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Congresso da Região de Aveiro
O Porto de Aveiro e a Plataforma Logística 24 de Fevereiro 2011
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Sumário O Sistema Portuário Nacional
Localização, Acessibilidades e Mercados Desenvolvimento Físico do Porto: Actividade Portuária em 2010 Porto de Aveiro: Plataforma logística ao serviço das empresas da Região de Aveiro Estratégia: Missão, Visão, Objectivos e Investimentos em curso
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Sistema Portuário Nacional
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Sistema Portuário Ibérico
Portugal 5 Portos Nacionais Principais 64,5 M toneladas Espanha 28 Autoridades Portuárias 431 M toneladas
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Contributos dos Portos Nacionais no Comércio Internacional
Fonte: IPTM, 2010
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Tráfego (%) por Portos Nacionais – Ano 2010
Fonte: IPTM, 2010
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Tipologia de Carga nos Portos Nacionais
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Localização, Acessibilidades
e Mercados
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Acessos Rodoviários Aveiro - Porto 70 Km Aveiro – Lisboa 250 Km
1 2 3 4 6 5 8 7 10 9 13 18 14 12 11 15 17 19 20 23 21 16 22 24 25 26 27 28 La Coruña Pontevedra Lugo Ourense León Asturias Zamora Salamanca Cáceres Badajoz Huelva Sevilla Cádiz Toledo Madrid Avila Valladolid Segovia Cantabria Palencia Burgos A2 A1 A25 A6 A3 A28 A8 A14 A23 A4 A62 A52 A66 A5 A49 A22 A24 Aveiro - Porto 70 Km Aveiro – Lisboa 250 Km Aveiro – Salamanca 310 Km Aveiro - Madrid 515 Km Aveiro Fonte: Michelin 2008
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Acessos Ferroviários Aveiro Ports with rail link PT Line SP LINE
1 2 3 4 6 5 8 7 10 9 13 18 14 12 11 15 17 19 20 23 21 16 22 24 25 26 27 28 La Coruña Pontevedra Lugo Ourense León Asturias Zamora Salamanca Cáceres Badajoz Huelva Sevilla Cádiz Ciudad Real Córdoba Toledo Madrid Avila Valladolid Segovia Cantabria Palencia Burgos Aveiro Ports with rail link PT Line SP LINE Fonte: Michelin 2008
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Bacia de Manobras do Sector Comercial Norte:
Acessibilidades Marítimas Barra de Aveiro: Cota -12 metros Z.H. Bacia de Manobras do Sector Comercial Norte:
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Foreland: Um Porto com perfil Short Sea Shipping
Hungria Islândia Irlanda Reino Unido Bélgica Holanda Alemanha Austria Rep. Checa Polónia Dinamarca Noruega Suécia Finlândia Estônia Letônia Lituânia Belarus Ucrânia Moldova Romênia Eslóvaquia Eslovénia Croácia Bosnia Herzegovina Sérvia Geórgia Rússia Portugal Espanha França Suiça Itália Macedônia Albânia Grécia Bulgária Turquia Chipre Síria Líbano Iraque Jordânia Arábia Saudita Israel Egipto Líbia Tunísia Argélia Marrocos 75% das mercadorias movimentadas pelo Porto de Aveiro em 2010 têm como origem ou destino um país Europeu. 8 > 15% 3 > 8% 1 > 3% 0 > 1% 0% Principais Portos Fonte: Porto de Aveiro
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Hinterland Fonte: APA, S.A. Aveiro Figueira da Foz Minho – Lima Cávado
Alto Trás-os-Montes Grande Porto Tâmega Douro Entre Douro e Vouga Baixo Vouga Dão-Lafões Beira Interior Norte Serra da Estrela Baixo Mondego Pinhal Interior Norte Cova da Beira Beira Interior Sul Pinhal Interior Sul Pinhal Litoral Médio Tejo Oeste Lezíria do Tejo Alto Alentejo Grande Lisboa Península de Setúbal Alentejo Central Alentejo Litoral Baixo Alentejo Algarve Aveiro Figueira da Foz Fonte: APA, S.A.
