Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouStefany Flora Alterado mais de 10 anos atrás
1
A Utilização da Propriedade Industrial em Portugal Manuel Mira Godinho ISEG/UTL Apresentação ao Workshop Rede de Facilitadores do Emprendedorismo Lisboa, 19 Janeiro 2005
2
A Utilização da Propriedade Industrial em Portugal (...e por portugueses fora de Portugal) Estrutura 1.Factos Relevantes sobre PI 2.Utilização da PI: Situação e Tendências 3.Convergência em matéria de PI
3
1. Factos Relevantes sobre PI Grupos relevantes de modalidades de PI Patentes Marcas e outros sinais distintivos de comércio Desenhos e modelos industriais Direitos de Autor Nomes de domínio
4
1. Factos Relevantes sobre PI (cont.) Intensificação da utilização «The new gold rush...» The Economist 2000 Acordo TRIPS Para aceder ao sistema de trocas internacionais, obrigatoriedade das nações em desenvolvimento reconhecerem Direitos de PI Economias emergentes Deslocalização da produção manufactureira Que estratégias para a economia mais pobre daseconomias ricas?
6
2. Utilização da PI: Situação e Tendências Patentes nacionais Patentes europeias (EPO) Patentes americanas (USPTO) Marcas Nacionais Marcas Comunitárias (OHIM)
7
Pedidos de patentes nacionais por residentes 1678
12
Dinâmicas de Crescimento no EPO Pedidos 89-99 UE15 5,4%/ano PT 21,8%/ano Concessões 89-99 UE15 8,8%/ano PT 29,2%/ano Pedidos PT/UE15 1989: 1,8 por 10 mil 1999: 7,5 por 10 mil
13
Dinâmicas de Crescimento no USPTO Pedidos 1983-2003 UE15 6,5%/ano PT 9,7%/ano Concessões 89-99 UE15 5,4%/ano PT 4,9%/ano Pedidos PT/UE15 1989: 0,7 por 10 mil 1999: 1,3 por 10 mil
14
Patentes pedidas no USPTO por milhão de habitantes no país de origem
17
Utilização de Marcas Marcas Nacionais Marcas Comunitárias
19
Dinâmicas Marcas Comunitárias 1996-2004 UE15 - 5,6%/ano PT – 15,2%/ano PT/UE15 1996: 61 por 10 mil 2004: 121 por 10 mil
22
3. Convergência em matéria de PI Apenas Patentes e I&D Comparação de tendências
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.