A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANDEBOL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANDEBOL."— Transcrição da apresentação:

1 ANDEBOL

2 O QUE É O ANDEBOL? É uma modalidade desportiva colectiva praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por doze jogadores: sete efectivos e cinco suplentes . Ganha a equipa que no fim do tempo regulamentar tiver obtido mais golos. Pode haver empates.

3 OBJECTIVO DO JOGO-PAG.145 OFENSIVAMENTE – INTRODUZIR A BOLA NA BALIZA DA EQUIPA ADVERSÁRIA ; DEFENSIVAMENTE – EVITAR QUE O MESMO ACONTEÇA NA NOSSA BALIZA; RESPEITANDO AS REGRAS DO JOGO.

4 TERRENO DE JOGO-PAG.145 O CAMPO É RECTANGULAR, DE 40X20 METROS;
TEM DUAS BALIZAS DE 3 X 2 METROS.

5 REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150
INICIO DO JOGO O jogo começa com um lançamento de saída, no centro do campo, estando as equipas no respectivo meio-campo.

6 REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150
GOLO É golo quando a bola ultrapassa completamente a linha de baliza entre os postes e por debaixo da trave. Após golo, o jogo recomeça com um lançamento de saída.

7 REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150
COMO SE PODE JOGAR A BOLA? A bola é jogada exclusivamente com as mãos, podendo ser passada, rematada ou conduzida em drible, em qualquer direcção. Com a bola nas mãos, apenas podes realizar 3 passos. Por isso, tens de rematar, passar ou driblar antes de dar o quarto passo.

8 REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150
Para avançar em campo, pode utilizar-se o drible. Ao jogador não é permitido: * Bater a bola com as duas mãos simultaneamente;

9 REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150
* driblar, controlar a bola com uma ou as duas mãos e voltar a driblar;

10 REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150
* Acompanhar a bola com a mão, no momento de drible (transporte);

11 REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150
* Um jogador que está em drible só pode ter a bola em seu poder durante um período máximo de 3 segundos; * A equipa que cometer uma destas infracções às regras do jogo perde o direito à posse de bola, beneficiando a outra de um lançamento livre marcado no local onde ocorreu a violação da regra.

12 REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150
BOLA FORA As linhas que delimitam o campo fazem parte deste: Se a bola saiu pela linha lateral …o jogo recomeça com a reposição da bola no local da sua saída, executada por um elemento da equipa que não tenha sido responsável pela bola fora:

13 REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150
Um ou os dois pés pisando a linha lateral; Os adversários afastados pelo menos 3 metros; Pode marcar-se golo directamente.

14 REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150
Se a bola saiu pela linha de baliza, tocada pelo defensor… …a reposição será efectuada no ponto de encontro da linha lateral de baliza.

15 REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150
Se a bola saiu pela linha de baliza, tocada por um atacante ou pelo guarda-redes… - A bola é reposta em jogo pelo guarda-redes, em qualquer ponto do interior da área de baliza.

16 REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150
CONDUTA PARA COM O ADVERSÁRIO No andebol, um jogador não pode agarrar, puxar, empurrar ou impedir o movimento de um adversário, usando os braços ou as pernas. Sempre que se verificar infracção a esta regra, será assinalado um lançamento livre marcado no local onde ocorreu a falta.

17 REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150

18 REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150
Se a falta for cometida entre as linhas de 6 e 9 metros, a execução de lançamento livre será efectuada imediatamente atrás da linha de 9 metros ; Se a falta for realizada sobre um jogador que se encontra em situação clara de poder marcar golo, assinala-se um livre de 7 metros.

19 REGRAS PRINCIPAIS-PAG.146
GUARDA-REDES E ÁREA DE BALIZA O guarda-redes é o único jogador a quem é permitido permanecer dentro da área de baliza, podendo: - Defender com qualquer parte do corpo, incluindo os pés; - Movimentar-se com a bola na mão sem limitações

20 REGRAS PRINCIPAIS Mas não pode:
Sair da área de baliza ou nela entrar com a bola na mão (lançamento livre e livre de 7 metros, respectivamente); Quando o guarda-redes não tem a bola na mão pode sair e entrar na área de baliza sem qualquer restrição. Fora da área de baliza, é considerado como um jogador de campo.

21 O QUE É PRECISO PARA JOGAR BEM
Para jogares andebol, é indispensável aprender a receber, a passar , a driblar e a rematar. Para receberes a bola em boas condições deves ter os olhos na bola e as mãos com os dedos bem abertos e à frente do corpo. Avança para a bola e agarra-a sempre com as duas mãos, com os polegares na sua parte posterior e sem que as palmas das mãos fiquem em contacto com ela.

22 O QUE É PRECISO PARA JOGAR BEM
Deves amortecer o movimento, flectindo os braços.

23 Principais gestos técnicos – PASSE
Em andebol, sendo este um jogo de equipa o principal tipo de passe é o de ombro.

24 DRIBLE – PAG. 148 Para avançares em campo quando não tens oposição deves utilizar o drible que é o ressaltar sucessivamente a bola no solo.

25 REMATE – PAG. 149 É o gesto técnico que permite marcar golos. Pode ser executado em apoio ou em suspensão.

26 REMATE – PAG. 149 REMATE EM SUSPENSÃO

27 BIBLIOGRAFIA * Calado patrícia, Calado José. Educação Física 5º e 6º anos, Areal Editores, 2ª Reimpressão 2006. * Barata João, Coelho Olímpio. Hoje há Educação Física – 5º/6º, Texto Editora, 2000. Veloso Rui et al. Passa a bola, Educação Física 5º/6º anos, Porto Editora. Batista Paula et al. Em movimento 3º Ciclo do Ensino Básico, Asa Editores. *


Carregar ppt "ANDEBOL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google