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Fluid Museums: visitas guiadas para todos Casos: MNAz e SCP

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Apresentação em tema: "Fluid Museums: visitas guiadas para todos Casos: MNAz e SCP"— Transcrição da apresentação:

1 Fluid Museums: visitas guiadas para todos Casos: MNAz e SCP
ID 142 e ID 143 Fluid Museums: visitas guiadas para todos Casos: MNAz e SCP ID 140 Interpretação Inclusiva da Paisagem Caso: Parque Sensorial da Pia do Urso (CM Batalha) Patrícia Valinho Leiria, 2 de Abril de 2007

2 Agenda ID 142 e 143: Problemas identificados A resposta: Fluid Museums
Caso: Mundo Sporting Caso: Museu Nacional do Azulejo ID 140: Problemas identificados A resposta: miradouro virtual inclusivo Conclusões

3 Problemas Identificados
A) Os museus nacionais não conseguem disponibilizar informação a TODOS os visitantes: os visitantes estrangeiros não têm informação em inglês/outras línguas; os visitantes portugueses não têm acesso a informação contextual sobre todas as obras; os visitantes com necessidades especiais (cegos, surdos e mobilidade reduzida) são excluídos de quase todas as visitas. B) A mobilidade das pessoas com necessidades especiais nestes espaços culturais é praticamente nula.

4 A Resposta: Fluid Museums
Tendo por base os problemas identificados, a YDreams desenvolveu um guia áudio sem fios para exploração destes espaços. O sistema localiza o visitante e acciona conteúdos relacionados com uma peça, sala ou objectos específicos, de acordo com o perfil de utilização. Dispositivos: Leitor de MP3 / PDA Funcionalidades . Descrições áudio em função da localização . Escolher perfil e idioma . Descrições vídeo/áudio para pessoas com necessidades especiais (cegos, surdos, mobilidade reduzida) . Sistema de gestão de conteúdos

5 Fluid Museums: exemplos de casing

6 Fluid Museums: exemplos de casing

7 Fluid Museums: a componente de orientação

8 Caso: Mundo Sporting 10 PDA (Personal Digital Assistant)
A implementar até Junho

9 Caso: Museu Nacional do Azulejo
. 10 PDA (Personal Digital Assistant): - todos os visitantes . 3 Quiosques Multimédia - acesso a pessoas com mobilidade reduzida . Impressora Braille e Máquina Relevo - apoio às actividades dos serviços educativos . A implementar até Junho Exemplo áudio

10 Caso: Museu Nacional do Azulejo

11 Caso: Museu Nacional do Azulejo

12 Caso: Museu Nacional do Azulejo

13 Caso: Museu Nacional do Azulejo

14 ID 140: Problemas Identificados
A) Os cegos e surdos são frequentemente postos de parte no acesso à informação em locais de interpretação; B) Espaços exteriores como o Parque Sensorial da Pia do Urso raramente estão preparados para dar informação a TODOS os visitantes.

15 A Resposta: Miradouro Virtual Inclusivo
Este produto vem revolucionar a exploração e interpretação de paisagens e locais de interesse por TODOS. Permite aceder a informação multimédia, geo-referenciada, sobreposta a uma imagem de vídeo capturada em tempo real. A implementar até Junho. DEMO 3D FUNCIONALIDADES INTERFACE LÍNGUA GESTUAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

16 Conclusões - Trabalhar SEMPRE com uma equipa pluridisciplinar;
- Implementar sistemas integrados, com: . aplicações facilitadoras do acesso à informação . sistemas que apelam aos vários sentidos, criando experiências marcantes . interfaces transparentes, intuitivas e acessíveis; Cooperar com unidades de investigação nacionais e internacionais, na área da acessibilidade; Envolver as associações e entidades públicas das áreas de inclusão em questão.

17 Conclusões É elementar:
- ter excelente capacidade de coordenação/comunicação: equipas multidisciplinares = problemas de comunicação variados - avaliar correctamente os prazos de entrega de hardware quando falamos de tecnologias inovadoras; - Averiguar antecipadamente a capacidade/disponibilidade dos parceiros para o desenvolvimento de cada projecto; Validar todas as etapas de desenvolvimento com todos os intervenientes; Revalidar a informação para que se adeque aos perfis e necessidades de utilização.

18 Questões/Dúvidas? w w w . y d r e a m s . c o m / c u l t u r e
Patrícia Valinho YDreams Education & Culture Alcântara Rio – Rua Fradesso da Silveira, nº8 - Bloco D, 2 A Lisboa, Portugal Tel.: Fax:

19 Interface

20 Língua gestual

21 Áudio Descrição

22 3D Demo

23 Geral Brasil Pinhel Vídeos

24 Funcionalidades Base Extras Funcionalidades
Identificação e acesso a informação dos pontos de interesse Procura por pontos de interesse Selecção de Perfil Galeria de Imagens Mapas Extras Adaptável a pessoas com necessidades especiais (cegos, surdos) Tirar fotografias (possibilidade de enviar via /MMS ou imprimir). Jogos Educativos Vídeos Panorâmicos 360º Simulações em 3D Acesso a webcams remotas Funcionalidades

25 Especificações Hardware Ecrã táctil de Alta-Resolução
PC Multimédia com placa gráfica 3D Camâra de vídeo digital de alta qualidade Características À prova de água 160 X 50 X 52 cm Rotação 360º Garantia: 2 anos Opções Configuráveis Cor da estrutura Conteúdos Interface inclusiva Moedeiro/controlo de tempo de visualização Especificações

26 Pinhel, Portugal. Sep 05 Rio de Janeiro, Brasil. Nov 06 A primeira unidade do Virtual Sightseeing foi instalada no Castelo de Pinhel, no Distrito da Guarda. O Virtual Sightseeing esteve durante 3 meses, no morro do Pão de Açúcar, um dos locais turísticos mais procurados no Brasil. Os visitantes puderam explorar a paisagem envolvente e aceder a informação multimédia sobre pontos como o Cristo Redentor ou a Praia de Copacabana. Casos


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