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Desenvolvimento Físico do
Porto de Aveiro
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Total Investimento Público e Privado: 243 Milhões de Euros
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Sector Norte Terminal Multiusos
1150 metros de Cais 10 Postos de Acostagem Fundos -12 m (CD) 8 Armazéns 36 ha de Terraplenos Ligação Ferroviária no Terminal
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Sector Norte Terminal Ro-Ro
Cais: 450 m Fundos: -12 m (Z.H.) Área: 13 ha de terraplenos Ligação Ferroviária Possibilidade de Expansão de cais em 1150 m Possibilidade de Expansão dos terraplenos em cerca de 38 ha
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Sector Norte Terminal Granéis Sólidos
750 metros de cais Fundos: -12 m (Z.H.) Capacidade de 2.2 M.T. Silos com capacidade de armazenagem ton. produtos agro-alimentares (SOGRAIN) 19
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Sector Norte Terminal de Graneis Líquidos
-6 Pontes-cais -Fundos: -12 m (Z.H.) -Área para Actividades Logísticas: 35 ha 20
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Terminal Sul – Multiusos
Sector Sul Terminal Sul – Multiusos -400 metros de cais -Fundos: -7 m (Z.H.) -Concessionário: Socarpor, S.A. 21
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Infra Estruturas – Terminais
Principais Mercadorias Madeiras Pasta de Papel Produtos Metalúrgicos Cimento Cereais Wood Pellets 2 Terminais Multiusos (T. Norte e T. Sul) 1 Terminal Granéis Sólidos: Área Agro Alimentar Área Outros Granéis 1 Terminal Granéis Líquidos: Principais Mercadorias: Combustíveis Bio Combustíveis Produtos Químicos 3 Terminais de Pescado Porto de Pesca do Largo Terminal de Pescado (Armazenagem Frigorífica) Porto de Pesca Costeira 1 Terminal Granéis Líquidos: 1 Terminal Granéis Líquidos: 1 Terminal Granéis Líquidos: 1 Terminal Granéis Líquidos: 1 Terminal Granéis Líquidos: 1 Terminal Granéis Líquidos: 1 Terminal Granéis Líquidos: Principais Mercadorias: Combustíveis Bio Combustíveis Produtos Químicos Principais Mercadorias: Combustíveis Bio Combustíveis Produtos Químicos Principais Mercadorias: Combustíveis Bio Combustíveis Produtos Químicos Principais Mercadorias: Combustíveis Bio Combustíveis Produtos Químicos Principais Mercadorias: Combustíveis Bio Combustíveis Produtos Químicos Principais Mercadorias: Combustíveis Bio Combustíveis Produtos Químicos Principais Mercadorias: Combustíveis Bio Combustíveis Produtos Químicos 22
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Actividade Portuária em 2010
- Tráfego Marítimo
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Principais Clientes por Tipo de Carga
Carga Geral Granéis Líquidos Granéis Sólidos Granéis Sólidos Indústria Metalomecânica Ex. Ferpinta;Fapricela Indústria Papel: Ex. ALTRI Portucel/Soporcel Indústria Cimenteira Cires Lusofinsa (Bresfor) CUF Dow BP Prio Energy Sograin – Terminal Agro Alimentar CIMPOR Acembex
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Evolução do Tráfego por Tipo de Carga: 2008-2010
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Tipo de tráfegos no Porto de Aveiro
Ano 2010 3,8 M. de Toneladas Fonte: Administração do Porto de Aveiro, Ano 2010
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Porto de Aveiro: Entradas e Saídas pelas Indústrias da Região de Aveiro
52% do Tráfego do Porto de Aveiro provém das Indústrias da Região de Aveiro
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Porto de Aveiro: Entradas e Saídas da Indústria da Região Centro
82% do Tráfego do Porto de Aveiro provém das Indústrias da Região Centro
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Perfil das Importações - Principais Sectores de Indústria da Região de Aveiro
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Perfil das Exportações - Principais Sectores de Indústria da Região de Aveiro
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Actividade Portuária em 2010
-Tráfego Ferroviário
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Caracterização do Movimento Ferroviário 2010
Ano 2010 (ano de arranque) Toneladas (-) 6000 camiões/ano (-) 24 camiões/dia
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Porto de Aveiro: plataforma logística ao serviço das empresas
da Região de Aveiro
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Infra Estruturas Logísticas
Plataforma Logística – Pólo de Cacia Plataforma Logística Portuária (ZALI) 1 Terminal Granéis Líquidos: 1 Terminal Granéis Líquidos: 1 Terminal Granéis Líquidos: Plataforma Multimodal destinada a: - Operadores Portuários e Logísticos - Industria e actividades logísticas Plataforma Ferroviária – ligação linha do Norte ao Porto de Aveiro
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Layout Ligação Cacia- Porto de Aveiro
Distância: 8.8 Km
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ZALI – Zona de Actividade Logísticas e Industriais (Portugal Logístico)
84 ha
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ZALI – Zona de Actividades Logísticas e Industriais
Plataforma Multimodal Flexibilidade de Soluções em primeira e segunda linha flexíveis Potencial de Serviços de Apoio aos Operadores e Indústria
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Plataforma Logística Portuária – Pólo de Cacia
Plataforma Multimodal com 1 edifício administrativo e 9,8 hectares de área total (3 ha de área de parqueamento) Ligação ferroviária conforme bitola europeia 8.8 Km de distância dos terminais portuários até à plataforma
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Layout no Porto de Aveiro
NB: Terminal de Contentores e Zali serão também infra estruturados
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Vantagens Logísticas Competitivas para a Indústria da Região
Localização Geográfica – Proximidade ao Porto: Reduz custos de transporte Grande capacidade de acostagem (5 Km): Rotatividade dos Navios Grande superfície de terraplenos: Armazenagem/Operações Especiais Bons Acessos: Rodoviário-Ferroviário ao Porto (intermodalidade) Duas Plataformas Logísticas (Interface Linha do Norte) e outra em porto Bons sistemas de segurança e Boas práticas ambientais Possibilidade de expansão dos terminais portuários – Soluções à Medida Imagem de eficácia na prestação de serviços e de tarifas competitivas Relação de Proximidade com clientes Importador/Exportador (Soluções à medida) Sistema de Informação e Comunicação Eficaz: Janela Única Portuária
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De Comunidade Portuária a Cluster Portuário na Região
PORTO
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Estratégia: Missão, Visão, Objectivos E Investimentos em curso
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Missão do Porto de Aveiro
“Facultar o acesso competitivo de mercadorias aos mercados regionais, nacionais e internacionais, promovendo assim o desenvolvimento económico da sua Região” … Servir a Região
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“O Porto de Aveiro será um dos mais
Visão 2015 “O Porto de Aveiro será um dos mais dinâmicos e competitivos portos da Faixa Atlântica da Península Ibérica no transporte de curta e média distância, e possuirá um amplo pólo de desenvolvimento logístico e industrial”
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Próximos Investimentos
Nova Configuração da Barra de Aveiro: Fundos a m– Conclusão: Junho 2013 Projecto e Modelo de Negócio da Plataforma Logística Portuária Conclusão: 2011/2012
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Obrigado pela atenção © APA, S.A. 2008 © APA, S.A. 2011
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