A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia de Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Software
Conceitos anteriores Métodos: é um processo para a construção de Software. Metodologias: é um conjunto de métodos. Baseado em algoritmos, ferramentas, técnicas. CASE – Computer Aided Software Engineering. Objectivos: qualidade e aumento da produtividade.

2 Engenharia de Software
CASE Suportam um conjunto de ferramentas e métodos que automatizam todas as fases do ciclo de vida. Características: Interfaces gráficas, ajudam a elaborar o relatório onde constam as especificações do sistema, dicionário de dados, ferramentas de verificação, geradores de código, geradores de documentação para o utilizador final.

3 Engenharia de Software
CASE – Vantagens – Validações automáticas. Facilita a manutenção. Aumento da produtividade na fase de desenvolvimento. Reutilização.

4 Engenharia de Software
Produção de Sw Problemas . Soluções Conceito de Engenharia de Sw Processo, Métodos e Ferramentas.

5 Engenharia de Software
Produção de Sw. Problemas : Requisitos do cliente. Calendarização. Trabalho em equipa. Documentação. Manutenção. Reutilização. Portabilidade, fiabilidade e qualidade.

6 Engenharia de Software
Conceito. É uma aproximação que define métodos e procedimentos para o desenvolvimento de Sw. É o estabelecimento e a utilização de princípios de engenharia com o objectivo de obter sw económico, fiável e que funcione eficientemente em máquinas reais.

7 Engenharia de Software
Objectivos. Actualização e correcção de erros. Fazer as “coisas” correctamente. Gerir a complexidade. Aumento da compreensão. Aumento da qualidade. Clientes satisfeitos.

8 Engenharia de Software
Ciclo de vida do Software. Definição de uma sequência de tarefas necessárias para desenvolver, usar e manter os sistemas de software. Fases: análise, desenho, codificação, teste e manutenção.

9 Engenharia de Software
Ciclo de vida do Software – Fases Análise: Modelação do domínio do problema. Desenho: Modelo do sistema que determina como deve ser implementado o que foi definido na fase de análise. Implementação: processo de tradução do modelo do desenho, em programas. Teste: demonstrar que os programas cumprem os requisitos do cliente. Manutenção: Correctiva, adaptativa e preventiva.

10 Engenharia de Software
Actividades Obtenção de Requisitos. Análise. Desenho Arquitectural. Desenho Detalhado. Código. Integração no sistema. Verificação (fiabilidade) e Validação (requisitos) Manutenção (Correctiva e Adaptativa)

11 Engenharia de Software
Modelos (estratégia de desenvolvimento): 1- Queda de Água/Cascata (Warefall) 2- Protótipo 3- Espiral 4- Método formal

12 Engenharia de Software
1- Queda de Água (Warefall) Análise Desenho Implementação Teste Manutenção

13 Engenharia de Software
1- Queda de Água (Warefall) Processo: Uma fase só começa quando a anterior estiver concluída. Desvantagens: dificuldade em detectar erros. Aumento do tempo utilizado na fase de testes. É excessivamente calendarizado. Dificuldade em capturar todos os requisitos de uma só vez.

14 Engenharia de Software
2- Protótipo Requisitos Protótipo refinação Utilizador Não Sim OK

15 Engenharia de Software
Características: O protótipo é a representação do sistema final. É apresentado o produto ao utilizador final/cliente. Processo baseado no utilizador final/cliente.

16 Engenharia de Software
3- Espiral Planeamento Comunicação Análise de Risco Engenharia Avaliação do Cliente Construção e Entrega

17 Engenharia de Software
3- Espiral Introduzir modificações e propagar os efeitos para as fases seguintes. Determinar objectivos, alternativas e restrições. Identificar riscos. Desenvolver e verificar. Planear as fases seguintes.

18 Engenharia de Software
3- Espiral Vantagem: a calendarização e os custos dependem do cliente. Desvantagem: necessidade de uma boa gestão de riscos.

19 Engenharia de Software
4- Formal Baseado na especificação matemática do software. Notação rigorosa e demonstrável Desvantagens: necessidade de muito treino, dificuldades com o cliente/utilizador final, tempo consumido.


Carregar ppt "Engenharia de Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google