A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Corporativa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Corporativa"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Corporativa
Caminho para o Autodesenvolvimento Marco Aurélio Ferreira Vianna Presidente do Instituto MVC Tel -

2 Universidade Corporativa Mútuo comprometimento
Mandamentos de Ouro Personalização Planejamento e desenvolvimento de cada indivíduo Mútuo comprometimento Jamais cair na limitação do paternalismo unilateral Desenvolver a capacitação empreendedora em seus clientes Responsabilidade social Tecnologia Logística do ensino a distância, propiciado pelo avanço da telemática Homogeneização Conteúdo de homogeneização de conhecimento e inteligência Pluralismo Deve ser um campo aberto a todos os “satélites de negócios” das empresas

3 Universidade Corporativa
Mandamentos de Ouro Unidade de Negócio Uma universidade Corporativa é um centro de resultados Mensuração de Resultados Controle sobre os principais indicadores de resultado da organização Criar a rede interna de conhecimento com ênfase na comunicação permanente das best practices Compartilhamento Investimentos físicos deverão ser criteriosamente analisados em consonância com o porte da empresa e suas necessidades específicas Consciência de Resultados Para atingir a excelência, uma UC jamais poderá se restringir ao modelo “sala de aula-aluno-professor” Heteredoxia

4 Macro – Funções PESQUISAR ANALISAR ORGANIZAR EDUCAR DISPONIBILIZAR
CONHECIMENTO EDUCAR TREINAR DIVULGAR

5 Universidade Corporativa
Objetivos Globais Otimizar o negócio e os resultados econômicos. Atrair, motivar e reter os talentos do grupo, contribuindo para o aumento de sua felicidade pessoal, dentro de um clima organizacional saudável. Capacitar executivos para atuação dentro do conceito de World Class Company. Apoiar os profissionais do grupo na disponibilização do conhecimento para formação de um World Class Company.

6 Universidade Corporativa
Objetivos Globais Integrar as empresas do grupo, maximizando a sinergia das capacitações existentes. Caracterizar como sendo de cada talento, em instância final, a responsabilidade primordial pelo seu desenvolvimento. Criar a mentalidade de que treinamento é trabalho.

7 Universidade Corporativa
Objetivos Globais Conhecer benchmarkings Difundir a idéia de que o capital intelectual será fator de diferenciação no século xxi. Despertar nos talentos humanos a vocação para o aprendizado. Incentivar e estruturar atividades de autodesenvolvimento. Enriquecer os cargos via processos de treinamento e desenvolvimento.

8 Universidade Corporativa
Objetivos Globais Prestar serviços em padrões de custo/qualidade eqüivalentes aos melhores que a média do mercado. Otimizar o momento, duração e o investimento na aprendizagem. Fortalecer a imagem de modernidade da empresa. Favorecer o compartilhamento da visão e valores do grupo. Tornar o grupo orientado para o mercado.

9 Universidade Corporativa
Estratégias - Globais Utilizar como fontes de recursos as receitas provenientes de suas operações (orçamento próprio) Intervir pontualmente para atender às necessidades do cliente. Monitorar através dos indicadores estratégicos de todas as empresa do grupo. Monitorar através dos indicadores de aprendizado e benefícios para a organização.

10 Universidade Corporativa
Estratégias - Globais Utilizar sempre a tecnologia mais avançada, aplicando as melhores técnicas de ensino disponíveis no mundo. Analisar permanentemente as necessidades conjunturais e suas demandas específicas de aprendizado Priorizar as ações de treinamento de acordo com o grau de impacto/necessidade do negócio/empresa.

11 Universidade Corporativa
Estratégias - Globais Estender, dentro de regras definidas, a ação da universidade até seus clientes, fornecedores, comunidade e outros parceiros. Ter nas lideranças parceiros na missão de multiplicar o conhecimento, criando a mentalidade de coaching e mentoring. Maximizar a utilização de parceiros, agregando competências e minimizando a estrutura de custos fixos.

12 Universidade Corporativa
Focos Estratégicos Difundir os valores e a cultura da empresa; Habilitar os líderes a desenvolverem competências críticas; Funcionar como instrumento de reciclagem e atualização; Fazer permear a educação em todos os níveis; Suportar a formação de sucessores da população executiva; Possibilitar a educação e desenvolvimento através da metodologia de estudos de casos; Implementar e reforçar a cultura da Qualidade Total. O foco da Universidade será Gestão e a mesma desenvolverá programas dentro de alguns eixos estratégicos de aprendizagem, procurando principalmente:

13 Universidade Corporativa
Estratégias - Relativas ao Processo Educacional Utilizar exemplos das melhores práticas existentes no grupo, como instrumentos de aprendizagem. Incentivar a realização de atividades coordenadas pelos talentos humanos do grupo. Utilizar métodos andragógicos (educação de adultos). Priorizar atividades focadas na melhoria de resultados estratégicos das empresas.

14 Universidade Corporativa
Estratégias - Relativas ao Processo Educacional Utilizar metodologias de massa crítica (maior número de pessoas em eventos de natureza participativa). Aplicar metodologias vivenciais / experienciais. Aplicar as melhores técnicas de ensino disponíveis no mundo. Equilibrar/balancear tempo investido em educação.

15 Universidade Corporativa
Estratégias - Relativas ao Processo Educacional Fomentar atividades de aprendizado além das fronteiras da universidade. (off university) Utilizar a experiência e os “cases” da empresa nos processos de aprendizagem contínua. Fortalecer a permanente mentalidade de aprendizagem contínua. Utilizar metodologias que otimizem o equilíbrio entre teoria e prática.

16 Criando um Clima para Aprendizado
Ouvir Ser Flexível Estar presente / disponível sempre Ter Humildade Gerar Confiança Ser Empático / Carismático Ter Paciência Trabalhar os fatos Abrir novas Janelas Interessar-se pelo negócio (do outro)

17 O que se espera do profissional de T&D
GERAR RECEITA / BENEFÍCIOS AMPLIAR ESPECTRO DA CLIENTELA MENSURAR O QUE FAZ / VINCULAR AO NEGÓCIO USAR TREINAMENTO COMO FERRAMENTA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PENSAR PRIMEIRO EM RESOLVER PROBLEMAS DEPOIS EM CURSOS / SEMINÁRIOS ETC. SER RESPEITADO PELO CLIENTE (EXTERNO / INTERNO) CONHECER OS NEGÓCIOS (RODÍZIO) SABER DIZER NÃO / ARGUMENTAR EM NUMEROLÊS SER BENCHMARKING NO QUE FAZ

18 Number of Corporate Universities
Critérios para escolher parceiros de uma Universidade Corporativa 10 20 30 40 50 60 70 Prestige Infraestructura Compl.goals Flexibility Responsiveness Track record Proximity Shared vision Number of Corporate Universities

19 Nove Sintomas de Má Administração do Capital Intelectual
Sinais de Advertência Nove Sintomas de Má Administração do Capital Intelectual 1. REPETIÇÃO DE ERROS. 2. RETRABALHO. 3. RELAÇÕES DESGASTADAS COM CLIENTES. 4. BOAS IDÉIAS NÃO SÃO COMPARTILHADAS. 5. SEU DIFERENCIAL É O SÓ PREÇO. 6. DIFICULDADE EM ACOMPANHAR O RITMO DO MERCADO . 7. EXCESSIVA DEPENDÊNCIA DE PESSOAS CHAVES. 8. MOROSIDADE NO LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS. 9. DIFICULDADE DE DEFINIR PREÇOS DOS SERVIÇOS. Revista - Fortune


Carregar ppt "Universidade Corporativa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google