A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contabilidade Empresarial Prof. Jackson Luis Oshiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contabilidade Empresarial Prof. Jackson Luis Oshiro"— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade Empresarial Prof. Jackson Luis Oshiro joshiro@ibest.com.br

2 Aplicações Financeiras São operações realizadas pelas empresas com o objetivo de gerar recursos financeiros(dinheiro); Normalmente quando existe uma ociosidade no caixa da empresa.

3  1. Aplicações de Liquidez Imediata Essas aplicações correspondem, geralmente, a compras de títulos do governo. Tais títulos têm liquidez imediata porque a empresa pode resgatar o valor aplicado mais os rendimentos no dia em que desejar. Os rendimentos correspondem à inflação ocorrida no período em que o dinheiro permaneceu aplicado, sendo geralmente baseada na variação dos títulos do governo. Podem ser pré ou pós-fixados.

4  Contabilizando BANCO C/ MOV. APLIC.LIQ.IMEDIATA S 10.000,00 11 2 2 10.200,00 40,003 20.200,00 10.040,00 S 10.160,00 RECEITAS FINANCEIRAS IRRF A RECUPERAR 200,0023 40,00

5  2.Fundos de Investimento É a reunião de recursos financeiros para serem aplicados em um conjunto de papéis de mercado formando uma carteira de investimentos com características previamente definidas. Ficando uma Pessoa Jurídica dona dos papéis.

6  3.CDB e RDB Empréstimos para os Bancos; O próprio banco paga o rendimento e juros pelo empréstimo; Não existem taxas administrativas; É tributado o Imposto de Renda; Podem ser pós-fixados ou pré-fixados.

7 Empréstimos Bancários Representam uma operação financeira sem comprovação de aplicações dos recursos, isto é, obtenção de dinheiro sem o compromisso de destinação específica; Podem ser com correção Pré ou Pós- fixada.

8 BANCO C/MOV. BANCO C/EMPREST. VARIAÇÕES MON.PASS. A VENCER S 8.000,00 6.000,0022 11 940,00 3 1 5.000,00 VARIAÇÕES MONETÁRIAS PASSIVAS JUROS PASSIVOS A VENCER JUROS PASSIVOS 3 940,00 1 60,00 44 A empresa Comercial J.T Ltda efetuou empréstimo no valor de $ 6.000 no banco S/A em 25/05, para vencimento em 23/06, O banco cobrou $ 940 de correção monetária e $ 60 de juros, liberando para a empresa a importância de $ 5.000. A empresa emitiu uma nota promissória no valor total da dívida.

9 Operações com Duplicatas Em muitos casos, empresas que trabalham com vendas a prazo, mediante a emissão de duplicatas, realizam o recebimento junto com os bancos.

10  Cobrança Simples de Duplicatas Consiste na remessa de títulos aos bancos, os quais prestam serviços à empresa, cobrando-os dos respectivos devedores. Neste tipo de operação, a empresa transfere a posse dos títulos aos bancos, porém a propriedade continua sendo da empresa. Para remeter os títulos ao banco, a empresa os relaciona através de um borderô, ao qual anexa os respectivos títulos.

11  Caução de Duplicatas Operação de empréstimo que a empresa efetua junto a um banco, na qual o banco exige que a beneficiada entregue-lhe títulos em garantia. O valor dos títulos caucionados é sempre superior ao valor liberado. O banco poderá exigir a emissão de uma nota promissória no valor total do empréstimo. É lavrado um contrato entre a empresa e o banco, onde ficam estabelecidos, pelo menos: 1. o valor do numerário que a empresa terá direito por um determinado período de tempo; 2. o valor de títulos que a empresa oferecerá ao banco, em cobrança caucionada, que, ao mesmo tempo em que representa a garantia da dívida assumida, é o termômetro para liberação do total do empréstimo; 3. o percentual que poderá sacar, o qual fica entre 70% a 80% dos títulos caucionados; 4. os encargos da empresa em relação ao contrato e aos títulos caucionados Neste tipo de operação, a empresa transfere a posse e a propriedade dos títulos ao banco.


Carregar ppt "Contabilidade Empresarial Prof. Jackson Luis Oshiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google