A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"Dúvidas por parte dos Jovens; Definição de papéis na sociedade"

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""Dúvidas por parte dos Jovens; Definição de papéis na sociedade""— Transcrição da apresentação:

1 "Dúvidas por parte dos Jovens; Definição de papéis na sociedade"
Os Jovens no Mundo "Dúvidas por parte dos Jovens; Definição de papéis na sociedade" Ana Rita Castro N.º5 Andreia Mendes N.º11

2 O Papel Social da Mulher e do Homem
Antigamente a mulher dominava a imagem de “Guardiã do Lar”, sendo ela o suporte da família, cozinhando, tratando da casa, cuidando do marido e dos filhos. O Homem, por sua vez, era o que trabalhava fora de casa para sustentar a família, e era quem ditava as regras. Contudo, a revolução industrial, e o fim da 1º Guerra Mundial levou à emancipação da mulher na sociedade, entrando assim no mercado do trabalho, aderindo a novos hábitos prejudiciais à sua saúde, como o tabagismo e as bebidas alcoólicas, passando deste modo a ter uma vida mais sedentária.

3 O Casamento A tradição ainda é o que era?
As tarefas são divididas pelo casal, mas em alguns casos, os costumes não mudaram e a mulher continua a desempenhar o papel de mãe e dona de casa, enquanto o homem traz os lucros do trabalho. E em Portugal? Apesar dos portugueses terem a fama de casamenteiros, a realidade é que existem cada vez mais divórcios hoje em dia. Contudo, o nosso país é o segundo da Europa onde se efectuam mais matrimónios, seguido do Reino Unido.

4 Costumes Matrimoniais a nível mundial
Para um muçulmano, ter mais do que uma mulher é sinal de poder e riqueza. No entanto, a primeira esposa tem regalias no que toca às restantes. A idade e a beleza são factores que determinam a escolha das outras esposas;  As cerimónias islâmicas duram apenas cinco minutos, utilizados para ler três versículos do livro sagrado (Corão);  Muitos casais palestinianos conhecem-se apenas semanas antes da boda!

5 Dúvidas por parte dos Jovens acerca da sexualidade
O que são métodos contraceptivos? São Métodos que possibilitam a realização de relações sexuais sem ocorrer uma gravidez. Estes deverão ser seguros, eficazes e adaptados à idade fértil da mulher. Para além de evitarem gravidezes indesejadas, previnem o contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DST), entre eles o preservativo.

6 Quais os vários tipos de métodos contraceptivos?
DIU (Dispositivo Intra-Uterino) Laqueação de trompas Vasectomia Preservativo Masculino Pílula

7 Preservativo Feminino
Espermicidas Diafragma Adesivo Contraceptivo

8 O início da vida sexual E afinal… o que é ser virgem?
Ser virgem é algo muito pessoal. Para muitas pessoas é nunca ter tido relações sexuais, para outras é o rompimento do Hímen. O Corpo sofre alterações quando se tem a primeira relação sexual? O Corpo não se altera por que se teve relações sexuais. A nível psicológico podemo-nos sentir diferentes, mas a nível físico ficamos iguais. A única diferença é sentirmo-nos mais confiantes e amados.

9 Orientação Sexual O que é a homossexualidade?
Geralmente, quando se ouve a palavra “Homossexualidade” associa-se apenas a homens, mas na realidade engloba o sexo masculino e feminino, logo os homens designam-se de gays e as mulheres de lésbicas. A partir do ano de 1970, começou a surgir uma perspectiva positiva em relação à homossexualidade, e em 1973, o tabu foi quebrado através de estudos e provas que revelaram que esta orientação sexual não era nenhuma doença mental, antes pelo contrário.

10 Qual a diferença entre homossexuais, bissexuais e transgéneros?
A maioria das pessoas pensa que existe uma grande diferença entre homossexualidade e heterosexualidade. Segundo estudos recentes, a grande diferença encontra-se entre homens e mulheres do que em homossexuais e heterossexuais. O transgenderismo é a ruptura com os papéis de género tradicionais. Na nossa sociedade existem dois papéis sociais “clássicos”: o de homem e o de mulher. As pessoas cujo comportamento é diferente daquilo que se espera, são transgéneros.

11 A afirmação do homossexual na sociedade
Ao afirmar-se como homossexual perante os seus pais, o indivíduo não deve ter medo de que os sentimentos dos seus pais mudem em relação à sua orientação sexual. Muitos pais pensam que os filhos se tornam homossexuais por influência dos media, e que não têm maturidade suficiente para saber o que realmente querem. Alguns pais “obrigam” os filhos a consultar um psiquiatra para o aconselhar. Depois de algumas consultas, os pais são confrontados pelo especialista ao saber que não se trata de nenhuma moda, mas sim da verdadeira orientação sexual do filho.

12 A maior parte das pessoas que são homossexuais, vêm-se obrigadas a lidar com a sexualidade como se fosse um problema e procuram a sua causa, tentando resolver a sua situação. O filho homossexual pode ajudar os seus pais de várias maneiras: dizer-lhes que a culpa não é deles, é o primeiro passo. Dizer-lhes que existem muitas teorias, mas que não se conhece as causas da homossexualidade. Á medida que o trauma emocional é ultrapassado, os pais começam a lidar com o assunto de uma forma mais racional. Ler sobre o assunto em questão, e falar com os outros pais podem encorajá-los numa atitude de maior apoio. A sua orientação religiosa irá ter também uma grande influência nestas decisões.

13 Alguns pais não querem mudar a sexualidade do filho, querem apenas vê-lo feliz e mudar a sociedade homofóbica em que vivemos, para que o seu filho possa viver sem ser rejeitado e sem ter medo. Fim!


Carregar ppt ""Dúvidas por parte dos Jovens; Definição de papéis na sociedade""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google