A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMOSTRA POPULACIONAL NIGEL PANETH.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMOSTRA POPULACIONAL NIGEL PANETH."— Transcrição da apresentação:

1 AMOSTRA POPULACIONAL NIGEL PANETH

2 AMOSTRA POPULACIONAL Tradução da 4ª parte do Curso de Epidemiologia I do Dr. NIGEL PANETH, realizada pela Farmacêutica Bioquímica Maria Rita Barros Justino, pós-graduada em IMUNOPATOLOGIA, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3 INTERESSE CIENTÍFICO COM BASE NA AMOSTRA.
VALIDAÇÃO INTERNA – a extensão até a qual poderemos estar seguros de que os resultados encontrados na nossa amostra estudo são reais e válidos. VALIDAÇÃO EXTERNA - a extensão até a qual poderemos estar seguros de que os resultados encontrados na nossa amostra estudo poderão ser generalizados a outras amostras.

4 ESQUEMAS DE AMOSTRAGENS A SEREM EVITADOS:
AMOSTRA PERIGOSA – entrada de qualquer amostra ou mistura de fontes. AMOSTRA DE VOLUNTÁRIOS – todos que querem participar. AMOSTRA DE CONVENIÊNCIA – amostra mais fácil de obter pelo investigador. AMOSTRAS COM DESVIOS OU ERRADAS – uma amostra constituída de tal forma que as interferências estejam erradas.

5 AMOSTRA SIMPLES OU ESTRATIFICADA (RANDOMIZADA)
Em uma amostra simples aleatória, pode-se selecionar um em cinco homens uma em cinco mulheres. Homens e mulheres têm a mesma oportunidade de serem selecionados. Em uma amostra simples aleatória estratificada, podemos selecionar uma de cinco mulheres e um de dez homens. As mulheres terão duas vezes a oportunidade de serem selecionadas.

6 ESQUEMAS DE AMOSTRAS A USAR  AMOSTRA SISTEMÁTICA - uma amostra simples aleatória, mas ao invés de aleatoriamente selecionar cada individuo, o primeiro é selecionado e, depois todos os outros estarão a uma distancia sistemática do primeiro (ex: cada um dos 10 casos em diante). Potencialmente divididos, use com precaução AMOSTRA AGRUPADA – igual a amostra simples aleatória, mas a unidade de interesse a ser mostrada é ecológica, não individual  AMOSTRA DE DOIS ESTÁGIOS – a amostragem é feita em dois estágios consecutivos. Usualmente, uma amostra agrupada (ex: casas) seguido por uma amostra aleatória simples (indivíduos dentro das casas).

7 O QUE HÁ DE ERRADO? Um segundo e, pequeno grupo de estudo envolvendo mulheres recrutadas.... com a cooperação da DES ACTION, um grupo de ação dos órgãos de defesa do consumidor organizado. Os participantes deste grupo responderam a uma carta enviada à caixa postal da DES ACTION e a representação de classe no campus Berkeley. Cada participante preencheu um questionário e doou uma amostra de sangue. Baseados em respostas às perguntas quanto ao uso de medicamentos, tais como DES por suas mães durante suas gestações, as participantes foram agrupadas daquelas expostas ao DES no útero, daquelas não-expostas e daquelas inseguras, tendo em vista suas posições (status) relacionadas à exposição ao DES Os dois grupos foram também, limitados à inclusão de mulheres brancas entre anos de idade, resultando um grupo de 33 expostas ao DES individualmente e um grupo controle de 21 não expostas.


Carregar ppt "AMOSTRA POPULACIONAL NIGEL PANETH."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google