A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Braga E,B 2 e 3 de Lamaçães Braga, Braga Ana Marques, Ciências Naturais Bosque do Bom Jesus do Monte 9º ano, 4 alunos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Braga E,B 2 e 3 de Lamaçães Braga, Braga Ana Marques, Ciências Naturais Bosque do Bom Jesus do Monte 9º ano, 4 alunos."— Transcrição da apresentação:

1 Braga E,B 2 e 3 de Lamaçães Braga, Braga Ana Marques, Ciências Naturais Bosque do Bom Jesus do Monte 9º ano, 4 alunos

2 Espécies dominantes: Quercus pyrenaica (carvalho negral), Quercus faginea (carvalho português), Betula (vidoeiros), Laurus nobilis (loureiro), Sambucus nigra L.(sabugueiro), Acacia dealbata (mimosas), Pinus pinaster (pinheiro-bravo). Observamos Garrulus glandarius (gaios), Passer (pardais), Turdus merula (melros), Sciurus vulgaris (esquilos). Identificamos a existência de lixo e urbanizações em alguns locais do bosque, houve um local específico do mesmo que nos foi bastante difícil classificar devido a um incêndio que decorreu naquele local e no entanto já se observava uma proliferação de mimosas.

3 Hoje em dia, vai ganhando cada vez mais importância a perspectiva construtiva acerca de como se processa a aprendizagem na escola. A ideia de que o aluno deve assumir um papel dinâmico, intervindo de forma activa na sua aprendizagem, vai sendo cada vez mais uma atitude constante na nossa prática educativa. Assim, antes da visita de estudo ao bosque os alunos adquiriram conhecimentos gerais sobre a fauna e flora do norte do País; desenvolveram competências de trabalho de grupo; planificaram e executaram trabalhos de forma organizada responsável e criteriosa; adquiriram métodos, regras e hábitos de trabalho científico (rigor de observação e experimentação). Durante a visita os alunos desenvolveram a capacidade de observação e compararam os dados teóricos com a realidade do local. Após a aula de campo propriamente dita, realizaram a síntese, reflexão, consolidação e avaliação, no contexto de sala de aula. Para além de todas as aprendizagens já efectuadas, os alunos desenvolveram competências diversas em vários domínios disciplinares tais como: apresentação dos dados; elaboração de relatórios escritos; ilustração de documentos, e desenvolveram a capacidade de comunicação oral. A divulgação do trabalho começou na apresentação de uma comunicação no II Congresso Internacional Escolar - Recursos Naturais, Sustentabilidade e Humanidade, que decorreu em Braga, nos dias 6 a 8 de Maio, pelos alunos sob o título Uma brisa de frescor e verdura no meio do Bosque no Fórum : A visão da juventude sobre Sustentabilidade e será colocada na página da Escola.


Carregar ppt "Braga E,B 2 e 3 de Lamaçães Braga, Braga Ana Marques, Ciências Naturais Bosque do Bom Jesus do Monte 9º ano, 4 alunos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google