A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
LILACS Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde Maria Regina Chiquetto Sueli Mitiko Yano BIREME/OPS/OMS IV Reunião de Coordenação Regional da BVS Grupo de Trabalho E-Portuguese 19 e 20 de setembro de 2005

2 LILACS Base de dados bibliográfica criada em 1985 para registro da literatura científica e técnica na área de Ciências da Saúde, produzida nos países da América Latina e Caribe a partir de Contém: artigos de revistas livros e séries monográficas teses manuais relatórios técnico-científicos documentos não convencionais

3 LILACS 627 Centros Cooperantes 378.678 registros.
De 1998 a 2005 a contribuição média anual para a LILACS tem sido de registros

4 Contribuição por País

5 Distribuição por Tipo de Literatura
Teses 4% Revistas 78% Não convencionais 1% Monografias 17%

6 Distribuição por Idioma
Inglês 9% Espanhol 53% Português 38%

7 Revistas indexadas: 690 revistas de 18 países

8 LILACS na BVS Fortalecimento do papel da LILACS como índice central da produção científica latino-americana e do Caribe; O controle bibliográfico do que é publicado em cada um dos países é fundamental para a identificação e disseminação dessa produção em formato eletrônico; A LILACS permite o acesso à produção científica da Região que está tanto em papel como em suporte eletrônico.

9 LILACS na BVS LILACS: base de dados referencial com ligação para textos completos: - campo de dados na Metodologia para identificação do suporte eletrônico e URL Integração da LILACS com outros produtos e serviços da BVS: SCAD, Scielo, etc.

10 Integração de LILACS

11 Integração LILACS-SciELO-PUBMED
atualização automática da LILACS a partir da SciELO; envio de arquivos SciELO para PubMed; indexação online das revistas MEDLINE; redução do tempo entre aparecimento da revista e sua indexação em bases de dados internacionais.

12 LILACS-Express É o registro do artigo da revista na base de dados LILACS tão logo seja publicado ou mesmo antes da sua publicação. Foi criada para que os elementos dos dados do registro bibliográfico dos artigos de uma revista indexada na LILACS sejam enviados pelo editor via internet em linguagem XML. No momento participam somente as revistas SciELO que são indexadas na LILACS.

13

14

15 Revistas LILACS-Express
86 títulos, sendo:  68 de SciELO Brasil  14 de SciELO Chile  01 do México, 01 dos Estados Unidos e 01 da Colômbia, que fazem parte do SciELO Saúde Pública  01 da Argentina que utiliza a Metodologia SciELO

16 Documentos em formato eletrônico
Total de documentos com link para o texto completo (14,2% do total de registros da base). Deste total, (90,5%) são artigos de revistas. 317 títulos de revistas (SciELO ou sites próprios) representando 46,0% do total de títulos da base.

17 Documentos em formato eletrônico: País x Tipo de Literatura
Todos os tipos de literatura Títulos de revistas Brasil 28.083 114 Colômbia 2.392 34 México 2.650 33 Argentina 1.165 31 Chile 3.962 28 Cuba 5.171 25 Venezuela 1.639 21 Peru 654 11 Costa Rica 857 09 Outros 7.131 Total (14,2%) 317 (46,0%)

18 Vantagens Maior visibilidade da revista, pois permite o
acesso ao artigo no momento da pesquisa na base; Possibilidade de fazer parte da LILACS- Express, reduzindo o tempo entre o aparecimento da revista e sua indexação na base de dados.

19 Metodologia LILACS Conjunto de normas, manuais, guias e aplicativos desenvolvidos para bases de dados bibliográficas e referenciais.

20 Entrada e recuperação de dados na Internet: LILDBI-W
Programa para entrada de dados, utilizando recursos da Internet, que permite: operação multi-usuário melhorar o controle de qualidade da entrada de dados otimizar a forma de envio de registros trabalhar com várias bases de dados ao mesmo tempo

21 LILDBI_W Três perfis de acesso: Administrador:
configuração do sistema; definição dos campos da base; definição das consistências de cada campo; registro de usuários; definição das permissões de acesso; visão geral da base Institucional e dos documentalistas.

22 Editor editar os registros já certificados; gerar estatísticas da base certificada; controle da base de dados Institucional. Documentalista criar novos registros não certificados; editar os registros não certificados; certificar registros; importar registros; exportar registros; base de dados pessoal.

23 Perfil Documentalista:

24 Menu Documentos > Novo > Com Indexação

25 Obrigada! Maria Regina Chiquetto chiquema@bireme.ops-oms.org
Sueli Mitiko Yano

26


Carregar ppt "Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google