A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, 2005 4ª Reunião de Coordenação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, 2005 4ª Reunião de Coordenação."— Transcrição da apresentação:

1 Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, 2005 4ª Reunião de Coordenação Regional da BVS

2 Open Archives Initiative Algumas definições (http://www.oaforum.org/tutorial/): Algumas definições (http://www.oaforum.org/tutorial/): –Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade para facilitar a eficiente disseminação de conteúdos. –O termo "archive" no nome Open Archives Initiative reflete a origem da OAI, na comunidade e-prints onde esse termo é geralmente aceito como um sinônimo para repostiórios de papers científicos. A OAI usa o termo archive no seu sentido mais amplo: como um repositório para armazenar informação. –Protocolo para coleta de metadados (OAI-PMH) – Trata-se de um protocolo de comunicação para permitir a coleta de metadados entre dois serviços, portanto o compartilhamento de metados entre dois serviços de informação. –Protocolo é um conjunto de regras de comunicação entre dois sistemas. Exemplos: FTP, HTTP, Z39.50 etc.

3 Open Archives Initiative Algumas definições (http://www.oaforum.org/tutorial/): Algumas definições (http://www.oaforum.org/tutorial/): –Coleta (harvesting) – trata-se de um procedimento de extração de metadados de um conjunto de repositórios distribuídos remotamente e de seu armazenamento consolidado em um banco de dados. –Metadados – esse termo designa um tipo de dado que descreve um determinado objeto. Exemplos: título, autor, editor, resumo etc. –Provedor de Dados (data provider) – Trata-se de um provedor que mantém um ou mais repositórios, que suportam o protocolo OAI-PMH, para expor os seus metadados. –Provedor de Serviços (service provider) – Trata-se de um tipo de provedor que faz a coleta de metadados para compor um serviço de informação com valor agregado. Portanto, o provedor de serviço faz o harvesting dos metadados expostos pelos provedores de dados.

4 Experiência na década de 1990 no Laboratório de Los Alamos; Experiência na década de 1990 no Laboratório de Los Alamos; 2000 – Santa Fé – Criação do OAI – Open Archives Initiative; 2000 – Santa Fé – Criação do OAI – Open Archives Initiative; Surgimento de várias ferramentas de software para construção de repositórios digitais (OJS, E-prints, OCS, Dspace, Fedora, CDSware...) Surgimento de várias ferramentas de software para construção de repositórios digitais (OJS, E-prints, OCS, Dspace, Fedora, CDSware...) Modelo Open Archives

5 Ideais e princípios dos OA Auto publicação Auto publicação Sistema de armazenamento a longo prazo Sistema de armazenamento a longo prazo Política de gestão observando normas de preservação de objetos digital Política de gestão observando normas de preservação de objetos digital Acesso livre, inclusive para coleta e replicação dos metadados Acesso livre, inclusive para coleta e replicação dos metadados Uso de padrões e protocolos com vista a solução de interoperabilidade entre as bibliotecas digitais Uso de padrões e protocolos com vista a solução de interoperabilidade entre as bibliotecas digitais Uso de software open source Uso de software open source

6 Vantagens no uso do modelo OA Maior rapidez na disseminação da literatura científica publicada nesses repositórios Maior rapidez na disseminação da literatura científica publicada nesses repositórios –Acesso livre => Maior Rapidez na disseminação da IC Maior visibilidade dos trabalhos publicados Maior visibilidade dos trabalhos publicados Maior impacto Maior impacto –Acesso livre => Maior Visibilidade => Maior possibilidade de ser citado Maior interoperabilidade com outros repositórios Maior interoperabilidade com outros repositórios –OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol of Metadata Harvesting )

7 Esquema Funcional do OA Provedores de Dados (Data Providers) Coleta via OAI-PMH Provedores de Serviço (Service Providers)

8 Esquema Funcional do AO mais atual Provedores de Dados (Data Providers) Coleta via OAI-PMH Agregador

9 Uma outra faceta do modelo OA

10 Ações empreendidas pelo IBICT Pesquisa e acompanhamento do OAI desde 2000; Pesquisa e acompanhamento do OAI desde 2000; Implantação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Implantação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Customização de ferramentas de software que utilizam o modelo Open Archives (E-prints =Diálogo Científico, Open Journal Systems = SEER, Open Conference System = SOAC, DSPACE); Customização de ferramentas de software que utilizam o modelo Open Archives (E-prints =Diálogo Científico, Open Journal Systems = SEER, Open Conference System = SOAC, DSPACE); Manifesto de Apoio ao Acesso Livre à IC. Manifesto de Apoio ao Acesso Livre à IC.

11 Ranking mundial de Repositórios OA

12 Considerações Finais As ações empreendidas pelo IBICT criaram condições para o cumprimento de sua missão, enquanto organismo de governo responsável pela IC no país; As ações empreendidas pelo IBICT criaram condições para o cumprimento de sua missão, enquanto organismo de governo responsável pela IC no país; Essas condições poderão propiciar um futuro menos dependente das revistas científica comerciais. Essas condições poderão propiciar um futuro menos dependente das revistas científica comerciais. Criação de repositórios institucionais ou temáticos; Criação de repositórios institucionais ou temáticos; O Brasil ocupa o quarto lugar em termos de repositórios AO no mundo; O Brasil ocupa o quarto lugar em termos de repositórios AO no mundo;

13 Obrigado!!! Hélio Kuramoto Coordenador Geral de Projetos Especiais IBICT SAS Quadra 05 Lote 06 Bloco H 70070-914 – Brasília, DF Kuramoto@ibict.br Telefones: 61 3217-6350 61 3217-6360 61 9202-8527


Carregar ppt "Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, 2005 4ª Reunião de Coordenação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google