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Conferências Novo PRIME Incentivos ao Comércio Balanço e Perspectivas para 2006 Balanço e Avaliação Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo Santarém,

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Apresentação em tema: "Conferências Novo PRIME Incentivos ao Comércio Balanço e Perspectivas para 2006 Balanço e Avaliação Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo Santarém,"— Transcrição da apresentação:

1 Conferências Novo PRIME Incentivos ao Comércio Balanço e Perspectivas para 2006 Balanço e Avaliação Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo Santarém, CNEMA – 17 de Fevereiro de 2006

2 Condicionantes da mudança Alteração dos modelos familiares e culturais Mudança do perfil e diversidade de consumidores Alteração das estruturas de consumo Orçamento-Rendimento versus Orçamento- Comodidade

3

4 Quadro da mudança Novos formatos de comercialização Nova ordenação espacial dos operadores Diferenciação agressiva da oferta Agrupamentos de pontos de venda Utilização das TIC Qualidade, modernidade e profissionalismo

5

6 Desafios e Oportunidades Modernização e Inovação Diferenciação do serviço, da apresentação da venda Cooperação empresarial Incremento do valor económico do comércio Melhoria do espaço envolvente Reinvenção dos valores da proximidade

7 Sector do comércio: um contexto sempre limitado 229 mil empresas em 2003 11.714 projectos candidatos do PRIME –5% do sector –37% do PRIME, que corresponde: 2,2 mil M de investimento (8%) 4.698 projectos apoiados –2% do sector –39% do PRIME, que corresponde: 1,2 mil M de investimento (6% do PRIME) 548 M de incentivo

8 Fonte: Relatório de avaliação intercalar do Prime

9

10

11 Distribuição sub-sectorial SubsectorProjectosInvestimento Retalho não alimentar64%49% Retalho alimentar8%6% Grosso17%32% Automóvel11%13%

12 Distribuição regional SubsectorProjectosInvestimento Norte48%45% Centro23%22% LVT16%15%

13 Fonte: Relatório de avaliação intercalar do Prime

14 Aproveitamento dos meios financeiros disponíveis 90% Oportunidade para desenvolver forças45% Agarrar oportunidades33% Reduzir ou eliminar fraquezas existentes22% Aproveitamento oportunidades e parcerias e apoio técnico 10%

15 Mais –Modernização tecnológica –Aquisição de equipamentos –Actualização de sistemas de informação Menos –Inovação organizacional –Redução de custos –Reorganização de processos –Diferenciação de produtos

16 Desafios para o PRIME Qualidade dos produtos e do serviço Qualificação dos recursos humanos Marcas, marketing e imagem Diferenciação do produto Reforço da capacidade de customização à clientela potencial Cooperação empresarial e institucional Internacionalização integrando a montante empresas comerciais

17 Muito obrigado pela atenção Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo do IAPMEI


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