. A estratégia é uma perspectiva, pois seu conteúdo exprime a forma da organização ver o mundo, enfatizando determinados aspectos do negócio, da cultura e da ideologia da organização.

19 Estratégia Estratégia: linha mestra de pensamento ou orientação para um grupo de atividades ou operações visando um objetivo comum. A estratégia fixa a direção A estratégia focaliza o esforço A estratégia define a organização A estratégia provê consistência Além de simples projeções de crescimento de vendas, produção ou lucros Dar forma a negócios e produtos de modo que eles possibilitem, os lucros e o crescimento almejados

20 Análise Externa Setor País Mercado Matriz BCG Ameaças e Oportunidades
5 forças de Porter

21 Participação no Mercado Taxa de Crescimento do Mercado
MATRIZ BCG Baixa participação num mercado de alto crescimento Obter participação neste mercado pode ser dispendioso, mas se os pontos de interrogação tiverem potencial de longo prazo para tornarem-se estrelas ou vacas leiteiras, vale a pena investir neles. Alta participação num mercado com alta taxa de crescimento. Mercados com crescimento rápido tendem a atrair muita concorrência. Empresas necessitam gastar muito para proteger e ampliar a sua participação de mercado. O ideal é que as estrelas transformem-se em vacas leiteiras. Participação no Mercado ALTA BAIXA ? Taxa de Crescimento do Mercado BAIXA ALTA Baixa participação num mercado de crescimento lento. Os abacaxis servem um grupo leal de clientes lucrativos, porém tendem a não ser uma fonte importante de receita para a empresa. Geralmente, são eliminados das empresas. Alta participação num mercado de crescimento mais lento. A concorrência é menos intensa associada a uma liderança no mercado geram vacas leiteiras, ou seja, unidades cujas receitas podem ir para outros negócios ou para pesquisas e desenvolvimento.

22 Análise Interna Pontos Fracos Pontos Fortes SWOT

23 Definição Missão Valores Visão Objetivos de Longo Prazo
Objetivos de Curto Prazo Metas Estratégias

24 Estratégia “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo” (Peter Drucker) “É mais importante adotar a estratégia correta do que o lucro imediato” (Philip Kotler) “Deve-se concentrar recursos onde a empresa tem uma vantagem competitiva significativa” (Von Clausewitz) “Há significativa vantagem para o primeiro que se movimenta” (Sun Tzu)

25 Plano Estratégico

26 Plano Estratégico


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