A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Encontro - 15 O RVA – ARTIGOS: 13 – 14 e 15 Subsídio PPT - 015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Encontro - 15 O RVA – ARTIGOS: 13 – 14 e 15 Subsídio PPT - 015"— Transcrição da apresentação:

1 Encontro - 15 O RVA – ARTIGOS: 13 – 14 e 15 Subsídio PPT - 015
CONFERÊNCIA NACIONAL O RVA – ARTIGOS: 13 – 14 e 15 Subsídio PPT - 015 Encontro - 15

2 13- destinatários privilegiados
1- “Aos Salesianos Cooperadores – afirmava Dom Bosco – é proposta a mesma messe da Congregação de São Francisco de Sales à qual entendem associar-se”.

3 Para isso, no desenvolvimento de seu compromisso apostólico, os Salesianos Cooperadores dão preferencial atenção aos jovens especialmente:

4 aos pobres, abandonados, vítimas de qualquer forma de marginalização;
aos que se encaminham para o mundo do trabalho com suas dificuldades; aos que dão sinais de uma vocação apostólica específica: laical, consagrada, sacerdotal.

5 Dedicam-se, além disso, a promover a Família como realidade fundamental da sociedade e da Igreja, a sustentar e a iluminar evangelicamente as classes populares, a favorecer a atividade missionária nos povos ainda não evangelizados e nas jovens Igrejas.

6 14- Tarefa de Educação cristã
1- O Salesiano Cooperador tem em qualquer parte a preocupação de educar e evangelizar, que Dom Bosco assim resumia: formar “honestos cidadãos e bons cristãos e, um dia, felizes habitantes do céu”, convencido de estar ele próprio sempre a caminho da maior maturidade humana e cristã.

7 14-2- Partilha com os jovens o gosto dos valores autênticos como a verdade, a liberdade, a justiça, o sentido do bem comum e do serviço.

8 14-3- Educa-os ao encontro – na fé e nos Sacramentos – com o Cristo Ressuscitado, para que descubram n’Ele o significado da vida e cresçam como homens novos; Colaboram com eles para que encontrem a forma pela qual são pessoalmente chamados a partilhar na missão da Igreja e na renovação da sociedade.

9 15- Método da bondade No serviço educativo, o Salesiano Cooperador adota o método da bondade que Dom Bosco transmitiu a seus filhos: o “Sistema Preventivo”. Brotado na caridade pastoral, “apóia-se todo ele na razão, na religião e na bondade”:

10 – serve-se da persuasão e não da imposição, e apela sempre para recursos interiores da pessoa, tornando-a progressivamente responsável pelo próprio crescimento;

11 A – acredita na “ação invisível da graça no coração de cada homem” e no valor educativo da experiência de fé; Confiado na força transformadora do amor procura chegar ao coração e fazer-se amar com maturidade e transparência.

12 Partilhando questões

13 Questão 01 A quem deve ser dada a atenção preferencial dos Salesianos Cooperadores?

14 Questão 02 Qual é a maior preocupação do Salesiano Cooperador em sua ação a favor da Juventude?

15 Onde nasce o Sistema Preventivo e em que valores o mesmo se apóia?
Questão 03 Onde nasce o Sistema Preventivo e em que valores o mesmo se apóia?

16 Partilhando respostas

17 Resposta 01 Aos jovens, e, em especial:
aos pobres, abandonados, vítimas de qualquer forma de marginalização; aos que se encaminham para o mundo do trabalho com suas dificuldades; aos que dão sinais de uma vocação apostólica específica: laical, consagrada, sacerdotal.

18 Resposta 02 A principal preocupação do Salesiano Cooperador, em qualquer parte, é a de educar e evangelizar, que Dom Bosco assim resumia: formar “honestos cidadãos e bons cristãos e, um dia, felizes habitantes do céu”.

19 Resposta 03 No serviço educativo, o Salesiano Cooperador adota o método da bondade que Dom Bosco transmitiu a seus filhos: o “Sistema Preventivo”. Brotado na caridade pastoral, “apóia-se todo ele na razão, na religião e na bondade”:

20 “A Juventude é a porção mais delicada e preciosa da sociedade humana”
( Dom Bosco ) É ela, pois, a nossa principal destinatária. Sc Antonio Rodrigues da Silva Pasta da Formação

21 Providências pós Encontro
1 – Recomendar o estudo do RVA, artigos 13, 14 e 15, paginas: 35 a 38. 2 – Comunicar próximo Encontro: A Santidade, Subsídio PPT e texto 016 – T


Carregar ppt "Encontro - 15 O RVA – ARTIGOS: 13 – 14 e 15 Subsídio PPT - 015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google