A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Enriquecimento ambiental para o grupo da espécie “Lemur catta” residente no “Monte Selvagem - Reserva Animal” Objectivo Estudar a influência de determinados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Enriquecimento ambiental para o grupo da espécie “Lemur catta” residente no “Monte Selvagem - Reserva Animal” Objectivo Estudar a influência de determinados."— Transcrição da apresentação:

1 Enriquecimento ambiental para o grupo da espécie “Lemur catta” residente no “Monte Selvagem - Reserva Animal” Objectivo Estudar a influência de determinados itens de enriquecimento ambiental (EA) no comportamento dos Lémures de Cauda Anelada (Lemur catta), numa tentativa de contribuir para o seu bem-estar e promover aos visitantes a oportunidade de observar animais com um comportamento o mais aproximado possível do natural. Introducão Actualmente, os parques zoológicos tentam afirmar-se como modelos de “conservação integrada” (WAZA, 2005), assumindo quatro funções principais: conservação, educação, investigação e lazer. Neste sentido, o desenvolvimento de instalações inovadoras e a manutenção dos animais em boas condições de bem-estar, expressando um comportamento, o mais aproximado possível do natural, têm um papel fundamental. Para além da sua relevância ética, estes são factores essenciais para determinadas vertentes da actividade destas instituições. Por um lado, são fulcrais no âmbito dos programas de conservação, nomeadamente no que se refere a tentativas de reintrodução, uma vez que são determinantes para a preservação das competências comportamentais dos indivíduos, necessárias para a sua sobrevivência e reprodução no habitat natural (Young, 2003). Por outro lado, promovem a oportunidade de observação de animais saudáveis, com um comportamento próximo do natural, o que permite transmitir mensagens realmente pedagógicas, como a importância da conservação da Natureza. Neste contexto, o aumento da complexidade do ambiente e das oportunidades comportamentais em cativeiro, através da implementação de programas de Enriquecimento Ambiental (EA), é de grande relevância para a actividade dos parques zoológicos contemporâneos.

2 Materiais e métodos O trabalho consistiu na observação e comparação do comportamento dos lémures (8) em diferentes situações. Recolha de dados Os dados foram recolhido em 3 diferentes fases. Observações preliminares Conjunto de observações, que não obedeceram a quaisquer regras relativamente ao momento ou à forma como as informações, foram recolhidas ad libitum, com os objectivos de: Identificação e distinção das características individuais dos animais; Registo, descrição e elaboração de uma lista de comportamentos observados; Categorização dos comportamentos para efeitos de análise posterior dos dados obtidos; Elaboração de grelhas de observação, mais adequadas para o tipo de amostragem pretendida; Projectar a elaboração dos itens de EA. QUAIS OS ITENS! Estudo piloto Observações focais aos oito indivíduos durante 10 minutos cada, com registos instantâneos a cada 10 segundos com os objectivos de: Testar o método de amostragem escolhido; Habituar o observador às condições de observação, evitando incongruências na amostragem sistemática; Testar o efeito e eficácia dos itens de EA; Finalizar a grelha de observação; Testar a marcação dos indivíduos (com tinta de tatuar verde). Foram escolhidos 4 itens de EA: mangueiras com alimento não vivo (fruta), mangueiras com alimento vivo (minhocas), pinhas e troncos com odores. Observações sistemáticas Durante dezasseis dias ocorreram duas sessões por dia (com um período mínimo de 1h20m): uma de manhã outra à tarde, seguindo os métodos da fase anterior. A introdução dos itens de EA ocorreu dia sim, dia não, de acordo com o seguinte esquema: Obteve-se: pontos de amostragem sem EA e pontos de amostragem com EA. Estes últimos foram divididos em quatro partes iguais (1 920 pontos de amostragem), cada uma correspondente a um tipo de EA utilizado.

3 Tratamento de dados Categorização de comportamentos Método geral:
Após o registo e descrição de todos os comportamentos foi necessário categorizá-los segundo o contexto em que se verificavam, de modo a facilitar o tratamento e a análise dos dados. Método geral: Método geral: O método empregue para o tratamento dos resultados comportamentais baseou-se no cálculo da frequência de pontos de amostragem , durante os quais os lémures foram observados a executar determinados comportamentos, As percentagens de tempo correspondem, assim, à proporção de pontos em que a observação em causa ocorreu, relativamente ao total de pontos de amostragem, em cada uma das situações estudadas. Estes dados foram representados em gráficos, de acordo com as questões em estudo, nomeadamente: Comparação do comportamento do grupo sem e com EA; Comparação do comportamento do grupo sem EA e cada um dos quatro tipos de EA; Comparação do comportamento entre as manhãs e as tardes (com e sem EA); Comparação entre os repertórios individuais de comportamentos; Comparação dos comportamentos registados em cada tipo de EA; Comparação da utilização das áreas da instalação em cada uma das situações referidas; Comparação da utilização do mobiliário da instalação em cada uma das situações referidas. O método empregue para o tratamento dos resultados comportamentais baseou-se no cálculo da frequência de pontos de amostragem , durante os quais os lémures foram observados a executar determinados comportamentos, As percentagens de tempo correspondem, assim, à proporção de pontos em que a observação em causa ocorreu, relativamente ao total de pontos de amostragem, em cada uma das situações estudadas. Estes dados foram representados em gráficos, de acordo com as questões em estudo, nomeadamente: Comparação do comportamento do grupo sem e com EA; Comparação do comportamento do grupo sem EA e cada um dos quatro tipos de EA; Comparação do comportamento entre as manhãs e as tardes (com e sem EA); Comparação entre os repertórios individuais de comportamentos; Comparação dos comportamentos registados em cada tipo de EA; Comparação da utilização das áreas da instalação em cada uma das situações referidas; Comparação da utilização do mobiliário da instalação em cada uma das situações referidas. Análise estatística Actualmente, procede-se à análise estatística, com o intuito de verificar se, existiram alterações comportamentais significativas, mediante a introdução do EA.

4 Resultados Liliana Garcia
Embora ainda não existam dados relativos à análise estatística, é possível referir que os resultados preliminares apontam para um aumento dos comportamentos exploratórios e das marcacões na presença do EA. E para uma diminuição de comportamentos de descanso e termorregulação. Assim, tendo em conta os resultados preliminares. já se pondera a introdução de alguns destes itens de EA no programa de maneio dos Lemures de Cauda Anelada, no Monte Selvagem. Após finalizadas todas as etapas deste trabalho, estará a disposição para consulta no site do Monte Selvagem – Reserva Animal. Liliana Garcia Referências bibliograficas WAZA (2005) “Building a Future for Wildlife-The World Zoo and Aquaria Conservation Startegy”. Young, R. J. (2003) Environmental enrichment for captive animals. Blackwell Publishing, (Universities Federation for Animal Welfare, UFAW) Oxford.


Carregar ppt "Enriquecimento ambiental para o grupo da espécie “Lemur catta” residente no “Monte Selvagem - Reserva Animal” Objectivo Estudar a influência de determinados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google