A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREPARAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO OU SACRAMENTO DO CRISMA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREPARAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO OU SACRAMENTO DO CRISMA"— Transcrição da apresentação:

1 PREPARAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO OU SACRAMENTO DO CRISMA

2 Esclarecer-se, conversando
2º Encontro

3 I – O que é ser cristão?

4 O termo “cristão” deriva de Cristo
O termo “cristão” deriva de Cristo. Foi pronunciado pela primeira vez em Antioquia, no ano 43, e significa aquele que segue Cristo. “Seguir Cristo” veio a ser entendido por “praticar”, ou seja, pela prática dominical e sacramental, mas não é só. Aliás, é muito, muito mais… Era a equação: quem pratica tem fé, quem tem fé pratica.

5 A prática tinha mais a ver com acções exteriores do que com a vida… Não se vivia, praticava-se. Hoje, sentem-se justamente os resultados desse agir: há muita gente que não quer saber nada do Cristianismo ou doutra religião e outros tantos que começam a pôr de lado a fé cristã.

6 O que é que poderá dar verdadeira identidade ao cristão?

7 O seguimento de Cristo, que não pode ser uma questão de ‘práticas’ mas, sobretudo, de vida, isto é, a minha vida terá identidade cristã quando vivida à maneira de Jesus Cristo, segundo os seus critérios, preferindo a vontade de Deus à minha. Assim, o meu agir deixa de ser uma obrigação, algo exterior, para ser, antes, uma vida em Cristo. «Com efeito, todos os fiéis cristãos, onde quer que vivam, têm obrigação de manifestar, pelo exemplo da vida e pelo testemunho da palavra, o homem novo de que se revestiram pelo Baptismo» (AG 11).

8 O esforço por apresentar o evangelho na sua autenticidade e uma adesão mais pessoal a Jesus Cristo, ajudando a passar de um Cristianismo sociológico (de práticas), a um Cristianismo vivo, de um Cristianismo de herança, a um Cristianismo de escolha, baseado na decisão e opção pessoais.

9 A questão da identidade tem a ver com a questão da fé cristã
A questão da identidade tem a ver com a questão da fé cristã. Esta tem o seu fundamento em Jesus Cristo… Como chegámos a esta fonte? Quem teve a iniciativa de a transmitir?

10 Foram os apóstolos… São eles, efectivamente, as colunas da tradição da fé cristã, os garantes seguros que nos transmitiram a verdadeira origem da fé, na sua pureza e integridade. A fé cristã vive a memória de Jesus Cristo, transmitida por testemunhas qualificadas, conservada e guardada pela Igreja. Trata-se de uma tradição viva e actual, e não apenas de um acontecimento do passado.

11 II – Sacramentos, um acontecimento

12 Os sacramentos fazem parte da nossa vida como cristãos. De que modo
Os sacramentos fazem parte da nossa vida como cristãos. De que modo? É o que tentaremos dizer, em breves palavras, neste segundo número.

13 Sacramento: o que é? Acontecimento de salvação no qual se efectua um encontro entre Deus e o homem, em Aliança, isto é, em compromisso mútuo, com Jesus Cristo, através do Espírito Santo.

14 As suas duas dimensões:
Visível e invisível (corpórea/material e espiritual) E isto porque o ser humano é psicossomático, isto é, psico (espírito) e soma (carne, matéria). Os sacramentos atingem as duas dimensões…

15 Quantos são? A Igreja diz-nos que são sete, mas até podiam ser mais, pois existem outras realidades onde se dá um verdadeiro acontecimento de encontro e compromisso.


Carregar ppt "PREPARAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO OU SACRAMENTO DO CRISMA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google