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RAIMUNDA NONATA DA SILVA ABUQUERQUE A PRÁTICA AVALIATIVA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL NO CONTEXTO GLOBALIZADO São Luis - MA.

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1 RAIMUNDA NONATA DA SILVA ABUQUERQUE A PRÁTICA AVALIATIVA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL NO CONTEXTO GLOBALIZADO São Luis - MA

2 INTRODUÇÃO  Analisar a prática avaliativa como instrumento de inclusão social no contexto globalizado.  Aluno enquanto cidadão torna-se excluído na sociedade competitiva, consequência de um processo avaliativo, classificatório e excludente.  Necessidade e mudança da verdadeira avaliação escolar.

3 BREVE RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL  PERÍODO JESUÍTICO AO DITATORIAL: Processo avaliativo de caráter classificatório e dominador.Processo avaliativo de caráter classificatório e dominador. Período de 1930 a 1964: Alteração da ideologia política, forma de governo e a educação.Período de 1930 a 1964: Alteração da ideologia política, forma de governo e a educação. Educação x Política de Recuperação Econômica.Educação x Política de Recuperação Econômica.

4 AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL  Conceito de avaliação e transformação social segundo o Profº Carlos Luckesi: “ Uma apresentação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho”. (LUCKESI, 1978, p.5) “Dependerá, evidentemente de que cada educador, no recôndito de sua sala de aula, assuma ser um companheiro de jornada de cada aluno;” [...] E a avaliação diagnóstica será, com certeza, um instrumento fundamental para auxiliar cada educando no seu processo de competência e crescimento para autonomia, situação que lhe garantirá sempre relação de reciprocidade” (LUCKESI, 2003, p.43-44).

5 A PRÁTICA AVALIATIVA NO CONTEXTO GLOBALIZADO Mão-de-obra qualificada;  Mão-de-obra qualificada;  Sociedade de poucos incluídos e fortes exclusões;  Saber com mais desenvoltura o domínio da informática;  A formação cidadã voltada para o mundo produtivo (valorização do TER);

6 METODOLOGIA Pesquisa qualitativa na escola pública estadual - Centro Integrado do Rio Anil – CINTRA  Pesquisa qualitativa na escola pública estadual - Centro Integrado do Rio Anil – CINTRA  Entrevistas  Aspectos Analisados

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS A avaliação escolar como instrumento de inclusão social vem sendo sensivelmente aceita pelo seu alvo principal, aluno e professor, e essa aceitação é positiva para o ensino de forma geral, porque vem contribuir de maneira relevante na formação de cidadãos diante de uma sociedade excludente.

8 “O que me surpreende na aplicação de uma educação realmente libertadora é o medo da liberdade”. “O que me surpreende na aplicação de uma educação realmente libertadora é o medo da liberdade”. (Paulo Freire) (Paulo Freire)


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