A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A LUZ E A SOMBRA © antónio de campos, 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A LUZ E A SOMBRA © antónio de campos, 2012."— Transcrição da apresentação:

1 A LUZ E A SOMBRA © antónio de campos, 2012

2 Os efeitos da luz e a sombra são fundamentais na percepção do mundo envolvente. Sem luz o mundo seria invisível aos nossos olhos. A sombra define a presença da luz pela sua oposição. Saber representar a luz e a sombra é vital na representação visual do mundo envolvente.

3 Para compreender como funciona a luz e a sombra , é necessário conhecer os componentes básicos da luz e sombra: Luz – A fonte de iluminação que permite a visão da forma e estabelece todo o conjunto da sombra. Quer numa situação observada, quer numa situação fictícia, é importante identificar ou determinar a localização da luz;

4 Luz – A fonte de iluminação que permite a visão da forma e estabelece todo o conjunto da sombra. Quer numa situação observada, quer numa situação fictícia, é importante identificar ou determinar a localização da luz; Sombra – Em contraponto à luz, existe a sombra. Sabendo a localização da luz, é possível determinar a consequência que é a sombra. Uma forma irá projectar o seu volume sobre outra superfície próxima, causando uma área escura, a sombra;

5 Brilho – No lugar aonde os raios da luz atingem mais diretamente a superfície de uma forma, existirá um brilho. Trata-se de uma zona aonde a luz transforma qualquer superfície na aparência de branco, especialmente uma superfície lisa; Luz reflectida – A luz, em forma de superfícies brancas ou claras, existe não só na trajetória da fonte de luz, mas também refletida de uma superfície para outra.

6

7

8

9

10

11 1/4 1/8

12 Trabalho n.º 1 – Fruta com Luz e Sombra
Faz um desenho de uma ou mais peças de fruta ou vegetal, com indicações de luz e sombra. Na folha de papel, desenha uma margem de 3 centímetros, em esquadria. Escolhe uma boa fonte de luz e colocar a peça ou peças sobre a mesa. Planea uma composição, para representar a peças. No caso de haver só uma peça, ela será repetida pelo menos mais duas vezes no desenho, em posições diferentes. Observa bem a localização das várias componentes da luz e sombra.   Materiais a utilizar: • Papel de desenho em tamanho A4; • Lápis de grafite: HB e 3B; • Borracha; Peças de fruta ou vegetal; • Régua de pelo menos 40 cm.

13 Trabalho n.º 2 – Auto-retrato com Luz e Sombra
   Desenha um auto-retrato frontal. Na folha de papel, desenha uma margem de 5 centímetros, em esquadria. Utiliza a regra básica para a organização básica da face humana, como principio do desenho. Observa bem a localização das várias componentes da luz e sombra. Materiais a utilizar: • Papel de desenho em tamanho A3; • Lápis de grafite: HB e 3B; • Borracha; Espelho; • Régua de pelo menos 40 cm.


Carregar ppt "A LUZ E A SOMBRA © antónio de campos, 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google