A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Musica e Tecnologias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Musica e Tecnologias."— Transcrição da apresentação:

1 Musica e Tecnologias

2 Velocidade de propagação do som/material Velocidade do som (m/s)
A colocação de um corpo em vibração provoca oscilações, que se propagam sob a forma de ondas sonoras. Velocidade de propagação do som/material Meio Velocidade do som (m/s) Temperatura (ºC) Ar 331 340 20 Água 1430 1527 Ferro 5130

3 Alguns conceitos A reflexão do som é um fenómeno muito complexo. O eco e a ressonância são dois casos particulares. Eco – Ocorre quando existe reflexão em objectos de grandes dimensões e que se encontram a uma distância da fonte sonora superior a 17 metros. Ouve-se a repetição do som original de forma clara. Ressonância – Ocorre quando a distância que separa a fonte sonora do obstáculo em que se dá a reflexão da onda é inferior a 17 metros. Neste caso o som reflectido mistura-se com o som inicial, reforçando-o ou tornando-o menos claro.

4 Decibel (dB) – É a medida através da qual se exprime a intensidade do som, que é determinada pela amplitude da onda sonora. Som de: dB Tiquetaque de um relógio 20 Conversação normal 50 Aspirador 80 Perfuradora pneumática 100 Discoteca 120 Buzina de um automóvel 130 Lançamento de um foguete espacial a 100 metros 200

5 Evolução das tecnologias musicais
A par da evolução dos instrumentos e com a necessidade de fazer registos áudio das interpretações musicais e não só, foram surgindo vários aparelhos que tinham como função gravar e reproduzir o som.

6 O fonógrafo Thomas Edison (1847 – 1931) deu o primeiro grande passo para a gravação do som, inventando o fonógrafo. Com este aparelho passou a ser possível gravar o som num tambor cilíndrico coberto de folha de estanho, cuja capacidade era de cerca de um minuto de som.

7 Microfone O uso da electricidade na gravação do som ocorre por volta de 1920, altura em que este processo sofre grandes alterações. O som passa a ser captado por um microfone, que transforma as ondas sonoras em sinais eléctricos, permitindo assim a sua ampliação, através de um amplificador.

8 Gira-discos O gira-discos foi uma novidade no campo reprodutor áudio. Este aparelho eléctrico dotado de um prato giratório, que server para reproduzir sons gravados em disco através de uma agulha. Surgem então, discos de longa gravação, conhecidos também por LP, com uma gravação de 30 minutos de cada lado e 30 centímetros de diâmetro. Mais tarde, aparece um novo formato, o Single com 17 centímetros de diâmetro e tinha uma gravação de 7 minutos.

9 Discos compactos Com o aparecimento destes discos, os disco como o LP e o Single têm vindo a cair em desuso devido ao facto do CD ter melhor qualidade, durabilidade e capacidade de gravação. Ao contrário dos outros discos, a leitura destes é feita através de um laser, como tal não há contacto directo. O desgaste é muito menor.


Carregar ppt "Musica e Tecnologias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google