A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tato http://www.thepurefeedcompany.com/nutrition/feeding-the-performance-horse.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tato http://www.thepurefeedcompany.com/nutrition/feeding-the-performance-horse."— Transcrição da apresentação:

1 Tato

2 Tato Este tipo de sistema é importante pois o contato físico entre os animais ou entre os mesmos e os seres humanos ativam receptores de toque e pressão, o que é importante para a socialização entre os animais e uma forma de ligação com os seres humanos. Os receptores para as sensações de pressão encontram-se espalhados por praticamente todo o organismo, faltando somente nos órgãos internos e nas serosas.

3 Tato Propriedades dos receptores:
A maioria dos receptores possuem um campo receptivo definido. Campo receptivo refere-se à área do corpo servida pelo receptor. Receptores com campos receptivos pequenos são encontrados nas áreas mais sensíveis do corpo animal, como orelha e boca e essas áreas são as mais inervadas. Essa combinação de campo receptivo pequeno e alta inervação permite o animal localizar e distinguir melhor um estímulo. No dorso dos animais a distinção dos estímulos é menor, os receptores tem campos receptivos maiores e a inervação é dispersa. A maioria dos quadrúpedes é incapaz para localizar estímulos no próprio dorso precisando rolar no chão para ativar seus receptores de toque (coceira).

4 Tato Propriedades dos receptores:
2. Outra propriedade entre os receptores sensoriais é que a reposta do receptor está relacionada com a força do estímulo. Para se obter uma ativação do receptor, é preciso que o estímulo tenha intensidade para ultrapassar o limiar do receptor( LEI TUDO OU NADA).

5 Tato Propriedades dos receptores: Adaptação do receptor:
A maioria dos receptores sensoriais respondem com maior vigor aos estímulos que variam ou são introduzidos subitamente. Porém, há uma tendência para a maioria dos receptores diminuírem a sua velocidade de potencial de ação quando um estímulo é persistente. Exemplificando, os receptores externos de pressão adaptam-se com rapidez e permitem que os animais permaneçam confortavelmente em decúbito por muito tempo

6 Tato Receptores Receptores para a sensibilidade de contato: encontram-se logo abaixo da superfície cutânea, com exceção da córnea e conjuntiva ocular e da glande do pênis.

7 Tato Receptores Os estímulos adequados para a sensibilidade de pressão e contato são as deformações mecânicas. Os receptores diferem entre si por seu limiar: Os receptores de contato possuem um limiar baixo. Os receptores de pressão um limiar de estímulo mais elevado.

8 Tato Receptores Pontos de pressão: quando ocorre um estímulo puntiforme da superfície corpórea, podemos notar que nem toda esta superfície é sensível à pressão, mas somente em determinados pontos, que correspondem aos receptores de pressão que se encontram na profundidade.

9 Tato Os valores limiares que levam à percepção da sensação dependem de vários fatores: Quanto mais rápido for o aumento da pressão e quanto mais rápido se processar a deformação, menor é o limiar de estímulo. Quando a intensidade do estímulo for a mesma, o limiar de um estímulo de pequena superfície é menor que um estímulo de grande superfície. A menor pressão a ser exercida para provocar uma sensação varia nas diversas porções orgânicas; a quantidade mínima de energia é de 0,03 erg, aproximadamente.

10 Tato As sensibilidades vibratórias são provocadas por estímulos fracos, muitas vezes repetidos sobre a superfície corpórea. Assim, são detectados insetos que correm sobre a superfície corporal, mas não os insetos que estão em repouso, pois sua massa é muito pequena.

11 Tato A sensibilidade de campos isolados da pele é diferente nas diversas espécies animais. A sensibilidade dos lábios do cavalo que é muito boa, a ponto de evitar que corpos estranhos sejam ingeridos. Já a sensibilidade da língua dos bovinos não é tão desenvolvida, fato pelo qual muitas vezes são ingeridos corpos estranhos. A sensibilidade na parte achatada do focinho do porco também é bem desenvolvida. Nas regiões corporais nas quais se encontram pelos tácteis, o sentido do tato é muito bem desenvolvido devido a presença dos receptores específicos. Nas aves o tato é bem desenvolvido especialmente na pele queratosa (ceroma) do bico.

12 Tato Tipos de Receptores
Cerca de dez tipos de receptores aferentes foram encontrados na pele sem pelos dos mamíferos. A maioria desses receptores estão associados com os folículos pilosos e são sensíveis ao movimento do pelo.

13 Tato

14 Tato Tipos de Receptores
Existem vários tipos de receptores, cada qual com sua função específica: Corpúsculo de Meissner Encapsulado,faz transdução mecanoelétrica (mecanoceptor). É de adaptação rápida, sensível à estímulos vibratórios. Localizam-se na borda da derme com a epiderme.Suas funções são a deteccção de pressão vibratória e tato. Suas fibras são mielínicas.

15 Tato Tipos de Receptores Corpúsculo de Pacini:
Encapsulado,é um mecanoceptor. É de adaptação rápida, e sensível a estímulos vibratórios (estímulos estes mais rápidos quando em comparação com os que o Corpúsculos de Meissner detecta.). Localizam-se na derme profunda. Sua função é a detecção de pressão vibratória. Suas fibras são mielínicas.

16 Tato Tipos de Receptores Corpúsculo de Ruffini
Também é um mecanoceptor encapsulado. É de adaptação lenta,e sensível à indentação da pele (devido ao fato de ser de adaptação lenta, responde ao estímulo de maneira contínua, e não apenas no início e no fim do estímulo,como fazem os de adaptação rápida. Daí sua sensibilidade à estímulos contínuos na pele). Localizam-se na derme profunda. Suas fibras são mielínicas.

17 Tato Tipos de Receptores Disco de Merkel
Também é um mecanoceptor encapsulado. É de adaptação lenta,e sensível à indentação da pele (devido ao fato de ser de adaptação lenta, responde ao estímulo de maneira contínua, e não apenas no início e no fim do estímulo,como fazem os de adaptação rápida. Daí sua sensibilidade à estímulos contínuos na pele). Localizam-se na derme profunda. Suas fibras são mielínicas.

18 Tato Tipos de Receptores Bulbos de Krause:
São pouco conhecidos; sua função é incerta (alguns os consideram como termorreceptores sensíveis ao frio). São encapsulados,e localizam-se nas bordas da epiderme com as mucosas. Suas fibras são mielínicas.

19 Tato Tipos de Receptores Terminais dos folículos pilosos:
Tratam-se de fibras sensoriais mielínicas, que se espiralam em torno da raiz dos pêlos. Podem ser de adaptação rápida ou lenta. Sua função é o tato (através das vibrissas – ”bigodes do focinho”de alguns mamíferos, particularmente importantes em carnívoros e roedores).

20 Tato Tipos de Receptores Terminações nervosas livres:
São pequenas arborizações de algumas fibras mielínicas ou amielínicas finas (não são encapsuladas). Localizam-se em toda a pele e em praticamente todos os tecidos do organismo. Realizam transdução mecanoelétrica, quimioelétrica, termoelétrica. São de adaptação lenta. Veiculam informações de tato grosseiro,dor,sensibilidade à temperatura (calor) e propriocepção.

21 Tato Tipos de Receptores

22 Tato Tipos de Receptores

23 Tato

24 Referências SWENSON, M.J.; REECE, W.O.; Dukes Fisiologia dos Animais Domésticos. 11ª ed. Rio de Janeiro, RJ, Editora: Guanabara Koogan, cap.45.


Carregar ppt "Tato http://www.thepurefeedcompany.com/nutrition/feeding-the-performance-horse."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google