A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Solivários Ana Filipa da Cruz Ferreira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Solivários Ana Filipa da Cruz Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 Solivários Ana Filipa da Cruz Ferreira Instituto de S. Tiago – Cooperativa de Ensino C.R.L. Sobreira Formosa – Castelo Branco 5 + 1 10º ano Biologia e Geologia

2 Nora Solar – O protótipo que pretende modernizar o mundo rural.
Partindo de arames e materiais reciclados criámos o protótipo de um instrumento cuja força motriz era por excelência a força animal e revolucionámo-lo para que trabalhe a energia solar. (Apesar do protótipo já funcionar, o projecto ainda não está terminado) Vídeo 1- Teste, a nora em funcionamento. Clicar sobre a imagem Fig.1- A equipa com o protótipo

3 - Quando recebemos o kit (painel + motor) experimentámos e começámos logo a imaginar que protótipo poderíamos criar. Decidimos fazer uma nora a funcionar a energia solar. - A estrutura da nora foi feita em arame, as estruturas que acompanham a nora foram feitas recorrendo a materiais recicláveis (colheres de plástico e peças de electrodomésticos recolhidos para a escola electrão). - Depois da estrutura da nora estar pronta testámos o painel fotovoltaico, para ver se tinha potência suficiente para colocar em funcionamento a nora. Verificámos que sim, deste modo utilizamos apenas um painel fotovoltaico. Fig. 2- Teste com a estrutura na nora, motor e painel. O motor foi encaixado num conjunto de rodas dentadas.

4 Os alunos decidiram o modelo do protótipo a realizar.
Fontes de informação: Consultaram familiares para saber qual era a estrutura e funcionamento das noras. Fotografaram várias noras. Para a electrificação da nora foi consultado o “Guia Didáctico da Energia Solar”. Os alunos para a realização do projecto utilizaram aulas cedidas pelos professores de diversas disciplinas e horas de tempos livres. O total de horas dispensadas ao projecto, até à data foi de aproximadamente 12 horas. Fig.3 - Início da construção da estrutura da nora. Os alunos estão a dobrar arame e a soldar.

5 Imaginamos que a ideia deste modelo poderia ser utilizada para extrair água de poços com recurso a uma fonte de energia renovável. Com o projecto os alunos contactaram e adquiriram informação sobre modos de utilização e transformação da energia solar. Os conceitos adquiridos relacionam-se com os recursos/fontes de energia renováveis. O projecto Rali Solar, foi integrado no projecto Eco-Escola do Instituto de S. Tiago e será apresentado na Feira De Ciência e Tecnologia de Proença-a-Nova. Fig.4- A nora.


Carregar ppt "Solivários Ana Filipa da Cruz Ferreira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google