A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objectivo Identificar o Modelo da Abordagem Sistémica da Instrução - ASI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objectivo Identificar o Modelo da Abordagem Sistémica da Instrução - ASI."— Transcrição da apresentação:

1 Objectivo Identificar o Modelo da Abordagem Sistémica da Instrução - ASI

2 Método lógico de resolução de problemas
Abordagem Sistémica Método lógico de resolução de problemas Causa Problema Solução

3 Método lógico de resolução de problemas
Abordagem Sistémica Método lógico de resolução de problemas FASES Análise da performance Análise das causas Identificação das soluções 1

4 Método lógico de resolução de problemas
Abordagem Sistémica Método lógico de resolução de problemas ANÁLISE DA PERFORMANCE Identificação do nível de performance exigido. Identificação do nível de performance actual. Identificação das discrepâncias. 1

5 Método lógico de resolução de problemas
Abordagem Sistémica Método lógico de resolução de problemas ANÁLISE DAS CAUSAS Identificar as causas prováveis. Testar a causa identificada. Se as causas se relacionarem com Falta de Conhecimentos, Falta de Perícia ou Falta de Atitude... SÃO EQUACIONADAS FALHAS NA INSTRUÇÃO ! 1

6 “ASI” Método lógico de resolução de problemas Abordagem Sistémica
IDENTIFICAÇÃO DAS SOLUÇÕES Gerar possibilidades de soluções. Avaliar as soluções. Seleccionar a melhor e propô-la. Fazer recomendações incisivas. Se a solução for FORMAÇÃO, inicia-se a ASF. Se a solução for do âmbito da Instrução... “ASI” 1

7 Modelo ASI Concepção Implementação Avaliação

8 Selecção das tarefas para Formação
Modelo ASI-Análise Análise Selecção e análise de tarefas A finalidade principal da Análise de Trabalho consiste na determinação do conteúdo e contexto de cada cargo. Análise de trabalho Selecção das tarefas para Formação

9 Modelo ASI-Análise Análise Selecção das tarefas
Selecção e análise de tarefas Selecção das tarefas Padrões de desempenho Operacional Nível de supervisão requerido Grau de sobreposição com outras tarefas Tipos de ajudas necessárias Acidentes potenciais Identificação de material e equipamento Valor crítico da tarefa Consequências de execução inadequada Análise de trabalho

10 Definição dos Objectivos de Formação
Modelo ASI - Concepção Definição dos objectivos Concepção Determinação dos conteúdos Selecção dos métodos e meios Definição dos Objectivos de Formação Afirmações expressas em termos de comportamento humano, que especificam com precisão aquilo que um formando terá de demonstrar ser capaz de executar.

11 Modelo ASI - Concepção Concepção
Definição dos objectivos Determinação dos conteúdos Selecção dos métodos e meios Componentes dos Objectivos de Formação Acção: Aquilo que o formando terá de ser capaz de realizar Condições: As condições sob as quais decorrerá a acção Padrões: Os níveis a atingir na realização da acção

12 Determinação dos Conteúdos
Modelo ASI - Concepção Definição dos objectivos Concepção Determinação dos conteúdos Selecção dos métodos e meios Formador debita matéria, Método Expositivo ou Formador facilitador-Métodos activos Determinação dos Conteúdos Processo de definição das matérias a ensinar na acção de formação. Estas matérias poderão ser ensinadas ou postas à disposição dos formandos para aprendizagem.

13 Selecção dos Instrumentos de Avaliação
Modelo ASI - Concepção Definição dos objectivos Concepção Selecção dos Métodos e dos Meios (Recursos Técnicos Pedagógicos) Escolha dos melhores e mais adequados para cada Objectivo Determinação dos conteúdos Selecção dos métodos e meios Selecção dos Instrumentos de Avaliação Escolha dos melhores e mais adequados, orientados para a avaliação da aprendizagem, para que se estabeleça, em termos de conhecimentos, perícias e atitudes o que o formando deve atingir.

14 Modelo ASI - Implementação
A condução das acções de formação deve ser segundo a sequência dos objectivos de formação estabelecidos em horário previamente planeado Condução dos cursos Implementação

15 Modelo ASI - Avaliação Avaliação
Em que medida num dado curso foram atingidos os objectivos de formação que levaram à sua realização (Validação Interna) Se os objectivos de um curso internamente válido, concorrem realisticamente (na execução do trabalho) para os desempenhos das funções exigidas aos detentores do cargo/cargos (Validação Externa) Modificação e actualização se necessário Avaliação Validação da Formação

16 Modelo ASI - Avaliação Avaliação
Conceito de ciclo dinâmico fechado, nesse caso o Sistema de Formação deve possuir mecanismos que rápida e eficazmente respondam às alterações conjunturais do ambiente, a novos equipamentos, técnicas procedimentos, requisitos operacionais, alterações nos conceitos tácticos e características dos recursos humanos envolvidos. Modificação e actualização se necessário Avaliação Validação da Formação


Carregar ppt "Objectivo Identificar o Modelo da Abordagem Sistémica da Instrução - ASI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google