A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COTAS PARA NEGROS NA UnB

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COTAS PARA NEGROS NA UnB"— Transcrição da apresentação:

1 COTAS PARA NEGROS NA UnB
Jaques Gomes de Jesus Assessor de Diversidade e Apoio aos Cotistas Universidade de Brasília Fontes: CESPE, SAA, DDS, ACS, ADAC.

2 AGENDA DE INCLUSÃO RACIAL

3 DADOS SÓCIO-ECONÔMICOS: Candidatos
Renda familiar inferior a R$ 1.500: 57,7% dos pretos / 30% dos brancos; Renda familiar acima de R$ 2.500: 46,6% dos brancos / 20,4% dos pretos.

4 ISENÇÃO DE TAXAS DE INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

5 PARTICIPAÇÃO EM CURSOS SEGUNDO PONTO DE CORTE* PARDOS
*Ponte de corte alto: maior concorrência no vestibular (exemplo: Medicina; Ponto de corte baixo: menor concorrência no vestibular (exemplo: Pedagogia)

6 PARTICIPAÇÃO EM CURSOS SEGUNDO PONTO DE CORTE PRETOS
*Ponte de corte alto: maior concorrência no vestibular (exemplo: Medicina; Ponto de corte baixo: menor concorrência no vestibular (exemplo: Pedagogia)

7 PRESENÇA NEGRA 2004: 2,0%; 2006: 10,0%; ~2100 estudantes cotistas;
2004: 2,0%; 2006: 10,0%; ~2100 estudantes cotistas; Ocupam 2% das vagas universais.

8 DESEMPENHO ACADÊMICO COMPARADO
Aprovação: Transferência: 71,74% Vestibular - Cotas: 88,90%; Universal: 92,98% Trancamento: Cotas: 1,73% Universal: 1,76% Média geral (0-5): Cotas: 3,57 Universal: 3,79

9 Gráfico: Rendimento no Curso entre quem entrou e quem não entrou pelas cotas para negros no 2º Vestibular de 2004

10 Gráfico: Rendimento no Curso entre quem entrou e quem não entrou pelas cotas para negros no 1º Vestibular de 2005

11 Gráfico: Rendimento no Curso entre quem entrou e quem não entrou pelas cotas para negros no 2º Vestibular de 2005

12 DIVERSIDADE DE EXPRESSÕES RACIAIS
Grupos ativos em várias áreas; Coletivo Enegreser; Programa Brasil Afroatitude; Grupos de capoeira; Assessoria de Diversidade e Apoio aos Cotistas.

13 ATRIBUIÇÕES DA ASSESSORIA
Acompanhar os estudantes cotistas desde o ingresso; Coordenar o CENTRO DE CONVIVÊNCIA NEGRA; Formular, fomentar e executar programas de gestão da diversidade; Participar de discussões relativas à inclusão de grupos historicamente discriminados.

14 TRABALHOS DA ASSESSORIA
Divulgação de Outdoors, Cartazes e Folders sobre o sistema de cotas; Negociação de bolsas de estágio (STJ) e de pesquisa (Fubra/Kalungas); Busca de oportunidades de estudos e trabalho de extensão (Exposição Abdias Nascimento); Difusão de informações por meio de site, grupos de discussões na internet e cartas aos estudantes; Acompanhamento dos estudantes cotistas desde o ingresso por vestibular; PROJETO COTISTAS NAS ESCOLAS.

15 CENTRO DE CONVIVÊNCIA NEGRA
A proposta do Centro de Convivência Negra surgiu no sentido de formar um espaço físico de investimento na diversidade, através da valorização da pessoa negra e de sua participação na vida acadêmica; Reformas em fase de conclusão, com espaços para reuniões, vídeo e biblioteca.

16

17 DADOS QUANTITATIVOS 8% dos atendidos pela Diretoria de Desenvolvimento Social são cotistas; 12,8% são de fora do Distrito Federal; Acompanhamento de todos os casos de abandono do curso (15); Atendimento a casos excepcionais; Existem cerca de 170 bolsas de estágio ou pesquisa específicas.

18 REAÇÕES AO CENTRO: Freqüentadores
Sentimentos após terem conhecido o Centro: Satisfação; alegria; sensação de acolhimento; conquista; elo de ligação da universidade com os estudantes negros. Palavras associadas ao Centro: Principais: Apoio, Igualdade e Luta; Periféricas: Acolhimento, Negritude, Afroatitude, Cotas, Inclusão, Oportunidade, Respeito e Diferenças.

19 REAÇÕES À INCLUSÃO NA UnB
Palavras associadas a “inclusão racial na UnB”: Principais: Cotas, Direito, Justiça, Preconceito, Respeito; Periféricas: Acesso, Discriminação, Educação, Exclusão, Histórica, Igualdade, Negros, Oportunidade, Racismo, Raças, Social.

20 WWW.UNB.BR/COTAS CCN@UNB.BR (61) 3307-3971
CONTATOS (61)


Carregar ppt "COTAS PARA NEGROS NA UnB"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google