A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fig.1.: Comparação de vários tipos de centrais termoelétricas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fig.1.: Comparação de vários tipos de centrais termoelétricas."— Transcrição da apresentação:

1 Fig.1.: Comparação de vários tipos de centrais termoelétricas.
(2) Central convencional. (3) Reactor PWR (reactor a água pressurizada). (4) Urânio enriquecido a 3,2% em urânio-235. (5) Emissões de óxidos de azoto expressas em “equivalente NO2”). (6) Sem despoeiradores. (7) Resíduos acumulados no fundo da caldeira.

2 Jazidas de combustíveis para muitos anos.
Resíduo mais compacto de todas as fontes. Usinas nucleares não necessitam grandes áreas. Ex:. 500 acres( energia nuclear)-1,900MW acres( vento)-1,000MW. acres (painéis solares) Não consome oxigénio. Fácil de transportar como combustível.

3 Medicina Nuclear Radioisótopos Iodo-131: radiodiagnóstico da tireóide.
Iodo-123: diagnóstico das funções da tireóide. Tecnécio-99: cintilografia de vários orgãos (rim, fígado, cérebro, pulmão, placenta). Cintilografia óssea e diagnóstico de enfarte agudo do miocárdio. Samário-153: avaliar a dor provocada por metástases ósseas. Césio-137 e Cobalto-60: destruir células tumorais, que são mais sensíveis á radiação que os tecidos sãos. Tálio-201: diagnóstico de doenças coronárias e detecção de vários tumores.

4 Tomografia por Emissão de Positrões:
• diagnósticos oncológicos, cardíacos e de processos infecciosos. • avaliação de doenças neuropsiquiátricas (alzheimer, epilepsia e parkinson). Vantagens: alta definição de imagem e possibilidade de acompanhar o metabolismo do orgão examinado. Localização por Radioisótopo de Lesão Oculta na Mama (ROLL): injectar um radioisótopo na véspera da cirurgia e durante esta usar uma sonda detectora de radiação para determinar qual a zona a remover. Positrões: electrão positivo ou partícula beta+

5 Está em desenvolvimento uma vacina que usa a irradiação para causar a esterilização do protozoário Toxoplasma gondii, que é posteriormente injectado no hospedeiro. Como o hospedeiro não consegue reproduzir-se, acaba por morrer. Assim o hospedeiro vai criar anticorpos, podendo ter uma resposta mais eficaz se for infectado por Toxoplasma gondii “normal”. Já foi testado em camundongos com bons resultados. As fontes radioactivas são também usadas pela indústria farmacêutica na esterilização de seringas, luvas cirúrgicas, gaze...

6 Agricultura Radioisótopos e detectores de radiação são usados para:
acompanhar o metabolismo das plantas. estudo do comportamento dos insectos e controlo de pragas. irradiação de alimentos agrícolas (batata, alho, cebola), de modo a conserva-los.


Carregar ppt "Fig.1.: Comparação de vários tipos de centrais termoelétricas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google